Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, os alunos devem desenvolver as seguintes habilidades:
I. Identificar a diversidade e características dos diferentes jogos e brincadeiras.
II. Aprender a tirar vantagens das regras nos jogos e brincadeiras.
III. Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação para o lazer.
IV. Vivenciar diferentes formas de jogos e brincadeiras e compreender a sua importância na vida das pessoas.
As habilidades propostas pelas Orientações Pedagógicas do 6º ao 9º ano são as que constam APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.
Marcelino (1987), citado no texto da Proposta Curricular/MG, destaca algumas visões relativas ao lazer: utilitarista, romântica, moralista e compensatória. A visão utilitarista refere-se à
redução do lazer a uma brincadeira.
utilização do lazer para transformação social.
utilização do lazer para encobrir atividades de trabalho.
redução do lazer á função de recuperação da força de trabalho.
A superação da perspectiva conservadora do lazer, segundo Marcelino (1987), implica levar o aluno do Ensino Médio a compreender o lazer como
instrumento de transformação da/na sociedade, promotor do ser humano em si mesmo.
forma de retribuir para o indivíduo o seu trabalho social.
forma de distrair o indivíduo das tensões do cotidiano e, assim, deixá-lo mais feliz.
instrumento para disciplinar os indivíduos em relação a hábitos saudáveis.
O esporte não leva necessariamente à saúde; por isso, é importante que a Educação Física esclareça o aluno do Ensino Médio sobre as relações entre esporte, saúde e qualidade de vida. Essas relações dependem de
princípios e valores que sustentam a prática de esporte: sua orientação (cooperação × competição, prazer × obrigação etc.).
qualidade do material esportivo à disposição do praticante.
assistência médica oferecida ao praticante.
A lógica que rege a relação entre esporte e mídia é a da espetacularização e do consumo. Todavia, é importante que o aluno de Ensino Médio saiba delimitar de que tipo de esporte trata essa relação. Nesse contexto, o professor de Educação Física deve fazer referência ao esporte
de alto rendimento.
para todos.
como lazer.
adaptado.
A caminhada é uma atividade física que pode ser abordada na aula de Educação Física no Ensino Médio como uma forma de lazer com benefícios para a saúde. Para organizar essa atividade em aula, o professor de Educação Física deve considerar as habilidades de
compreender como efetuar uma caminhada o mais rápido possível; identificar o melhor calçado para realizar a marcha atlética; relacionar o tipo de passada com o maior esforço físico durante a caminhada.
executar a marcha com 120 passos por minuto; conhecer as diferenças entre marchas: militar, atlética, escolar, etc.; sincronizar a ação dos braços com a das pernas.
realizar a caminhada em grupo; sincronizar a passada em duplas, trios e quintetos durante a caminhada; percorrer a maior distância possível em 12 minutos caminhando e depois correndo.
compreender os benefícios da caminhada; conhecer os cuidados necessários para sua realização; identificar suas diferentes formas e objetivos; relacionar o conceito de zona-alvo e condicionamento físico; identificar as alterações orgânicas decorrentes da atividade durante e após sua execução.
O conceito de Balanço Calórico é importante para que o aluno de Ensino Médio compreenda a relação entre atividade física, dieta e saúde. Esse conceito envolve a compreensão de mais dois conceitos que devem ser trabalhados em aula:
tipo de exercício e qualidade do alimento.
valor energético dos alimentos e valor do gasto energético das atividades físicas.
variedade de dieta e intensidade do exercício.
número de refeições e volume do exercício.
A dança como um conteúdo da aula de Educação Física no Ensino Médio possibilita, entre outras coisas, trabalhar com questões de gênero. Ela toca em preconceitos e assim o professor pode trabalhar visando habilidades de
reconhecer o movimento de dança mais adequado ao homem; reconhecer o movimento de dança mais adequado à mulher.
conhecer os tipos de dança pertinentes ao homem e à mulher; adquirir a habilidade para cada tipo de dança.
identificar a dança como possibilidade de superação de preconceitos; compreender as relações sociais entre homens e mulheres na dança.
relacionar a dança de salão e a competitiva aos gêneros; identificar os elementos constitutivos para a dança masculina e feminina.
No Ensino Fundamental, dentro do eixo temático − Esporte, e com relação a uma modalidade esportiva específica (por exemplo, voleibol), os tópicos que devem ser trabalhados nas aulas são
elementos técnicos básicos, tática, regras e hidratação.
história, elementos técnicos básicos, tática e regras.
história, regras, inclusão no esporte.
elementos técnicos básicos, regras, inclusão e hidratação.
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam
aspectos a serem considerados, exclusivamente, nas escolas da cidade de Belo Horizonte.
exemplos que podem ser aproveitados pelos professores de poucas escolas para sistematização do seu ensino, considerando seus conhecimentos e preferências.
aspectos superficiais da disciplina de Educação Física, que os professores devem desconsiderar, conforme as características específicas da escola em que trabalham.
aspectos fundamentais da disciplina de Educação Física, que não podem deixar de serem ensinados e que o aluno não pode deixar aprender.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...