Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os CBCs de Educação Física contemplam os conhecimentos mínimos necessários para que os adolescentes e jovens possam

  • A.

    melhorar o desempenho motor em esportes de rendimento e desenvolver as capacidades físicas.

  • B.

    vivenciar sua corporeidade com autonomia e responsabilidade.

  • C.

    controlar seus comportamentos e aprender mais esporte de rendimento na escola.

  • D.

    garantir o sucesso da escola nas competições escolares.

A Educação Física sofreu mudanças ao longo dos anos, segundo os princípios éticos da sociedade e os projetos políticopedagógicos construídos pelas escolas em variadas épocas. Inicialmente, sua inserção no currículo escolar brasileiro associou-a com a ginástica, fundamentada na área

  • A.

    médica e na constituição do Estado Nacional.

  • B.

    do lazer e na constituição do Estado Novo.

  • C.

    médica e na constituição da ditadura militar.

  • D.

    do lazer e na constituição da ditadura militar.

A introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas também controlado e aperfeiçoado.

Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de exercícios ginásticos,

  • A.

    boxe e hipismo.

  • B.

    judô e tiro ao alvo.

  • C.

    futebol e natação.

  • D.

    esgrima e evoluções militares.

O esporte, a ginástica, os jogos, as brincadeiras, a dança, os movimentos expressivos, dentre outros, correspondem aos conteúdos da Educação Física na educação básica. Esses conteúdos são manifestados em forma de vivências, conceitos, sentidos e significados ao longo das aulas. Dessa maneira, o entendimento da Educação Física como área de conhecimento tematiza

  • A.

    práticas corporais construídas ao longo do tempo.

  • B.

    atividades físicas do cotidiano contemporâneo.

  • C.

    movimentos da dança de salão.

  • D.

    esportes tradicionais com vistas ao rendimento.

A diretriz Corpo concebido em sua totalidade, que orienta o compromisso da Educação Física com uma formação cidadã, implica conceber o aluno como um ser humano

  • A.

    complexo, que deve ser dividido em suas muitas dimensões para ser melhor estudado e trabalhado.

  • B.

    com muitas dimensões independentes e divisíveis.

  • C.

    indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.

  • D.

    único, com pensamento e ação sem sincronia.

  • A.

    a ludicidade como essência da vivência corporal.

  • B.

    a qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena.

  • C.

    o corpo concebido na sua totalidade.

  • D.

    a democracia como fundamento do exercício da cidadania.

A Educação Física, para favorecer uma formação cidadã do aluno, requer que o processo ensino-aprendizagem, com relação ao conhecimento dos alunos e ao contexto da cultura, seja orientado pelos seguintes princípios metodológicos:

  • A.

    I. Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos;

    II. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva.

  • B.

    I. Consideração das tendências culturais mais em voga no mundo;

    II. Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos.

  • C.

    I. Valorização das novas experiências a serem adquiridas em detrimento dos conhecimentos prévios;

    II. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva.

  • D.

    I. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação não inclusiva;

    II. Valorização das novas experiências a serem adquiridas não considerando os conhecimentos prévios dos alunos.

Para favorecer a percepção, a compreensão e a aplicação dos conhecimentos na vida pessoal e social do aluno, devem ser criadas estratégias metodológicas, para que a apreensão do conhecimento passe pelo processo de

  • A.

    ação-ação-sistematização, articulando o fazer com o fazer e a sistematização com a reflexão.

  • B.

    ação-reflexão-ação, articulando a sistematização teórica com o fazer e o fazer com a reflexão.

  • C.

    reflexão-sistematização, articulando ambas, sem a necessidade da ligação com o fazer.

  • D.

    sistematização-ação, passando o conhecimento pronto para ser aplicado durante o fazer.

Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é

  • A.

    a proposta de ensino da Educação Física.

  • B.

    a infraestrutura física e material da escola.

  • C.

    o desempenho do professor.

  • D.

    o grau de desenvolvimento de competências e habilidades, seu nível de participação e relações sociais.

Os conteúdos das aulas de Educação Física devem ser entendidos como um meio para o aluno desenvolver competências e habilidades de que necessita para viver e atuar como cidadão em um mundo globalizado e complexo. Segundo Zabala (1998) competência é

  • A.

    o campo de ação onde o aluno é capaz de desempenhos ótimos.

  • B.

    o nível de conhecimento ótimo em relação a algum critério, que permite ao aluno ter mais confiança.

  • C.

    uma habilidade superior em algum campo específico, e, no caso da Educação Física, uma habilidade motora como chutar ao gol, realizar uma estrela etc.

  • D.

    a capacidade do sujeito de mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar decisões adequadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...