Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numa aula de Educação Física, entendida a partir da complexidade das relações humanas, trabalha-se com a/o:

    A) Ação física essencialmente serial.

    B) Plano biofísico essencialmente subjetivo.

    C) Ação muscular essencialmente potencializadora.

    D) Ação motora essencialmente própria.

    E) Mediação cultural essencialmente simbólica.

(…) aprender qualquer jogo esportivo coletivo não pode se resumir mais ao aprendizado de gestos técnicos estereotipados e descontextualizados de suas razões de ser. As metodologias para o ensino dos jogos esportivos coletivos devem levar em consideração todo um universo de jogos (…), pois cada um está contido ao mesmo tempo em todos os outros jogos, e estes estão, por sua vez, relativamente, circunscritos em cada um, mantendo suas idiossincrasias e contextos distintos, formando uma grande teia de conhecimentos.

Alcides José Scaglia et al. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. In: Movimento, Porto Alegre, v. 19, n.º 4, out./dez. de 2013, p. 227-249 (com adaptações).

Considerando o texto precedente, e levando em consideração que nas últimas décadas têm ocorrido grandes avanços no ensino dos esportes coletivos, pautados numa visão filosófica sistêmica, assinale a opção em que a expressão apresentada é adequada para representar essas novas metodologias.

    A) Jogo é jogo, treino é treino.

    B) Jogar bem é adquirir hábitos padronizados.

    C) Quanto mais cedo se especializar em um jogo, melhor.

    D) Jogar para treinar em vez de treinar para jogar.

    E) Primeiro a técnica, depois a tática, por fim o jogo.

Nesta abordagem, seu principal colaborador – João Batista Freire – acredita que o corpo e a mente precisam ser entendidos como elementos que compõem um único organismo. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:

    A) Psicomotora.

    B) Construtivista/Interacionista.

    C) Crítico-emancipatória.

    D) Desenvolvimentista.

    E) Sistêmica.

Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.

Tizuko Morchida Kishimoto. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov./2010. Internet: <www.portal.mec.gov.br>

Consoante o texto precedente, a respeito dos conceitos sobre jogo e brincadeira, em suas intervenções pedagógicas, o professor de educação física deve

    A) promover tempo e espaço livre e mediado para as crianças, com objetivo de observar e conhecer melhor o grupo com que trabalha.

    B) planejar atividades variadas, mas sempre controladas, bem estruturadas e com objetivos pautados apenas nos programas institucionais.

    C) propor sempre atividades de trabalho, eliminando por completo brincadeiras que desvirtuem esse propósito.

    D) eliminar atividades repetitivas de trabalho pedagógico, garantindo que a necessidade de brincar das crianças seja respeitada.

    E) priorizar as atividades recreativas tradicionais no tempo livre, garantindo a preservação e adaptação das crianças na cultura local.

Nesta perspectiva, conforme Rottmann e Ratto (2018), o esporte é uma ferramenta pedagógica, sendo que sua finalidade não aponta para que, ao final da aula, o aluno aprenda o esporte propriamente dito, mas que, por meio deste, consiga fazer reflexões críticas sobre o meio no qual está inserido, conseguindo ser capaz de construir reflexões e conquistando sua emancipação. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:

    A) Sistêmica.

    B) Crítico-emancipatória.

    C) Desenvolvimentista.

    D) Construtivista/Interacionista.

    E) Psicomotora.

No futebol de campo, se, depois de executado o tiro penal, o executante tocar na bola uma segunda vez antes que esta tenha sido tocada por outro jogador:

    A) O tiro penal deve ser repetido.

    B) Um tiro livre indireto deve ser marcado.

    C) Se o gol for marcado, deve ser anulado, o cobrador punido com cartão amarelo e o jogo deve ser reiniciado com tiro livre indireto, a favor do time que se defende.

    D) O jogo será reiniciado com bola ao chão.

Esta abordagem, de acordo com Rottmann e Ratto (2018), coloca o movimento humano como centro das preocupações. Assim, o movimento é interpretado na dinâmica da interação do ser humano com o meio ambiente, bem como dentro do ciclo de vida de uma pessoa, como um elemento que contribui para uma crescente ordem no sistema. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:

    A) Construtivista/Interacionista.

    B) Sistêmica.

    C) Desenvolvimentista.

    D) Psicomotora.

    E) Crítico-emancipatória.

No futebol de campo, o árbitro deve parar, interromper temporariamente, ou encerrar o jogo definitivamente, por quaisquer infrações às regras do jogo ou por interferência externa, por exemplo: I. A iluminação artificial for insuficiente. II. Se um oficial de arbitragem, um jogador ou um oficial de equipe for atingido por um objeto lançado por um espectador, o árbitro pode deixar o jogo prosseguir, pará-lo, interrompê-lo temporariamente ou encerrá-lo definitivamente, de acordo com a gravidade do incidente. III. Se for marcado um tiro penal e um jogador da equipe beneficiada, que se lesione e receba atendimento médico, for cobrar o penal. Está correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

Analise as alternativas abaixo e identifique a correta:

    A) A indisfarçável colonização do currículo da Educação Física é combatida pela seleção do tema cultural no currículo pós-crítico, que prescinde, também, da justiça curricular.

    B) O currículo cultural da Educação Física adota a concepção nietzschiana de vivência, pois evidencia que currículo cultural é pensado como método.

    C) A perspectiva cultural da Educação Física frisa a separabilidade das dimensões político-epistemológica e político-pedagógica.

    D) O fazer cotidiano em cada escola reforça o aspecto metamórfico do currículo cultural e a austeridade que o caracteriza.

    E) As teorias pós-críticas do currículo organizam-se a partir do currículo cultural da Educação Física.

De acordo com os PCN para Educação Física, o processo de ensino e aprendizagem em Educação Física não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e destrezas, mas sim de:

    A) Conhecer o seu histórico, compreender minimamente regras e estratégias e saber adaptálas.

    B) Planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço.

    C) Capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada.

    D) Criar situações em que os automatismos sejam insuficientes para a realização dos movimentos e a atenção seja necessária para o seu aperfeiçoamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...