Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um professor reservou uma de suas aulas para que seus alunos escolhessem um conteúdo a ser trabalhado naquele dia. Após muita conversa, a maioria da turma decidiu que jogariam queimada e então todos acataram. Entretanto, o professor não queria que eles simplesmente jogassem, mas também valorizassem o jogo como um conhecimento historicamente produzido pela sociedade. Nessa ação promovida pelo professor, destaca-se a dimensão:

  • A. atitudinal
  • B. procedimental
  • C. conceitual
  • D. dialógica
  • E. nenhuma das anteriores

O estudo elaborado por Assis de Oliveira (2001) propõe-se a refl etir sobre a possibilidade da reinvenção do esporte da escola a partir de uma visão crítica em relação aos códigos, valores e sentidos do esporte moderno, próprios da sociedade capitalista. Segundo o autor, para que seja possível esta mudança é necessário:

  • A. pensar o esporte da maneira como é praticado atualmente
  • B. praticar o esporte com um fi m em si mesmo, sem alterar suas regras
  • C. pensar o esporte à luz de um projeto político-pedagógico que aponte para a construção de uma sociedade baseada em outros códigos, valores e sentidos
  • D. pensar o esporte de modo que suas regras possam ser modifi cadas por aqueles que o praticam
  • E. adaptar as regras do esporte de maneira a incluir todos os participantes sem necessariamente apontar para a construção de um novo modelo societário

A Educação Física nas escolas é desenvolvida a partir das infl uências de algumas tendências pedagógicas que o professor utiliza, conscientemente ou não, em suas aulas. Segundo Souza (in Pereira e Souza, 2011), no processo de avaliação também ocorrem tais infl uências, determinando a forma de como este é realizado. Nesse sentido, a autora classifi ca as funções da avaliação, de acordo com a tendência crítico-social, com ênfase na avaliação:

  • A. somativa, de forma fragmentada e classifi catória
  • B. formativa, de forma complexa
  • C. interpretativa, de aspecto cultural
  • D. diagnóstica, de constante processo
  • E. analítica, de evento datado

A inclusão de estudantes é um tema recorrente nas pesquisas sobre educação escolar. Diante da diversidade dos sujeitos que compõem uma turma, é necessário pensar as aulas de Educação Física sob o ponto de vista metodológico, para que todos possam usufruir da cultura corporal. De acordo com as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, um professor desenvolve uma efetiva inclusão quando:

  • A. apoia, valoriza, expõe, promove, acolhe e corrige o estudante
  • B. incentiva, valoriza, apóia, estimula, promove e acolhe o estudante
  • C. apoia, valoriza, promove, substitui, classifi ca e subestima o estudante
  • D. incentiva, promove, classifi ca, estereotipa, valoriza e acolhe o estudante
  • E. acolhe, valoriza, promove, classifi ca, expõe e subestima o estudante

De acordo com Darido (2003), na abordagem crítico-emancipatória, a linguagem tem papel importante no agir comunicativo e funciona como uma forma de expressão no mundo. Do ponto de vista das orientações didáticas, a forma de ensinar nessa abordagem pressupõe três fases. A sequência didática orientada pelo autor para esta abordagem consiste em:

  • A. descobrir pela experiência manipulativa; manifestar pela linguagem ou representação cênica o que experimentaram; perguntar e questionar com a fi nalidade de entender o signifi cado cultural
  • B. perguntar e questionar com a fi nalidade de entender o signifi cado cultural; descobrir pela experiência manipulativa; manifestar pela linguagem ou representação cênica o que experimentaram
  • C. manifestar pela linguagem ou representação cênica; perguntar e questionar com a fi nalidade de entender o signifi cado cultural; descobrir pela experiência manipulativa
  • D. descobrir pela experiência manipulativa; perguntar e questionar com a fi nalidade de entender o signifi cado cultural; manifestar pela linguagem
  • E. perguntar e questionar; manifestar pela linguagem; descobrir pela experiência

Quando os conteúdos e defi nições de uma aula de Educação Física partem de forma unilateral do professor, sem que haja interação e possibilidade de criação por parte do aluno, segundo Hildebrandt- Stramann (2003), tem-se a concepção de aula chamada de:

  • A. dialógica
  • B. autoritária
  • C. aberta
  • D. fechada
  • E. razoável

A partir d o fi nal da década de 1970, inspirados no momento histórico-social pelo qual passava o Brasil, surgiram novos movimentos na Educação Física escolar em oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologicistas. As análises feitas por Darido (2003) apresentam que todos buscavam uma tentativa de romper com o modelo mecanicista. Nesse sentido, dentre as análises feitas pela autora e suas abordagens, é correto afi rmar:

  • A. A abordagem sistêmica propõe o princípio da exclusão, em que devem ser selecionados os mais aptos.
  • B. A abordagem desenvolvimentista é compreendida como sendo um projeto político-pedagógico.
  • C. A abordagem construtivista-interacionista esclarece qual conhecimento se deseja construir através da Educação Física, considerando a especifi cidade da área.
  • D. Uma das limitações da abordagem crítico-superadora refere-se à pouca importância do contexto sociocultural.
  • E. Uma das limitações da abordagem desenvolvimentista refere-se à pouca importância sobre a infl uência do contexto do contexto sociocultural.

Asana e Pranayama são exemplos de modalidades de uma técnica milenar de origem Indiana, atualmente e em todo o mundo figura como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo em sua totalidade, dessa forma, unir corpo e mente. Esse tipo de ginástica induz a um relaxamento profundo, traz tranquilidade mental, clareza de pensamento, concentração e percepção interior, leva ao fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade. Categorize esse tipo de ginástica e indique a prática nas alternativas abaixo.

    A) Ginástica laboral e ginástica de conscientização corporal, Pilates

    B) Ginástica fisioterápica e de conscientização corporal, Ioga

    C) Ginástica de condicionamento e conscientização corporal, Ioga

    D) Ginástica de condicionamento físico e conscientização corporal, Tai Chi Chuan

Indique o sistema e a fonte energética utilizados em determinada situação relatada no livro: Bioquímica do Exercício e Treinamento. Um exercício máximo, quando a produção da força cai para cerca de 40% nos 30 segundos iniciais e em que a demanda energética da contação é extremamente elevada (MAUGHAN, 2000).

    A) ATP.

    B) Glicólise anaeróbia, sistema anaeróbio lático.

    C) Sistema oxidativo ou aeróbio.

    D) ATP-CP, (do fosfagênio), sistema anaeróbio alático.

Em uma aula de Educação Física um aluno diagnosticado com epilepsia que faz uso contínuo de medicamentos devido a crises frequentes e não controle do problema. Na aula prática de atletismo esse aluno não relata ao professor o esquecimento e ao realizar uma corrida intensa o aluno cai no chão, ao chegar perto o professor se depara com uma crise convulsiva grave. Neste caso, julgue a medida que o professor NÃO deve adotar conforme as alternativas abaixo sobre os primeiros socorros no esporte.
( ) Afaste qualquer objeto do aluno. ( ) Coloque o atleta deitado de lado para permitir que os líquidos saiam pela boca. ( ) Segure os braços ou pernas, para evitar roturas musculares ou fraturas e nem se machucar devido aos movimentos descontrolados ( ) Ente em contato com os pais ou responsável se o atleta for epilético e se recuperar em alguns minutos. Se ele estiver sofrendo de alguma lesão ou doença ou não se recuperar de uma crise epilética, procure assistência médica de emergência.

    A) F, F, F, V.

    B) F, F, V, V.

    C) F, F, V, F.

    D) F, F, F, F.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...