Questões de Educação Física

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Na prática docente, não há como dividir os conteúdos nas dimensões conceitual, atitudinal e procedimental, embora possa haver ênfases de acordo com o planejamento do professor (Darido e Souza Jr., 2007). Contudo, ao longo de sua história, a Educação Física priorizou os conteúdos numa dimensão quase que exclusivamente procedimental. Esta dimensão relaciona-se ao:

  • A. que se deve saber
  • B. como deve ser
  • C. conhecer
  • D. valorizar
  • E. saber fazer

A abordagem desenvolvimentista opta por um estudo que parta de aspectos biológicos invariáveis na espécie humana para propor uma visão de Educação Física. Dessa forma, defi ne-se, como objetivo inicial para a Educação Física escolar propiciar à criança a aquisição de habilidades motoras básicas, a fi m de que seja facilitado a ela o aprendizado posterior das habilidades consideradas mais complexas. Ao analisar esta abordagem, Daólio (2004) considera que:

  • A. a dimensão cultural precede a biológica
  • B. o desenvolvimento motor é determinado por fatores culturais
  • C. a cultura é um fator determinante no desenvolvimento do ser humano
  • D. a dimensão cultural considera quatro níveis hierárquicos do desenvolvimento motor
  • E. a dimensão cultural aparece como consequência dos níveis geneticamente determinados

A sociedade ainda vincula a questão da corporeidade a duas grandes áreas: uma ligada à saúde, especifi camente ao tratamento de doenças, e a outra engloba a Educação Física e as práticas esportivas. Santin (in Moreira, 1992) observa que a Educação Física ainda concebe o corpo majoritariamente pela ótica da aptidão e da capacidade de praticar exercícios. Nesse sentido, a Educação Física age sobre o corpo infl uenciado pelo princípio da:

  • A. neurociência
  • B. complexidade
  • C. utilidade
  • D. cultura corporal
  • E. cultura

Oliveira (2006), ao apresentar a transição do modelo de escola doméstica para a escola graduada, no Brasil do século XIX, nos mostra que diversas alterações nesta transição incidem sobre o corpo para que o processo de escolarização de massa atendesse às expectativas da sociedade do período. Algumas teorias estiveram presentes para redefi nir o papel conferido ao corpo e, de acordo com o autor, a teoria que se preocupava com “o cansaço e o descanso dos alunos, com a arquitetura dos edifícios escolares (...), bem como com o tempo escolar” é a:

  • A. eugênica
  • B. militar
  • C. higienista
  • D. ginástica
  • E. produtivista

Desde a década de 1980, acompanha-se o debate sobre a função do esporte na escola. De acordo com Assis de Oliveira (2001), se, por um lado, ele está a serviço da instituição esportiva, por outro é capaz de transmitir valores. Assim, a escola, por meio da Educação Física, estaria assumindo os códigos, sentidos e valores da instituição esportiva. Uma das possibilidades de educação e de socialização por meio do esporte ocorre:

  • A. por sua capacidade de crítica à sociedade capitalista
  • B. pela internalização de valores e normas de comportamento
  • C. pela denúncia às contradições da sociedade capitalista
  • D. pelo desenvolvimento da consciência crítica por meio do esporte
  • E. pelo desenvolvimento da aptidão física

Com a consolidação da Revolução Burguesa no século XIX, a Educação Física ganha espaço e integra, de modo orgânico, o nascimento e a construção de uma nova sociedade. A preocupação com o corpo se dará no âmbito anatomofi siológico e a ciência utilizada para isto será calcada nos princípios da observação, experimentação e comparação. O homem passa a ser explicado e defi nido nos limites biológicos. De acordo com Soares (2001), a visão de ciência utilizada naquele momento histórico era denominada:

  • A. marxista
  • B. fenomenológica
  • C. positivista
  • D. teológica
  • E. renascentista

A avaliação em Educação Física, em alguns casos, ainda é utilizada como instrumento de pressão e castigo, ou ainda pode ser utilizada como forma de selecionar os melhores em detrimento dos menos habilidosos. Em outros casos, ela sequer acontece. De acordo com Darido e Souza Jr (2007), do ponto de vista do estudante, a avaliação é um instrumento:

  • A. meritocrático, em que a responsabilidade é colocada sobre o aluno
  • B. de tomada de consciência de suas conquistas, difi culdades e possibilidades
  • C. obscuro que não deve ser apresentado ao aluno
  • D. coercitivo, para ameaçá-lo
  • E. coercitivo, para ameaçar o professor

Não é raro o professor de Educação Física trabalhar em uma mesma escola com várias turmas de faixas etárias diferentes. Assim, segundo Campos (2011), torna-se necessário construir um planejamento de forma integrada e participativa com outros professores e com os alunos, principalmente na seleção e organização de conteúdos, com objetivo de respeitar o desenvolvimento humano nas suas diversas fases. Portanto, tal seleção e organização de conteúdos deve respeitar uma lógica sequencial de:

  • A. gênero e aptidão física
  • B. gradualidade e continuidade
  • C. faixa etária e modalidade esportiva
  • D. planejamento e avaliação
  • E. cultura corporal e conceito atitudinal

Durante muito tempo, a Educação Física Escolar pautouse pela avaliação performática, em que as valências físicas dos estudantes deveriam ter como referência a de atletas de alto rendimento. Atualmente, há um panorama diferente no tratamento dado à avaliação da disciplina, que visa abranger diversas dimensões pessoais que caracterizam o estudante. De acordo com as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, a avaliação da Educação Física na escola deve abranger as dimensões:

  • A. cognitiva, motora e atitudinal, verifi cando a capacidade de o aluno expressar sua sistematização dos conhecimentos relativos à cultura corporal em diferentes linguagens – corporal, escrita e falada
  • B. cognitiva, motora e psicológica, verifi cando a capacidade de o aluno se relacionar com os demais estudantes em condições humanas e fraternas
  • C. emocional, psicológica e atitudinal, pois a escola deve ser um espaço capaz de superar a sociedade individualista que se apresenta neste início de século
  • D. psicológica, motora e atitudinal, verifi cando a capacidade de o aluno expressar sua sistematização dos conhecimentos relativos à cultura corporal através das atividades práticas propostas pelo professor
  • E. compreensiva, afetiva e motora, pois a escola deve fomentar a fraternidade entre os sujeitos, proporcionado ao estudante criticar o modelo de sociedade pautada no lucro e no consumo em que vivemos

O apelo midiático exercido sobre o esporte o faz ser reconhecido como um fenômeno cultural. Hoje, já se convive com programas e até mesmo canais de televisão específi cos que promovem sua difusão. Para Kunz (2001), este fato transforma o esporte em uma mercadoria que atinge grande parcela da população, na qual nossos alunos estão inseridos. Observa-se que, muitas vezes, eles tentam, nas escolas, reproduzir sem sucesso o rendimento e a desenvoltura de atletas profi ssionais. Para o autor, a compreensão restrita de esporte relaciona-se:

  • A. ao movimento corporal que ocorre na escola
  • B. a treinamento, atletas e jogos populares
  • C. a jogos, danças e lutas
  • D. a treinamento, competição e rendimento esportivo
  • E. a movimento corporal, treino e competição
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