Questões de Educação Física do ano 2008

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.

As artes marciais foram se desenvolvendo ao longo do tempo e hoje, nas escolas brasileiras, são pouco incluídas como conteúdo das aulas de educação física.

  • C. Certo
  • E. Errado

As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.

Para que o professor possa utilizar as lutas e artes marciais como conteúdo de educação física é necessário que ele crie um clima de inclusão de todos sem a exigência de formar lutadores. As dimensões conceituais devem ser prioritárias nas aulas, com menor ênfase nas dimensões procedimentais e atitudinais.

  • C. Certo
  • E. Errado

As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.

Os cursos superiores de educação física no Brasil estão preparando melhor seus futuros professores na capacitação da capoeira como uma legítima revelação da cultura do movimento. Atualmente, o preconceito contra a capoeira tem diminuído, e a maioria das escolas brasileiras a inclui nos seus programas e currículos de educação física.

  • C. Certo
  • E. Errado

As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.

A roda é um ritual do jogo da capoeira, mas não é a sua manifestação mais importante.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação física escolar deve preparar os alunos na perspectiva do lazer ativo porque já existem evidências claras de que a inserção e a participação das pessoas nessa manifestação beneficiam suas qualidades de vida. Com referência a esse tema, julgue os itens seguintes.

Para que a educação física escolar contribua na educação para o lazer, deve-se utilizar apenas os jogos e brincadeiras como seus reais conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação física escolar deve preparar os alunos na perspectiva do lazer ativo porque já existem evidências claras de que a inserção e a participação das pessoas nessa manifestação beneficiam suas qualidades de vida. Com referência a esse tema, julgue os itens seguintes.

O professor pode, como voluntário, desenvolver projetos sociais com os alunos e a comunidade no qual a escola está inserida, fora do horário das aulas, como, por exemplo, em finais de semana.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação física escolar deve preparar os alunos na perspectiva do lazer ativo porque já existem evidências claras de que a inserção e a participação das pessoas nessa manifestação beneficiam suas qualidades de vida. Com referência a esse tema, julgue os itens seguintes.

Joffre Dumazedier, tendo como base os princípios de interesse cultural, classificou as atividades do lazer como físicas e esportivas, manuais, automobilísticas, industriais, religiosas, intelectuais, artísticas e sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, um dos principais objetivos educacionais é a preparação para a cidadania, isto é, compreender a cidadania como participação social e política, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Nas escolas, há um novo cenário, que aponta uma série de temas sociais que perpassam as disciplinas e necessitam ser abordados integradamente. A respeito desse tema, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens de 103 a 114.

Cidadania, nas sociedades democráticas, pode ser entendida como liberdade de ir e vir, de pensamento e expressão, direito à integridade física, direitos políticos, direito à paz e à preservação do meio ambiente. A conquista de direitos sociais como saúde, educação e moradia amplia o conceito de cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, um dos principais objetivos educacionais é a preparação para a cidadania, isto é, compreender a cidadania como participação social e política, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Nas escolas, há um novo cenário, que aponta uma série de temas sociais que perpassam as disciplinas e necessitam ser abordados integradamente. A respeito desse tema, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens de 103 a 114.

Transversalidade diz respeito ao aprender sobre a realidade, tratar de processos que estão sendo vividos intensamente pela sociedade, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, um dos principais objetivos educacionais é a preparação para a cidadania, isto é, compreender a cidadania como participação social e política, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Nas escolas, há um novo cenário, que aponta uma série de temas sociais que perpassam as disciplinas e necessitam ser abordados integradamente. A respeito desse tema, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens de 103 a 114.

Nos documentos dos PCN, a educação física como componente curricular obrigatório se encontra classificada nas áreas das ciências humanas e naturais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...