Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O professor de Educação Física, ao adotar a concepção crítico-emancipatória para alcançar a libertação de falsas ilusões, interesses e desejos dos alunos no esporte, deve ter, a princípio, a atitude de ser:
coercitivo, para se contrapor à coerção originada nos meios de comunicação de massa, que é auto-imposta e deve ser combatida.
mediador, para negociar os conflitos entre alunos, auxiliando- os em sua formação integral.
democrático, para eleger com os alunos conteúdos e estratégias de ensino a serem adotados.
facilitador, para estimular o autoconhecimento do aluno e de si próprio.
observador, para identificar o repertório motor de cada aluno e melhor instruí-lo.
A prática de atividade física, na forma de treinamento, para diabéticos do tipo II é indicada por que:
É capaz de aumentar a produção de insulina.
É capaz de diminuir a produção de insulina.
É capaz de aumentar a sensibilidade à insulina.
É capaz de diminuir a sensibilidade à insulina.
A partir do conceito da alteridade que Daólio (1995) toma emprestado da Antropologia e de sua visão de uma humanidade plural, os professores de Educação Física devem ter como princípio:
classificar os movimentos de cada aluno pelo grau de desempenho motor.
sistematizar o conhecimento da modalidade esportiva a partir do conhecimento corporal popular.
reconhecer o repertório motor de cada aluno, para encontrar a melhor técnica corporal de cada um e em cada situação.
estabelecer o melhor padrão corporal para cada aluno, a partir do conhecimento corporal que adquiriram na sua formação acadêmica.
desenvolver as habilidades básicas do movimento esportivo para que os alunos alcancem o gesto motor ideal de cada esporte.
Qual das atividades relacionadas abaixo é mais indicada para idosos, na prevenção à osteoporose:
Caminhada.
Hidroginástica.
Musculação.
Alongamento.
Daólio (1995) denuncia a existência da imposição de técnicas sobre o corpo, o que elimina a possibilidade de valorização de movimentos construídos na cultura dos alunos. Seu principal argumento para essa afirmação é o(a):
excesso de coerções disciplinares da escola que impedem os alunos de se movimentarem livremente.
incapacidade dos professores de Educação Física de criar alternativas para o movimento dos alunos.
obrigatoriedade do ensino dos esportes formais nos programas de Educação Física escolar.
falta de criatividade dos alunos, que têm como modelo apenas os esportes apresentados na mídia televisiva.
tradição do ensino da Educação Física de utilizar as técnicas esportivas como modelo do movimento ideal.
Pressão, dor, aperto ou queimação na parte média do esterno, ombro esquerdo e braço; náuseas; vômito; transpiração. Estes são sintomas típicos do (a):
Hipertensão arterial.
Infarto do miocárdio.
Arritmia cardíaca.
Prolapso de valva mitral.
Assinale a afirmativa ERRADA sobre o ensino da dança, segundo Soares et al. (1992).
A formalidade da técnica se confronta, necessariamente, com o aspecto expressivo para sua execução.
As habilidades corporais, obtidas com o treinamento, são determinantes para aquisição das possibilidades expressivas.
Sensações corporais, o mundo do trabalho e os problemas sociopolíticos atuais são exemplos de temas a serem abordados no conteúdo expressivo.
No desenvolvimento técnico, ritmo, espaço e energia são fundamentos a serem trabalhados.
Devem ser ensinadas apenas as formas expressivas, evitando-se a formalidade da técnica para não eliminar o verdadeiro sentido do movimento.
Segundo Dumazedier, as características que são atribuídas ao lazer, fazem com que ele passe a preencher as funções de:
Descanso, distração e alegria.
Desenvolvimento, socialização e saúde.
Divertimento, saúde e alegria.
Descanso, divertimento e desenvolvimento.
Em uma aula de Educação Física do 2º ciclo do Ensino Fundamental, em que o professor propôs uma série de jogos pré-desportivos, com objetivos de aplicação de movimentos fundamentais, um grupo de alunos mais habilidosos reage negativamente à participação de um outro aluno menos habilidoso em sua equipe. O professor intervém, contextualizando o problema, e solicita sugestões da turma com vistas à participação de todos. Esta situação representa a preocupação do professor com:
Segundo resolução do CONFEF (2.000), na Educação Física há uma dimensão ética integradora de duas dimensões, que define a condição de unicidade e indissociabilidade do conhecimento e habilidades na competência profissional. Estas dimensões são:
Dimensão política e dimensão técnica.
Dimensão tática e dimensão técnica.
Dimensão didática e dimensão biológica.
Dimensão didática e dimensão técnica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...