Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica. Ela permite o acesso a um vasto universo cultural que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é correto afirmar que a unidade temática Brincadeiras e Jogos

    A) explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si.

    B) focaliza práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a competitividade saudável, caracterizando pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal.

    C) reúne disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para vencer as partidas ou as disputas, desequilibrando, atingindo ou excluindo o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Todos os jogos e brincadeiras fazem parte de um contexto cultural e regional.

    D) agrega tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas delas, sendo uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade por sua grande presença nos meios de comunicação. Caracteriza-se por ser orientada pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais.

As danças circulares promovem inúmeros benefícios para os participantes, valorizando a saúde integral e levando em consideração o lado físico, psicológico e social. Sobre os benefícios da dança circular, analise: (__) fortalecimento da coordenação motora. (__) sensibilização e senso de organização individual. (__) valorização de atitudes cooperativas. (__) ampliação dos conhecimentos místicos e de danças folclóricas. Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

    A) V – F – V – F.

    B) V – F – F – V.

    C) F – V – F – V.

    D) F – V – V – F.

Os grupos musculares solicitados num determinado exercício necessitam de suprimento de nutrientes, por meio das modificações (adaptações agudas) de praticamente todos os aparelhos e sistemas, com ênfase para o cardiovascular e respiratório. No processo de transformação de energia química em mecânica, consideram-se três vias possíveis: a via anaeróbia aláctica, a via anaeróbia láctica e a via aeróbia.


A via anaeróbia láctica utiliza o sistema de produção de energia

    A) oxidativo.

    B) fosfocreatina ou creatina-fosfato.

    C) glicolítico.

    D) ATP-CP.

Quando os conceitos de movimento e tempo são combinados, chega-se à velocidade. O espaço percorrido pelo tempo gasto para percorrê-lo (e/t) é o conceito de:

    A) Velocidade Angular.

    B) Velocidade Integrada.

    C) Velocidade Linear.

    D) Velocidade Marcada.

O atletismo possui como característica fundamental o fato de a sua prática ser a extensão de movimentos básicos humanos: caminhar, correr, saltar e lançar, compreendendo uma grande variedade de eventos (provas) e requisitando diferentes capacidades e habilidades atléticas de seus praticantes. A modalidade divide-se em dois grandes grupos de competições: provas de pista e provas de campo.

Com relação ao atletismo, assinale a alternativa incorreta.

    A) Os eventos de pista abrangem a marcha atlética e as corridas, e os eventos de campo incluem o grupo das provas de saltos e o das provas de lançamentos.

    B) As provas de marcha atlética e corridas são realizadas na pista oficial, que possui 400 m de extensão na raia de número “1”. A pista é dividida em oito raias, numeradas de dentro para fora, ou seja, a raia mais interna é a de número “1”.

    C) As provas de campo apresentam como exemplos o arremesso de peso e os lançamentos de dardo, de disco e de martelo.

    D) Os saltos horizontais são compreendidos pelos saltos em distância, salto triplo e salto com vara. O salto vertical é compreendido pelo salto em altura.

O jogo de Queimada ou Queimado é praticado por dois times, cujo objetivo é eliminar o adversário atingindo-os ("queimando-os") com a bola. Sobre a queimada, considere a alternativa incorreta:

    A) O campo é dividido com uma linha central. Atrás da área de cada time fica o espaço reservado para os jogadores "queimados" ou "prisioneiros".

    B) Na queimada, vencerá o time cujos jogadores conseguirem agarrar o maior número de bolas.

    C) A Queimada, por ser um jogo de equipe, promove a cooperação entre os participantes.

    D) Dodgeball segue o mesmo princípio da queimada, mas é jogado com três bolas, simultaneamente, e não há uma área para os jogadores "queimados". Esta variação é muito popular nos Estados Unidos.

Originalmente, o voleibol foi criado no século XIX para ser um esporte de pontaria e de agilidade. Num espaço retangular, demarcado num areal ou num gramado, levantou-se uma corda, em sentido horizontal, bem no meio da figura geométrica onde duas equipes, de dois até nove atletas, dependendo do tamanho do espaço, dispunham-se em posições opostas, nos lados da corda. Então, com alguma graça e a tentativa da precisão, os jogadores cuidavam de atirar uma pelota, com os braços ou com os punhos, por cima da corda, na direção do campo inimigo.
Atualmente, no voleibol, cada equipe tem o direito a designar, entre os jogadores constantes na súmula, até dois jogadores especialistas em defesa: os líberos. Analise as afirmativas a seguir relativas ao líbero.

I. Os jogadores líberos devem usar um uniforme que possua uma cor dominante diferente de qualquer outra cor do uniforme do resto da equipe. O uniforme deve contrastar, claramente, com o resto da equipe.
II. O líbero poderá efetuar a troca unicamente com o jogador que ocupe a posição de número quatro da linha de trás.
III. O líbero tem atuação restrita às posições da linha de trás e não poderá completar um golpe de ataque, de qualquer parte da quadra ou da zona livre, se, no momento do contato com a bola, esta esteja totalmente acima do bordo superior da rede.

Estão corretas as afirmativas

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

Com relação aos jogos cooperativos, analise os itens abaixo: I. Em sua prática, os jogos cooperativos não possuem eliminações, exclusões, vencedores e perdedores. II. Os participantes compreendem-se sempre como parceiros, e nunca como adversários. Isso estimula a participação de todos e o respeito às diferenças. III. Os jogos cooperativos cumprem um importante papel de didático e servem como uma metáfora da vida, onde muitas vezes é necessário unir forças para alcançar uma determinada meta. Está correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. O desrespeito à educação, aos educandos, aos educadores e às educadoras corrói ou deteriora em nós, de um lado, a sensibilidade ou a abertura ao bem querer da própria prática educativa de outro, a alegria necessária ao que-fazer docente. É digna de nota a capacidade que tem a experiência pedagógica para despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem e o gosto da alegria sem a qual a prática educativa perde o sentido.”

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia – saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 53.

Segundo Paulo Freire, no livro Pedagogia da autonomia, ensinar não exige

    A) pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade e corporificação das palavras pelo exemplo.

    B) estética e ética, risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação, reflexão crítica sobre a prática e bom senso.

    C) consciência do conhecimento findo, reconhecimento de ser condicionado, respeito a autonomia do ser educador e quietação da realidade.

    D) reconhecimento e a assunção da identidade cultural, alegria e esperança, convicção de que a mudança é possível e tomada consciente de decisões.

Observe a imagem abaixo:




Com relação à imagem, podemos afirmar que se trata de um movimento em que se procura:

    A) Aumentar a distância até o eixo, flexionando todas as articulações envolvidas no movimento desejado.

    B) Diminuir a distância até o eixo, flexionando todas as articulações envolvidas no movimento desejado.

    C) Aumentar a distância até o eixo, estendendo todas as articulações envolvidas no movimento desejado.

    D) Diminuir a distância até o eixo, estendendo todas as articulações envolvidas no movimento desejado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...