Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A abordagem da promoção da saúde tem como pressuposto:
Superar a não especificidade da educação física relacionando a sua função ao elemento corpo sem perder sua responsabilidade pedagógica.
Superar a fragilidade da base teórico-científica da educação física.
Ensinar as habilidades motoras
Focalizar a ação teórico-prática da atividade motora no sentido do bem estar do indivíduo em relação às condições ambientais e sociais que o cercam
Integrar o aluno na esfera da cultura corporal de movimento.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em que abordagem metodológica o professor de Educação Física está fundamentado, ao tratar nas suas aulas a corrida de 5000m do atletismo, objetivando o desenvolvimento da capacidade aeróbica dos alunos?
Abordagem da Aptidão Física/Promoção da Saúde.
Abordagem Crítico-Superadora.
Abordagem Construtivista.
Abordagem Desenvolvimentista.
Abordagem Sociológica.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Alunos de 2ª série estão vivenciando, numa aula de Educação Física, várias atividades de correr e andar, tendo sido problematizados pelo professor a identificarem os sentidos e significados desses movimentos básicos e a reconhecerem a diferença entre esses. Que abordagem metodológica está fundamentando essa aula de Educação Física?
Abordagem Construtivista.
Abordagem da Aptidão Física/Promoção da Saúde
Abordagem Crítico-Superadora
Abordagem Sociológica.
Abordagem Desenvolvimentista.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em qual abordagem a ginástica é conteúdo do componente curricular da educação física e o que a justifica como conteúdo?
CRÍTICO-SUPERADORA - justifica-se pela construção histórica das manifestações da cultura corporal.
CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA - justifica-se por estimular não só o construtivismo na educação física escolar, mas principalmente pela proposta de Le Bouch, conhecida como psicomotricidade.
SÓCIO-SISTÊMICA - justifica-se pela experimentação da prática de movimentos alinhados com o conhecimento cognitivo e as experiências afetivas advindas dessa prática
DESENVOLVIMENTISTA - justifica-se pela utilização do discurso social com bases nas teorias neomarxista.
PROMOÇÃO DA SAÚDE - justifica-se pela necessidade do bem estar físico, como forma de manter um equilíbrio emocional.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em que abordagem metodológica para o ensino da Educação Física na escola a Educação Física é entendida como um sistema hierárquico aberto, trabalhando com conceitos de tendências auto-afirmativas e auto-integrativas?
Abordagem Construtivista
Abordagem Desenvolvimentista.
Abordagem Sociológica
Abordagem da Aptidão Física/Promoção da Saúde.
Abordagem Crítico-Superadora.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à ginástica que deve ser praticada na escola, analise as afirmativas abaixo:
I - Necessita de espaços e aparelhos específicos, masculinos e femininos para sua prática.
II - Prioriza as seqüências de movimentos obrigatórios, destacando os mais habilidosos.
III - Estimula a co-participação de todos, destacando a possibilidade da criação de movimentos.
IV - Utiliza-se de espaços alternativos, estimulando a criação de séries livres independente do sexo.
São características da ginástica que deve ser praticada na escola
Apenas as afirmativas I e III.
As afirmativas I, II, III e IV.
Apenas as afirmativas II e IV.
Apenas as afirmativas III e IV.
Apenas as afirmativas I e II.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O que legitima a ginástica nos programas de educação física, segundo a abordagem crítico superadora?
A necessidade de uma aptidão física necessária a uma formação atlética, para obtenção de uma vida saudável e ativa.
As exercitações tradicionalmente desenvolvidas por atletas em diversos níveis, observando os aspectos sócio-culturais.
As exercitações vindas do saltar, rolar, girar, correr, andar, balançar, embalar, trepar e os movimentos esportivos
A tradição histórica, seus significados culturais e a confrontação com as práticas contemporâneas.
As exercitações realizadas hoje, nas várias intervenções da ginástica e pela estruturação advinda do método calistênico.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Formas de ginástica que impliquem as próprias possibilidades de saltar, equilibrar, balançar e girar em situações de desafio no ambiente natural, na escola, em praças e outros ambientes e com utilização de materiais formais e alternativos. Estas formas se encontram como característica de qual ciclo de escolarização segundo o Coletivo de Autores?
Primeiro Ciclo.
Segundo Ciclo
Terceiro Ciclo.
Quarto Ciclo.
Não se refere a nenhum ciclo
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nas aulas de educação física o esporte é muito utilizado como conteúdo. O ritmo de aprendizagem é normalmente estabelecido pelo nível dos alunos que já possuem competências relacionadas à prática do esporte. Sobre este procedimento, em relação às aulas de educação física, é correto afirmar.
Os alunos que não possuem o mesmo nível de competências para a prática do esporte, sentem-se desafiados e buscam incessantemente esta competência, na intenção de se nivelar aos demais.
É um fator inibidor da participação levando muitas vezes à exclusão dos menos competentes.
É um fator determinante para que os alunos se encaminhem ao esporte escolar, através da participação em processos de aprendizagem e treinamento nas escolinhas esportivas
Não traz qualquer conseqüência a turma, pois os alunos já possuem um controle emocional estimulado pela mídia em saber que o esporte e feito para poucos, habilidosos e privilegiados fisicamente
Todas as alternativas são verdadeiras em relação à utilização do esporte nas aulas de educação física.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O 1° ciclo de ensino, segundo o Coletivo de Autores, corresponde:
ao aprofundamento da sistematização do conhecimento, lida com a prática não sistematizada do esporte.
à organização do conhecimento através da identificação dos dados da realidade, estabelecendo generalidades acerca das diversas formas da dança institucionalizada.
à ampliação do conhecimento adquirido anteriormente, em relação aos fundamentos das manifestações da cultura corporal.
à identificação dos dados da realidade, onde ocorre um salto qualitativo na regularidade dos objetos.
à prática dos fundamentos, suas técnicas e táticas elementares do esporte e suas formas lúdicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...