Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os PCNs consideram que os instrumentos de avaliação no ensino e aprendizagem devam:
ser de conhecimento exclusivo e próprio do professor em seu programa;
aferir o comportamento demonstrável do alunado através de testes mensurativos;
considerar fundamentalmente os conteúdos procedimentais;
avaliar a construção do conhecimento como um processo;
incluir a valorização do aluno através da nota como resultado do processo ensino e aprendizagem.
O cotidiano escolar deve garantir as condições para o uso dos conhecimentos resultantes das aulas de educação física. Sob o ponto de vista da inserção nos grupos de referência social, esse conhecimento serve para:
ressaltar as diferenças de aprendizagem entre os componentes de um grupo;
relacionar-se com grupos de grau equivalente de habilidade;
afirmar-se competitivamente sobre outros ambientes sócio-culturais;
relacionar-se e compartilhar experiências;
ocupar um lugar de maior destaque e respeito dentro do grupo.
Dentre as observações abaixo, a que se relaciona com a visão de Faria Jr. sobre os contestes é:
acontece a interferência da ação dos opositores no curso de sua prática;
estão presentes estratégias e táticas préestabelecidas;
são extremamente necessárias as iniciativas individuais para o seu sucesso;
temos o desenvolvimento de atividades físicas parciais;
temos atividades físicas naturais, em que as habilidades dos educandos são comparadas.
"...a educação vista sob esta perspectiva, engloba uma pedagogia culturalmente responsável, que tem como meta principal atender às necessidades e aos problemas das minorias nas escolas... a educação física e o desporto vêm denunciar a ocorrência de discriminação e opressão que tem sido experimentada por alguns segmentos da sociedade" O texto acima, citado por Cunha Jr., expressa o pensamento da seguinte corrente sociológica:
funcionalismo;
multiculturalismo;
marxismo;
neomarxismo;
positivismo.
O desporto moderno caracteriza-se fundamentalmente pelo "princípio do rendimento". Assumindo-se uma posição crítica perante tal característica, é procedente afirmar que ela:
valoriza o rendimento da máquina humana;
prescreve a execução de estratégias e programas de treinamento;
incrementa a sistematização especializada do ensino desportivo;
estimula o comércio desportivo devido à veiculação do desporto- espetáculo;
confirma a hierarquização social através da seleção competitiva.
Ao relacionarmos desporto e mídia, sob o ponto de vista ético, destacamos o papel do professor de educação física voltado para uma sociedade multicultural, quando ele, no contato com seus alunos:
I - destaca, da mensagem veiculada, possíveis aspectos que colaborem com a autonomia e leitura ativa do mundo;
II - esclarece e confirma o estímulo ao consumo vinculado ao desporto e às suas estrelas;
III - investiga conjunta e criticamente o que de orgânico à realidade social está presente na propaganda;
IV - Valoriza e assume o discurso ideológico informativo da mídia;
Pode-se dizer que está correto o que se afirma nos itens:
I e III;
II e IV;
II e III;
I, II e III;
I e IV.
Considere o esporte voleibol para responder às questões 3, 4 e 5.
No momento em que a bola é colocada em jogo pelo sacador, a numeração da posição de cada jogador é:Considere o esporte voleibol para responder às questões 3, 4 e 5.
Observe as figuras abaixo e responda:
A opção que relaciona, na seqüência, os sinais manuais oficiais do árbitro é:
Considere o esporte Futsal para responder as questões 6 e 7.
Quando os companheiros de equipe retornam a bola para o goleiro, pode-se afirmar que ele poderá recebê-la:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...