Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia as afirmativas a seguir:


I. No nado do tipo crawl, o nadador deve manter o corpo curvado, evitando ao máximo movimentar as pernas ou os braços. Nesse estilo, os braços do nadador devem manter-se em posição curvada, como um "S" alongado. Durante o tempo todo, o nadador se mantém com a barriga para cima. Depois de ter mergulhado, o nadador necessita seguir todos os passos para realizar o nado crawl corretamente.

II. A natação é um esporte que pode ser praticado apenas por indivíduos com idade inferior a 18 anos, não sendo possível a sua prática por pessoas com deficiência motora. Essa modalidade esportiva pode ser realizada em diferentes estilos com fins competitivos, pedagógicos e recreativos. No contexto escolar, por exemplo, esse esporte favorece a melhoria do condicionamento físico, pois proporciona a baixa da pressão sanguínea diastólica, enfraquecendo os vasos sanguíneos.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. A diversidade cultural que caracteriza o Brasil tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais inserem a dança na área de educação física, no bloco das atividades rítmicas e expressivas, considerando-a uma manifestação da cultura corporal, que tem como característica as intenções de comunicação e de expressão, por meio de gestos e estímulos sonoros.

II. No basquetebol, o objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. Nesse esporte, a equipe que marca o menor número de pontos ao final do tempo de jogo será a vencedora, devendo todos os membros do time respeitar as regras próprias dessa modalidade esportiva.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. O voleibol é um esporte praticado numa quadra dividida em três partes por uma rede, possuindo duas equipes de quinze jogadores em cada lado. Esse esporte é pouco recomendável para o ambiente escolar, pois impede a interação entre os atletas e expõe os educandos ao risco de lesões e fraturas. No entanto, enquanto atividade física não escolar, esse esporte pode ser uma prática favorável para a manutenção da saúde de jovens e adultos.

II. O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. No Futsal escolar, o educador deve desestimular a cooperação entre os alunos, além de distanciar o ser trabalho das práticas lúdicas. Essas medidas, embora sejam pouco pragmáticas, estão totalmente alinhadas às determinações do Plano Nacional de Educação (PNE), para a Educação Física escolar.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Para a elaboração do planejamento do treinamento, o profissional de educação física deverá seguir alguns princípios científicos fundamentais, como o da individualidade biológica, o da adaptação, o da sobrecarga, o da interdependência volume-intensidade, o da especificidade, entre outros. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

    A) Segundo o princípio da interdependência volume-intensidade, um aumento na intensidade implica aumento do volume, e vice-versa.

    B) De acordo com o princípio da individualidade biológica, o que caracteriza um indivíduo, em relação a suas especificidades, é única e exclusivamente o genótipo.

    C) Para desenvolver a aptidão física de um indivíduo, o seu organismo deve ser submetido a estímulos muito mais fortes que aqueles aos quais está normalmente acostumado, de modo a torná-lo mais apto a produzir energia ou realizar atividades em geral.

    D) Segundo o princípio da sobrecarga, após a aplicação de uma carga, inicia-se o período da supercompensação; tão logo iniciado esse período, devem-se aplicar estímulos mais fortes, para que seja elevado o limite de adaptação do indivíduo.

    E) De acordo com o princípio da especificidade, o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, nos termos da qualidade física interveniente, do sistema energético preponderante, do segmento corporal e das coordenações psicomotoras utilizadas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Oficialmente, no handebol, uma equipe consiste em até 8 jogadores. Não mais do que 5 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são suplentes que podem ser remanejados ou substituídos a qualquer momento pelo técnico. Na possibilidade de algum jogador sofrer uma fratura que o impeça de continuar o jogo, o técnico também poderá substituí-lo, se desejar.

II. O objetivo do voleibol é fazer a bola passar sobre a rede de modo que a bola toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico que pode ser praticado nas modalidades individual, em duplas ou em equipes de até doze jogadores, de acordo com as regras da Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Ao orientar o exercício, o profissional de educação física deve utilizar os termos específicos para a descrição de determinado movimento. Deverá considerar os planos e eixos imaginários, a partir da posição anatômica, para definir os movimentos que acontecem nos segmentos corporais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

    A) O plano sagital é a linha imaginária que divide o corpo em anterior e posterior. Seu eixo perpendicular é o transversal, que permite os movimentos de abdução e adução.

    B) O plano transverso é a linha imaginária que divide o corpo em superior e inferior. Seu eixo perpendicular é o anteroposterior, que permite os movimentos de rotação.

    C) O plano frontal é a linha imaginária que divide o corpo em lado esquerdo e lado direito. Seu eixo perpendicular é o transversal, que permite os movimentos de abdução e adução.

    D) O plano sagital é a linha imaginária que divide o corpo em lado esquerdo e lado direito. Seu eixo perpendicular é o longitudinal, que permite os movimentos de flexão e extensão.

    E) O plano frontal é a linha imaginária que divide o corpo em anterior e posterior. Seu eixo perpendicular é o sagital, que permite os movimentos de abdução e adução.

No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Educação Física, aponta o objeto de conhecimento “práticas corporais de aventura urbana” a ser trabalhada com os alunos do sexto e do sétimo anos do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:

    A) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

    B) Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.

    C) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

    D) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente.

No que se refere à modalidade de exercício musculação, assinale a opção correta.

    A) A intensidade na musculação é controlada pela quilagem e pela quantidade de exercícios, repetições e séries.

    B) O volume na musculação é controlado pelo intervalo entre execuções de exercícios e pela velocidade de execução.

    C) O teste de repetições máximas, especialmente o de 1 RM, é utilizado para definir a carga de trabalho na musculação e representa o máximo de peso que um grupo muscular consegue levantar em uma série de 10 repetições.

    D) No treinamento que visa à hipertrofia muscular, recomenda-se alta carga (>80% – 90% de 1 repetição máxima) e um número relativamente alto de repetições (de 6 a 12 repetições).

    E) No trabalho que visa à resistência muscular, recomenda-se carga moderada (>70% de 1 repetição máxima) e poucas repetições (de 3 a 6 repetições).

Ao desenvolver saberes e conhecimentos acerca de “esporte, consumo e mídia” com alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Educação Física espera que os mesmos sejam capazes de:

    A) Vivenciar jogos e brincadeiras no meio líquido.

    B) Avaliar a participação coletiva e compartilhada nos jogos e brincadeiras.

    C) Identificar a influência da televisão nas mudanças de regras dos diferentes esportes.

    D) Analisar os aspectos histórico-culturais da capoeira.

A única fonte de energia química que o organismo consegue utilizar no processo de contração muscular provém do adenosina trifosfato (ATP). As células produzem ATP por meio de três sistemas metabólicos: sistema do ATP-CP/via anaeróbia alática; sistema glicolítico/via anaeróbia lática; e sistema da fosforilação oxidativa/via aeróbia.
William D. McArdle, Frank I. Katch e Victor L. Katch. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho. 4.ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998 (com adaptações).
Tendo o texto anterior como referência inicial, e sabendo que diferentes tipos de exercício utilizam diferentes sistemas, assinale a opção que apresenta corretamente a associação da modalidade esportiva com o sistema predominantemente utilizado nessa modalidade, considerando a duração e a intensidade dos respectivos gestos técnicos.

    A) maratona: sistema glicolítico

    B) arremesso de peso: sistema do ATP-CP

    C) corrida de 50 metros: sistema glicolítico

    D) salto em altura: sistema da fosforilação oxidativa

    E) corrida de 800 metros: sistema da fosforilação oxidativa

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...