Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os CBCs de Educação Física contemplam os conhecimentos mínimos necessários para que os adolescentes e jovens possam
melhorar o desempenho motor em esportes de rendimento e desenvolver as capacidades físicas.
vivenciar sua corporeidade com autonomia e responsabilidade.
controlar seus comportamentos e aprender mais esporte de rendimento na escola.
garantir o sucesso da escola nas competições escolares.
A Educação Física sofreu mudanças ao longo dos anos, segundo os princípios éticos da sociedade e os projetos políticopedagógicos construídos pelas escolas em variadas épocas. Inicialmente, sua inserção no currículo escolar brasileiro associou-a com a ginástica, fundamentada na área
médica e na constituição do Estado Nacional.
do lazer e na constituição do Estado Novo.
médica e na constituição da ditadura militar.
do lazer e na constituição da ditadura militar.
A introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas também controlado e aperfeiçoado.
Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de exercícios ginásticos,boxe e hipismo.
judô e tiro ao alvo.
futebol e natação.
esgrima e evoluções militares.
O esporte, a ginástica, os jogos, as brincadeiras, a dança, os movimentos expressivos, dentre outros, correspondem aos conteúdos da Educação Física na educação básica. Esses conteúdos são manifestados em forma de vivências, conceitos, sentidos e significados ao longo das aulas. Dessa maneira, o entendimento da Educação Física como área de conhecimento tematiza
práticas corporais construídas ao longo do tempo.
atividades físicas do cotidiano contemporâneo.
movimentos da dança de salão.
esportes tradicionais com vistas ao rendimento.
A diretriz Corpo concebido em sua totalidade, que orienta o compromisso da Educação Física com uma formação cidadã, implica conceber o aluno como um ser humano
complexo, que deve ser dividido em suas muitas dimensões para ser melhor estudado e trabalhado.
com muitas dimensões independentes e divisíveis.
indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.
único, com pensamento e ação sem sincronia.
a ludicidade como essência da vivência corporal.
a qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena.
o corpo concebido na sua totalidade.
a democracia como fundamento do exercício da cidadania.
A Educação Física, para favorecer uma formação cidadã do aluno, requer que o processo ensino-aprendizagem, com relação ao conhecimento dos alunos e ao contexto da cultura, seja orientado pelos seguintes princípios metodológicos:
I. Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos;
II. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva.I. Consideração das tendências culturais mais em voga no mundo;
II. Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos.I. Valorização das novas experiências a serem adquiridas em detrimento dos conhecimentos prévios;
II. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva.I. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação não inclusiva;
II. Valorização das novas experiências a serem adquiridas não considerando os conhecimentos prévios dos alunos.Para favorecer a percepção, a compreensão e a aplicação dos conhecimentos na vida pessoal e social do aluno, devem ser criadas estratégias metodológicas, para que a apreensão do conhecimento passe pelo processo de
ação-ação-sistematização, articulando o fazer com o fazer e a sistematização com a reflexão.
ação-reflexão-ação, articulando a sistematização teórica com o fazer e o fazer com a reflexão.
reflexão-sistematização, articulando ambas, sem a necessidade da ligação com o fazer.
sistematização-ação, passando o conhecimento pronto para ser aplicado durante o fazer.
Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é
a proposta de ensino da Educação Física.
a infraestrutura física e material da escola.
o desempenho do professor.
o grau de desenvolvimento de competências e habilidades, seu nível de participação e relações sociais.
Os conteúdos das aulas de Educação Física devem ser entendidos como um meio para o aluno desenvolver competências e habilidades de que necessita para viver e atuar como cidadão em um mundo globalizado e complexo. Segundo Zabala (1998) competência é
o campo de ação onde o aluno é capaz de desempenhos ótimos.
o nível de conhecimento ótimo em relação a algum critério, que permite ao aluno ter mais confiança.
uma habilidade superior em algum campo específico, e, no caso da Educação Física, uma habilidade motora como chutar ao gol, realizar uma estrela etc.
a capacidade do sujeito de mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar decisões adequadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...