Questões de Educação Física do ano 2003

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Especialistas defendem que o crescimento não é um processo independente e que fatores ambientais podem desempenhar papel importante na extensão dos limites do crescimento estabelecidas pela variável

  • a.

    hereditariedade.

  • b.

    sexo.

  • c.

    raça.

  • d.

    origem sócio-econômica.

  • e.

    estação sazonal de nascimento.

Ministrando atividades esportivas nas escolas, o professor procurará desenvolver ações que facilitem a aprendizagem em aquisição e domínio de hábitos e padrões de movimento. Assim sendo, o professor deve

  • a.

    agrupar os alunos mais habilidosos como exemplo aos demais.

  • b.

    enfatizar a atuação dos menos habilidosos em grupo à parte.

  • c.

    estimular a participação de todos nessas atividades.

  • d.

    aumentar o grau de dificuldade das tarefas para os menos habilidosos.

  • e.

    diminuir o grau de dificuldade das tarefas para os mais habilidosos.

A forma de rebatida na qual um dos pés é usado para propulsionar a bola é definida como

  • a.

    lançar.

  • b.

    quicar.

  • c.

    receber.

  • d.

    arremessar.

  • e.

    chutar.

O arremesso tipo bandeja, executado do lado direito do atacante é uma habilidade motora específica em basquetebol que deve ser ensinada observando principalmente a seguinte coordenação de salto e arremesso em sua fase final: arremesso com a mão

  • a.

    esquerda e impulsão na perna esquerda.

  • b.

    esquerda e impulsão na perna direita.

  • c.

    direita e impulsão na perna direita.

  • d.

    direita e impulsão na perna esquerda.

  • e.

    esquerda e impulsão em ambas as pernas.

O estudo do conhecimento das atividades que constituem o conteúdo de Educação Física, como jogo, esporte, ginástica e dança visa a

  • a.

    dominar o aspecto técnico de cada atividade.

  • b.

    apreender a expressão corporal como linguagem.

  • c.

    diferenciar a qualidade de uma atividade em relação a outra.

  • d.

    facilitar a integração das atividades físicas com as intelectuais.

  • e.

    caracterizar a educação física como disciplina profissionalizante.

O conhecido jogo entre duas equipes chamado "queimada" envolve a situação imaginária de

  • a.

    uma guerra onde uma equipe derrota a outra com "tiros" de bola.

  • b.

    uma atividade incorporada na noção de jogos cooperativos.

  • c.

    atividade pré-desportiva para conhecimento do futebol americano.

  • d.

    jogo cujo conteúdo implica no sentido da boa convivência do indivíduo em relação ao seu adversário.

  • e.

    jogo recomendado para ser praticado separadamente por ambos os sexos.

As atividades desenvolvidas em aulas de Educação Física para as turmas do Ensino Médio deverão ser

  • a.

    eminentemente práticas, sob a forma de seqüências pedagógicas, desenvolvendo os esportes conhecidos.

  • b.

    realizadas com caráter teórico prático e implementadas com jogos, dança, recreação e ginástica.

  • c.

    eminentemente práticas, implementadas sob a forma de jogo, dança, recreação e ginástica.

  • d.

    eminentemente práticas, implementadas sob a forma de jogos competitivos.

  • e.

    de livre escolha dos alunos, para que os mesmos possam manifestar sua inclinação e gosto.

Ao propor atividades para crianças do Ensino Fundamental, o professor de Educação Física, ciente dos problemas decorrentes dessas atividades, deve

  • a.

    deixar que os alunos resolvam sozinhos os problemas emergentes.

  • b.

    conduzir as atividades para sanar os problemas emergentes.

  • c.

    apresentar soluções para os problemas.

  • d.

    evitar situações que suscitem problemas.

  • e.

    oferecer pistas para que resolvam os problemas.

O processo consciente da exteriorização das idéias, sentimentos e emoções dos alunos é um objetivo que pode ser mais facilmente desenvolvido por meio de

  • a.

    competição.

  • b.

    iniciação esportiva.

  • c.

    espírito de equipe.

  • d.

    expressão corporal.

  • e.

    manutenção da saúde ativa.

Dentre os esportes praticados por adolescentes nas aulas de Educação Física, o que apresenta, em seu desenvolvimento, movimentos mais próximos aos das atividades básicas primárias, é o

  • a.

    Tênis.

  • b.

    Beisebol.

  • c.

    Handebol.

  • d.

    Voleibol.

  • e.

    Futebol.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...