Questões de Educação Física do ano 2003

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para a elaboração de um programa de Educação Física e seleção dos respectivos conteúdos, deve-se levar em conta os seguintes conhecimentos sobre o educando:

  • a.

    peso, estatura e biotipo.

  • b.

    coordenação neuromuscular e força.

  • c.

    sexo, peso e estatura.

  • d.

    habilidade, peso e estatura.

  • e.

    etapa evolutiva e sexo.

Segundo Piaget, existe um período em que o aluno adolescente tem a possibilidade de, a partir da informação teórico-prática, inferir, generalizar, abstrair e criar novos gestos e seqüências. Esse período é denominado de inteligência

  • a.

    informal.

  • b.

    formal.

  • c.

    emocional.

  • d.

    concreta.

  • e.

    subconsciente.

A capoeira, dentro da programação de Educação Física, tem sido aceita pela profusão de ritmos e movimentos específicos, sendo considerada como esporte de ataque e defesa com conotação política e cultural por vários especialistas. Diante dessa definição, pode-se caracterizar a capoeira como

  • a.

    dança, com pontuação referente a toques no corpo do adversário.

  • b.

    atividade lúdica em que a música é o componente indispensável.

  • c.

    atividade que expressa a relação da voz do oprimido com o opressor.

  • d.

    atividade física praticada separadamente por ambos os sexos.

  • e.

    dança e luta sem qualquer conotação competitiva.

A prontidão para a aprendizagem de qualquer conteúdo, teórico ou prático, envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais, que se referem, respectivamente, a

  • a.

    maturação, socialização e flexibilidade.

  • b.

    motivação, socialização e maturação.

  • c.

    flexibilidade, força e maturação.

  • d.

    maturação, motivação e experiências anteriores.

  • e.

    talento inato, maturação e motivação.

O teste da corrida de 12 minutos, para ser considerado um teste fidedigno, quando aplicado por outro professor nas mesmas condições, terá como conseqüência resultados

  • a.

    independentes.

  • b.

    diferentes.

  • c.

    alternativos.

  • d.

    aleatórios.

  • e.

    iguais.

Habilidades complexas são mais fáceis de ser aprendidas se forem

  • a.

    interagindo indistintamente quanto às formas simples e complexas.

  • b.

    ensinadas de forma globalizada e, na seqüência, reduzidas em partes.

  • c.

    reduzidas a formas simples e gradativamente ficarem mais complexas.

  • d.

    ensinadas apenas as formas simples.

  • e.

    ministradas apenas as formas complexas.

O futebol nas escolas deve ser ministrado no ensino fundamental e no ensino médio

  • a.

    indistintamente para os meninos e meninas.

  • b.

    apenas para os alunos do sexo masculino.

  • c.

    apenas para os alunos do sexo feminino.

  • d.

    separando-se os meninos menos habilidosos e as meninas mais habilidosas.

  • e.

    excluindo os mais habilidosos de ambos os sexos.

Contrastando com os programas de Esporte, um elemento que NÃO é necessariamente essencial para o alcance dos objetivos nos programas de Educação Física, Dança ou Lazer é a

  • a.

    voluntariedade.

  • b.

    atividade motora.

  • c.

    intencionalidade.

  • d.

    competição.

  • e.

    individualidade.

A área em que o movimento humano NÃO é o elemento essencial, necessário e indispensável para sua caracterização é a

  • a.

    Cinesioterapia.

  • b.

    Recreação.

  • c.

    Educação Física.

  • d.

    Hidroginástica.

  • e.

    Dança.

Relacone corretamente os músculos predominantemente utilizados na flexão e extensão dos cúbitos (cotovelos) em uma suspensão livre na barra-fixa.

  • A.

    I e c

  • B.

    I e d

  • C.

    II e c

  • D.

    III e a

  • E.

    IV e b

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...