Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
a ludicidade como essência da vivência corporal.
a qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena.
o corpo concebido na sua totalidade.
a democracia como fundamento do exercício da cidadania.
A Educação Física, para favorecer uma formação cidadã do aluno, requer que o processo ensino-aprendizagem, com relação ao conhecimento dos alunos e ao contexto da cultura, seja orientado pelos seguintes princípios metodológicos:
I. Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos;
II. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva.I. Consideração das tendências culturais mais em voga no mundo;
II. Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos.I. Valorização das novas experiências a serem adquiridas em detrimento dos conhecimentos prévios;
II. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva.I. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação não inclusiva;
II. Valorização das novas experiências a serem adquiridas não considerando os conhecimentos prévios dos alunos.Para favorecer a percepção, a compreensão e a aplicação dos conhecimentos na vida pessoal e social do aluno, devem ser criadas estratégias metodológicas, para que a apreensão do conhecimento passe pelo processo de
ação-ação-sistematização, articulando o fazer com o fazer e a sistematização com a reflexão.
ação-reflexão-ação, articulando a sistematização teórica com o fazer e o fazer com a reflexão.
reflexão-sistematização, articulando ambas, sem a necessidade da ligação com o fazer.
sistematização-ação, passando o conhecimento pronto para ser aplicado durante o fazer.
Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é
a proposta de ensino da Educação Física.
a infraestrutura física e material da escola.
o desempenho do professor.
o grau de desenvolvimento de competências e habilidades, seu nível de participação e relações sociais.
Segundo a Proposta Curricular de Educação Física/MG, currículo é compreendido como um conjunto de experiências organizadas sistematicamente em dada realidade concreta, historicamente situada... . Nessa perspectiva, o currículo em relação aos alunos visa à formação de sujeitos
conformados com a sua própria realidade.
obedientes, capazes de agir na realidade de modo a reproduzi-la segundo a ética democrática.
autônomos, capazes de intervir na realidade e transformá-la segundo a ética democrática.
capazes de intervir na realidade e transformá-la a partir de suas próprias crenças e vontades.
Na seleção dos conteúdos complementares, no sentido de atender às necessidades e aos interesses dos alunos, devem ser considerados os elementos da realidade escolar como as
condições da escola e as características locais e regionais da comunidade onde está inserida.
condições da escola e as características de seu interior, voltadas para o saber do professor.
características locais em que a escola está inserida, subordinadas ao conhecimento do professor.
características regionais em que a escola está inserida, com vistas às competições esportivas.
Os conteúdos das aulas de Educação Física devem ser entendidos como um meio para o aluno desenvolver competências e habilidades de que necessita para viver e atuar como cidadão em um mundo globalizado e complexo. Segundo Zabala (1998) competência é
o campo de ação onde o aluno é capaz de desempenhos ótimos.
o nível de conhecimento ótimo em relação a algum critério, que permite ao aluno ter mais confiança.
uma habilidade superior em algum campo específico, e, no caso da Educação Física, uma habilidade motora como chutar ao gol, realizar uma estrela etc.
a capacidade do sujeito de mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar decisões adequadas.
O lazer junto com corpo, deve ser contemplado em todos os eixos temáticos (esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, dança e movimentos expressivos). Com isso, é fundamental que o componente curricular de Educação Física trabalhe
a organização dos momentos de lazer dentro da escola.
as aulas de Educação Física como momentos de lazer.
a educação para a vivência do lazer.
as atividades de lazer dentro da escola, em especial em festas.
A Educação Física escolar deve contribuir para que o aluno conheça a ginástica, ou seja, deve permitir a liberdade de
descobrir e valorizar formas de movimento sem referência ao contexto; conhecer o objetivo com que se realizam as atividades e obedecer as decisões e soluções apresentadas pelo professor.
agir e descobrir formas de movimento individualmente significativas; conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar nas decisões e soluções apresentadas.
agir em formas de movimento individualmente padronizadas; conhecer o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar das competições escolares e eventos profissionais.
conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades; agir e participar das competições escolares reproduzindo movimentos criados pelo professor.
No Ensino Fundamental, espera-se que o aluno compreenda que o esporte corresponde a uma produção humana que se encontra em constante construção e que a história do esporte, relacionada ao contexto de cada época, atende aos mais diversos interesses políticos, econômicos e educacionais. Contar como foi esse processo implica que o aluno possa contar a história
de cada modalidade esportiva sem apropriação cultural.
do próprio ser humano e das apropriações diferenciadas de cada cultura.
de cada esporte e das apropriações do atleta de rendimento.
do próprio esporte e da criação diferenciada de suas regras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...