Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No handebol há o movimento de bater a bola contra o solo com uma das mãos estando o jogador parado ou em movimento. Em uma aula sobre Handebol, aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Educação Física poderá apresentar a seguinte imagem:


Fonte: http://culturacorporalprofjorgeluiz.blogspot.com.br/


Na oportunidade, o Professor de Educação Física poderá afirmar que a imagem apresentada corresponde ao seguinte fundamento técnico da prática esportiva:

    A) Progressão.

    B) Chute.

    C) Levantamento.

    D) Drible.

Para atender as mais diversas pessoas com deficiência, foram adaptadas inúmeras modalidades que se apresentam nos dias atuais nos grandes eventos esportivos mundiais. No caso das pessoas com deficiência visual, a adaptação da modalidade futebol se tornou possível devido, entre outros fatores, à

    A) delimitação de um espaço de jogo para cada jogador.

    B) utilização de bengala por cada jogador.

    C) proibição do contato físico.

    D) introdução de guizos na bola.

    E) eliminação do goleiro.

Em uma aula sobre Futebol aos seus alunos, Professor de Educação Física poderá apresentar a seguinte definição:


“As ações desempenhadas pelos jogadores dos times na defesa e no ataque.”


Nesta modalidade esportiva, a descrição acima conceitua:

    A) Gol.

    B) Arquibancada.

    C) Táticas.

    D) Interceptação.


Internet: <https://novaescola.org.br> (com adaptações).


A partir da história da participação das mulheres nos jogos olímpicos, é correto afirmar que, na prática pedagógica cotidiana, ao ter como objetivo empoderar as alunas, o educador deve

    A) definir atividades diferenciadas por sexo, de modo que as meninas avancem mais facilmente em modalidades desinteressantes para os meninos.

    B) garantir às meninas acesso a atividades variadas, exceto aquelas que envolvam agressividade e contatos físicos rigorosos.

    C) promover condições no ambiente para que meninas expressem seus interesses e possam aprimorar seu desempenho.

    D) evitar atividades que favoreçam que meninos ridicularizem o desempenho das meninas, mantendo um espaço masculino reservado.

    E) sugerir, exclusivamente, atividades que as meninas tenham interesse e excelência, valorizando a essência e a fragilidade feminina.

É correto afirmar que ginásticas de conscientização corporal:

    A) Caracterizam-se pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal.

    B) Reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.

    C) Reúnem as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade.

    D) Reúnem modalidades caracterizadas como disputas nas quais o oponente deve ser subjugado, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio.

Apesar de a população em geral ter entendimento sobre a importância de se movimentar para a saúde, essa tendência não se expressa em igual proporção no número de pessoas que praticam regularmente alguma atividade física. Do ponto de vista da alfabetização física, para diminuir esse paradoxo e aumentar a adesão à vida ativa, os profissionais de educação física devem, em suas intervenções,

    A) reforçar as cargas de esforço físico ao limite potencial de cada pessoa desde a primeira infância.

    B) exigir a obrigatoriedade da prática de atividades físicas desde o início da vida escolar.

    C) promover especialização esportiva precoce com referência nas modalidades de maior destaque no cenário cultural e midiático da população.

    D) eliminar, nas fases da infância e da adolescência, atividades de formação para o esporte de alto rendimento que não sejam para toda a vida.

    E) ensinar, além da competência motora, o conhecimento, a motivação e a confiança que as pessoas precisam para se movimentar durante toda a vida.

No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Educação Física, aponta o objeto de conhecimento “ginástica” a ser trabalhada com os alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:

    A) Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.

    B) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).

    C) Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão.

    D) Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação.

(…) aprender qualquer jogo esportivo coletivo não pode se resumir mais ao aprendizado de gestos técnicos estereotipados e descontextualizados de suas razões de ser. As metodologias para o ensino dos jogos esportivos coletivos devem levar em consideração todo um universo de jogos (…), pois cada um está contido ao mesmo tempo em todos os outros jogos, e estes estão, por sua vez, relativamente, circunscritos em cada um, mantendo suas idiossincrasias e contextos distintos, formando uma grande teia de conhecimentos.
Alcides José Scaglia et al. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. In: Movimento, Porto Alegre, v. 19, n.º 4, out./dez. de 2013, p. 227-249 (com adaptações).

Considerando o texto precedente, e levando em consideração que nas últimas décadas têm ocorrido grandes avanços no ensino dos esportes coletivos, pautados numa visão filosófica sistêmica, assinale a opção em que a expressão apresentada é adequada para representar essas novas metodologias.

    A) Jogo é jogo, treino é treino.

    B) Jogar bem é adquirir hábitos padronizados.

    C) Quanto mais cedo se especializar em um jogo, melhor.

    D) Jogar para treinar em vez de treinar para jogar.

    E) Primeiro a técnica, depois a tática, por fim o jogo.

“O Instituto Médico Legal de Los Angeles, nos Estados Unidos, identificou, oficialmente, o corpo do ex-jogador de basquete Kobe Bryant, que morreu neste domingo (26/01/2020) em um acidente de helicóptero em Calabasas, na Califórnia. O ídolo do Los Angeles Lakers foi identificado por suas impressões digitais.”

(Fonte: https://istoe.com.br/corpo-de-kobe-bryant-e-identificado-nos-eua/)


Qual posição o astro do basquete, Kobe Bryant, jogou em toda sua carreira na NBA?

    A) Ala-pivô

    B) Líbero.

    C) Ala-armador.

    D) Líbero-pivô.

Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.
Tizuko Morchida Kishimoto. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov./2010. Internet: <www.portal.mec.gov.br>.
Consoante o texto precedente, a respeito dos conceitos sobre jogo e brincadeira, em suas intervenções pedagógicas, o professor de educação física deve

    A) promover tempo e espaço livre e mediado para as crianças, com objetivo de observar e conhecer melhor o grupo com que trabalha.

    B) planejar atividades variadas, mas sempre controladas, bem estruturadas e com objetivos pautados apenas nos programas institucionais.

    C) propor sempre atividades de trabalho, eliminando por completo brincadeiras que desvirtuem esse propósito.

    D) eliminar atividades repetitivas de trabalho pedagógico, garantindo que a necessidade de brincar das crianças seja respeitada.

    E) priorizar as atividades recreativas tradicionais no tempo livre, garantindo a preservação e adaptação das crianças na cultura local.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...