Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A abordagem da promoção da saúde tem como pressuposto:

  • A.

    Superar a não especificidade da educação física relacionando a sua função ao elemento corpo sem perder sua responsabilidade pedagógica.

  • B.

    Superar a fragilidade da base teórico-científica da educação física.

  • C.

    Ensinar as habilidades motoras

  • D.

    Focalizar a ação teórico-prática da atividade motora no sentido do bem estar do indivíduo em relação às condições ambientais e sociais que o cercam

  • E.

    Integrar o aluno na esfera da cultura corporal de movimento.

Em que abordagem metodológica o professor de Educação Física está fundamentado, ao tratar nas suas aulas a corrida de 5000m do atletismo, objetivando o desenvolvimento da capacidade aeróbica dos alunos?

  • A.

    Abordagem da Aptidão Física/Promoção da Saúde.

  • B.

    Abordagem Crítico-Superadora.

  • C.

    Abordagem Construtivista.

  • D.

    Abordagem Desenvolvimentista.

  • E.

    Abordagem Sociológica.

Alunos de 2ª série estão vivenciando, numa aula de Educação Física, várias atividades de correr e andar, tendo sido problematizados pelo professor a identificarem os sentidos e significados desses movimentos básicos e a reconhecerem a diferença entre esses. Que abordagem metodológica está fundamentando essa aula de Educação Física?

  • A.

    Abordagem Construtivista.

  • B.

    Abordagem da Aptidão Física/Promoção da Saúde

  • C.

    Abordagem Crítico-Superadora

  • D.

    Abordagem Sociológica.

  • E.

    Abordagem Desenvolvimentista.

Em qual abordagem a ginástica é conteúdo do componente curricular da educação física e o que a justifica como conteúdo?

  • A.

    CRÍTICO-SUPERADORA - justifica-se pela construção histórica das manifestações da cultura corporal.

  • B.

    CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA - justifica-se por estimular não só o construtivismo na educação física escolar, mas principalmente pela proposta de Le Bouch, conhecida como psicomotricidade.

  • C.

    SÓCIO-SISTÊMICA - justifica-se pela experimentação da prática de movimentos alinhados com o conhecimento cognitivo e as experiências afetivas advindas dessa prática

  • D.

    DESENVOLVIMENTISTA - justifica-se pela utilização do discurso social com bases nas teorias neomarxista.

  • E.

    PROMOÇÃO DA SAÚDE - justifica-se pela necessidade do bem estar físico, como forma de manter um equilíbrio emocional.

Em que abordagem metodológica para o ensino da Educação Física na escola a Educação Física é entendida como um sistema hierárquico aberto, trabalhando com conceitos de tendências auto-afirmativas e auto-integrativas?

  • A.

    Abordagem Construtivista

  • B.

    Abordagem Desenvolvimentista.

  • C.

    Abordagem Sociológica

  • D.

    Abordagem da Aptidão Física/Promoção da Saúde.

  • E.

    Abordagem Crítico-Superadora.

Em relação à ginástica que deve ser praticada na escola, analise as afirmativas abaixo:

I - Necessita de espaços e aparelhos específicos, masculinos e femininos para sua prática.

II - Prioriza as seqüências de movimentos obrigatórios, destacando os mais habilidosos.

III - Estimula a co-participação de todos, destacando a possibilidade da criação de movimentos.

IV - Utiliza-se de espaços alternativos, estimulando a criação de séries livres independente do sexo.

São características da ginástica que deve ser praticada na escola

  • A.

    Apenas as afirmativas I e III.

  • B.

    As afirmativas I, II, III e IV.

  • C.

    Apenas as afirmativas II e IV.

  • D.

    Apenas as afirmativas III e IV.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e II.

O que legitima a ginástica nos programas de educação física, segundo a abordagem crítico superadora?

  • A.

    A necessidade de uma aptidão física necessária a uma formação atlética, para obtenção de uma vida saudável e ativa.

  • B.

    As exercitações tradicionalmente desenvolvidas por atletas em diversos níveis, observando os aspectos sócio-culturais.

  • C.

    As exercitações vindas do saltar, rolar, girar, correr, andar, balançar, embalar, trepar e os movimentos esportivos

  • D.

    A tradição histórica, seus significados culturais e a confrontação com as práticas contemporâneas.

  • E.

    As exercitações realizadas hoje, nas várias intervenções da ginástica e pela estruturação advinda do método calistênico.

Formas de ginástica que impliquem as próprias possibilidades de saltar, equilibrar, balançar e girar em situações de desafio no ambiente natural, na escola, em praças e outros ambientes e com utilização de materiais formais e alternativos. Estas formas se encontram como característica de qual ciclo de escolarização segundo o Coletivo de Autores?

  • A.

    Primeiro Ciclo.

  • B.

    Segundo Ciclo

  • C.

    Terceiro Ciclo.

  • D.

    Quarto Ciclo.

  • E.

    Não se refere a nenhum ciclo

Nas aulas de educação física o esporte é muito utilizado como conteúdo. O ritmo de aprendizagem é normalmente estabelecido pelo nível dos alunos que já possuem competências relacionadas à prática do esporte. Sobre este procedimento, em relação às aulas de educação física, é correto afirmar.

  • A.

    Os alunos que não possuem o mesmo nível de competências para a prática do esporte, sentem-se desafiados e buscam incessantemente esta competência, na intenção de se nivelar aos demais.

  • B.

    É um fator inibidor da participação levando muitas vezes à exclusão dos menos competentes.

  • C.

    É um fator determinante para que os alunos se encaminhem ao esporte escolar, através da participação em processos de aprendizagem e treinamento nas escolinhas esportivas

  • D.

    Não traz qualquer conseqüência a turma, pois os alunos já possuem um controle emocional estimulado pela mídia em saber que o esporte e feito para poucos, habilidosos e privilegiados fisicamente

  • E.

    Todas as alternativas são verdadeiras em relação à utilização do esporte nas aulas de educação física.

O 1° ciclo de ensino, segundo o Coletivo de Autores, corresponde:

  • A.

    ao aprofundamento da sistematização do conhecimento, lida com a prática não sistematizada do esporte.

  • B.

    à organização do conhecimento através da identificação dos dados da realidade, estabelecendo generalidades acerca das diversas formas da dança institucionalizada.

  • C.

    à ampliação do conhecimento adquirido anteriormente, em relação aos fundamentos das manifestações da cultura corporal.

  • D.

    à identificação dos dados da realidade, onde ocorre um salto qualitativo na regularidade dos objetos.

  • E.

    à prática dos fundamentos, suas técnicas e táticas elementares do esporte e suas formas lúdicas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...