Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na Maratona Internacional, que ocorreu em São Paulo em 2004, que distância deve se percorrida pelos atletas?
42.000 m
42.195 m.
42 km.
40.000 m
42. 925 km.
O primeiro período de vida da criança que vai do nascimento até o surgimento da linguagem, é chamado por Jean Piaget, do ponto de vista de inteligência de:
sensório-motor.
representação mental.
intuitivo ou simbólico.
interiorização.
hipotético-dedutivo.
Lino Castellani Filho (1991) disserta sobre a caracterização da Educação Física em determinados períodos de sua história. No período pós 64, a Reforma Universitária é consolidada na lei 5540/68, e versa sobre:
ver a Educação Física corroborar, através do caráter lúdico-desportivo, o esvaziamento de qualquer tentativa de rearticulação do movimento estudantil.
através da Educação Física, a concretização de uma identidade moral e cívica brasileira, analisado seu movimento com os princípios de segurança nacional.
assegurar mão-de-obra fisicamente adestrada e capacitada, cuidando da manutenção da força de trabalho do homem brasileiro; visando ao processo de industrialização implantado no país.
a influência por ela sofrida das instituições militares quanto à estereotipação do comportamento masculino e feminino em nossa sociedade.
o envolvimento com os princípios de segurança nacional, alusivo a temática da eugenia da raça, e referente às necessidades do adestramento físico, se necessário a defesa da pátria no sentido de desestruturação da ordem político-econômica.
Os jogos e brinquedos simbólicos são partes fundamentais na aula de Educação Física, principalmente, na primeira infância. Segundo João Batista Freire, podemos afirmar que:
auxilia a criança a construir um raciocínio lógico, coerente, diante de problemas.
a criança rompe as barreiras da realidade concreta, da prática atual, interessando-se por problemas hipotéticos.
ajudam a desenvolver o pensamento lógico-matemático cognitivo.
desenvolvem outros componentes humanos, como afetividade e a motricidade.
são tão ricos para o desenvolvimento, que a ação vai e vem, fazendo com que a criança possa se expressar de forma mais compreensível no universo social.
A partir das atividades lúdicas na primeira infância, a criança desenvolve habilidades motoras. Os professores devem centrar sua atenção para esse fim:
desenvolvendo trabalhos de competição em equipes
trabalhando com materiais diversificados (pneus, caixas de papelão, latas, copos etc.) visando desenvolver a capacidade de raciocínio das crianças.
não interferindo se a criança estiver exercendo bem uma atividade, por horas a fio.
comandando as atividades com filas e ordem, para que as crianças acostumem-se a conviver num ambiente organizado.
posicionando-se contra o de jogo de bola na sua aula, uma vez que o futebol tenha preferência entre as crianças.
Jocimar Daólio (1986), citando Jean Piaget, descreve que o adolescente apresenta uma forma de egocentrismo. O processo que facilita ao adolescente adquirir seu próprio ponto de vista, ingressando na vida adulta, é chamado:
depuração
conscientização
descentralização
concentração
centralização
As habilidades motoras são classificadas em:
afetiva, cognitivas e psicomotoras.
psicológicas, sociais e biológicas.
psicomotoras, locomotoras e sociomotoras.
locomotoras, não locomotoras e manipulativas.
manipulativas, procedimentais e atitudinais.
No XIV Simpósio de Ciências do Esporte, realizada em São Caetano do Sul, em 1986, foi apresentado um estudo sobre Educação Física para o adolescente que trabalha, dividido em quatro grupos:
necessidade de dispêndio de energia; habilidades e mecanismos psicofisiológicos do treinamento; educação do físico e produtividade, eficiência e eficácia na Educação Física.
desporto e pobreza; necessidade de aprendizagem integral; condições de trabalho e convivência em grupo; educação do físico.
necessidade de convivência em grupo; educação do físico; habilidade e mecanismo psicofisiológicos do treinamento; necessidade de aprendizagem integral.
necessidade de uma aprendizagem integral; condições de trabalho; desenvolvimento corporal e necessidade de dispêndio de energia; necessidade de convivência em grupo.
condições de saúde e educação do físico; necessidade de aprendizagem integral; desporto e pobreza e necessidade de dispêndio de energia.
Segundo Go Tani (et alli), podemos classificar o comportamento humano como:
temporal, totalidade e afetivo-social.
espacial, cognitivo e temporal.
cognitivo, motor e temporal.
totalidade, afetivo-social e espacial.
cognitivo, afetivo-social e motor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...