Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- As redes sociais podem influenciar a formação da imagem corporal. II- A imagem corporal faz parte de uma peça importante do complexo de identidade pessoal. III- Os estudos relacionados à imagem corporal incluem a estética da existência.
É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) III, apenas.

    D) I e II, apenas.

    E) I, II e III.

No que se refere à modalidade de exercício musculação, assinale a opção correta.

    A) A intensidade na musculação é controlada pela quilagem e pela quantidade de exercícios, repetições e séries.

    B) O volume na musculação é controlado pelo intervalo entre execuções de exercícios e pela velocidade de execução.

    C) O teste de repetições máximas, especialmente o de 1 RM, é utilizado para definir a carga de trabalho na musculação e representa o máximo de peso que um grupo muscular consegue levantar em uma série de 10 repetições.

    D) No treinamento que visa à hipertrofia muscular, recomenda-se alta carga (>80% – 90% de 1 repetição máxima) e um número relativamente alto de repetições (de 6 a 12 repetições).

    E) No trabalho que visa à resistência muscular, recomenda-se carga moderada (>70% de 1 repetição máxima) e poucas repetições (de 3 a 6 repetições).

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A saúde é um conceito abstrato. II- A saúde é um protagonista biológico. III- A saúde é um componente mais social do que individual.
É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) I, II e III.

A única fonte de energia química que o organismo consegue utilizar no processo de contração muscular provém do adenosina trifosfato (ATP). As células produzem ATP por meio de três sistemas metabólicos: sistema do ATP-CP/via anaeróbia alática; sistema glicolítico/via anaeróbia lática; e sistema da fosforilação oxidativa/via aeróbia.


William D. McArdle, Frank I. Katch e Victor L. Katch. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho. 4.ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998 (com adaptações).



Tendo o texto anterior como referência inicial, e sabendo que diferentes tipos de exercício utilizam diferentes sistemas, assinale a opção que apresenta corretamente a associação da modalidade esportiva com o sistema predominantemente utilizado nessa modalidade, considerando a duração e a intensidade dos respectivos gestos técnicos.

    A) maratona: sistema glicolítico

    B) arremesso de peso: sistema do ATP-CP

    C) corrida de 50 metros: sistema glicolítico

    D) salto em altura: sistema da fosforilação oxidativa

    E) corrida de 800 metros: sistema da fosforilação oxidativa

A relação entre ciência e corpo não é nova, considerando que há mais de quatrocentos anos o corpo do homem vem sendo progressivamente desvelado (MOREIRA; SIMÕES, 2016). Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A corporeidade, necessariamente, está vinculada às questões de ordem social, política, cultural e econômica. ( ) A corporeidade pode ser analisada apenas na perspectiva histórico-individual. ( ) A corporeidade pode ser aferrada, em exclusivo, aos padrões das ciências experimentais.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – V.

    B) V – V – F.

    C) V – F – F.

    D) F – F – V.

    E) F – V – F.

Para atender as mais diversas pessoas com deficiência, foram adaptadas inúmeras modalidades que se apresentam nos dias atuais nos grandes eventos esportivos mundiais. No caso das pessoas com deficiência visual, a adaptação da modalidade futebol se tornou possível devido, entre outros fatores, à

    A) delimitação de um espaço de jogo para cada jogador.

    B) utilização de bengala por cada jogador.

    C) proibição do contato físico.

    D) introdução de guizos na bola.

    E) eliminação do goleiro.

Segundo Gallahue (2001), o desenvolvimento motor da espécie humana possui fases de maturação em conformidade com as faixas etárias. Pâmela e Marco, alunos de 07 (sete anos), estão, portanto, na fase:

    A) Reflexiva.

    B) Rudimentar.

    C) Especializada.

    D) Operatória formal.

    E) Fundamental.

Internet: <https://novaescola.org.br>(com adaptações).



A partir da história da participação das mulheres nos jogos olímpicos, é correto afirmar que, na prática pedagógica cotidiana, ao ter como objetivo empoderar as alunas, o educador deve

    A) definir atividades diferenciadas por sexo, de modo que as meninas avancem mais facilmente em modalidades desinteressantes para os meninos.

    B) garantir às meninas acesso a atividades variadas, exceto aquelas que envolvam agressividade e contatos físicos rigorosos.

    C) promover condições no ambiente para que meninas expressem seus interesses e possam aprimorar seu desempenho.

    D) evitar atividades que favoreçam que meninos ridicularizem o desempenho das meninas, mantendo um espaço masculino reservado.

    E) sugerir, exclusivamente, atividades que as meninas tenham interesse e excelência, valorizando a essência e a fragilidade feminina.

“O movimento é a base da dança, assim, o fenômeno corporal que a música traz, por meio do ritmo, poderá se traduzir na __________________ de cada aluno, para que seja atingido o objetivo principal que é mover o aluno durante as aulas de maneira mais coordenada” (VERDERI, 2009).
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna dessa citação:

    A) expressão corporal

    B) liberdade de movimento

    C) experiência transcendente

    D) percepção do corpo

    E) experiências de recriação

Apesar de a população em geral ter entendimento sobre a importância de se movimentar para a saúde, essa tendência não se expressa em igual proporção no número de pessoas que praticam regularmente alguma atividade física. Do ponto de vista da alfabetização física, para diminuir esse paradoxo e aumentar a adesão à vida ativa, os profissionais de educação física devem, em suas intervenções,

    A) reforçar as cargas de esforço físico ao limite potencial de cada pessoa desde a primeira infância.

    B) exigir a obrigatoriedade da prática de atividades físicas desde o início da vida escolar.

    C) promover especialização esportiva precoce com referência nas modalidades de maior destaque no cenário cultural e midiático da população.

    D) eliminar, nas fases da infância e da adolescência, atividades de formação para o esporte de alto rendimento que não sejam para toda a vida.

    E) ensinar, além da competência motora, o conhecimento, a motivação e a confiança que as pessoas precisam para se movimentar durante toda a vida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...