Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São características dos princípios e valores próprios do esporte de rendimento (ER) e do esporte escolar (EE):

  • A.

    ER: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; inclusão de todos e ênfase no processo.

  • B.

    ER: Formação de atletas; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase no processo. EE: Formação do aluno/cidadão; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase na vitória.

  • C.

    ER: Formação do aluno/cidadão; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase no processo. EE: Formação de atleta; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase na vitória.

  • D.

    ER: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase no processo.

Considerando-se o Eixo Temático − Esporte, pressupõe-se uma sequência de habilidades pela qual o aluno passa, gradativamente, na escolarização. Nessa sequência espera-se que o aluno seja capaz de, respectivamente, conhecer a história de cada modalidade esportiva, além de

  • A.

    vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.

  • B.

    aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.

  • C.

    identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.

  • D.

    aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.

Considere as seguintes características de um conteúdo: uma ginástica de demonstração, aberta à participação das pessoas, sem limitação em relação a movimento, música, conteúdo, espaço físico, vestuário e composição; possibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos, com diversificação de idade e grupos heterogêneos em termos de desempenho e habilidades; uma de suas principais características é a não-competitividade. Essas características referem-se ao trato com a ginástica

  • A.

    geral.

  • B.

    rítmica desportiva.

  • C.

    rítmica desportiva.

  • D.

    aeróbica.

Com relação ao Eixo Temático − Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem

  • A.

    adquirir força e flexibilidade para executar os movimentos da forma mais perfeita possível.

  • B.

    vivenciar e conhecer os nomes de todos os movimentos ginásticos.

  • C.

    conhecer as características de cada um dos aparelhos da Ginástica Artística.

  • D.

    vivenciar e conhecer as características de cada modalidade.

No Ensino Médio, no Eixo Temático − Esporte, os alunos devem

  • A.

    criar as regras com base nos interesses imediatos do grupo ou parte dele.

  • B.

    compreender as regras das modalidades e cumpri-las incondicionalmente.

  • C.

    analisar as regras das modalidades estudadas e alterá-las de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.

  • D.

    simplificar as regras de tal forma que elas não sejam mais necessárias para as práticas da modalidade.

No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1) re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4) construir brinquedos como “papagaio” ou “pipa”, bolas de meia, “vaivém”, dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de

  • A.

    jogos e brincadeiras.

  • B.

    jogos e dança.

  • C.

    brincadeiras e esporte.

  • D.

    dança e esporte.

A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado

  • A.

    rolê.

  • B.

    ataque.

  • C.

    esquiva.

  • D.

    ginga.

O ensino sobre a diversidade cultural nas danças brasileiras, no Ensino Fundamental, deve levar em consideração a aquisição das seguintes habilidades:

  • A.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança de outros países;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.

  • B.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança em nosso país;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.

  • C.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos de outros países;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.

  • D.

    I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos em nosso país;

    II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.

Um professor, ao planejar sua aula para trabalhar com tópico A inclusão no esporte, no Ensino Fundamental, deve ter em mente os princípios de não seleção e da aprendizagem, além dos de

  • A.

    inclusão, participação parcial e rendimento.

  • B.

    exclusão, participação seletiva e competição.

  • C.

    inclusão, participação significativa e ludicidade.

  • D.

    exclusão, participação dos melhores e rendimento.

Ao elaborar uma aula de dança para o Ensino Fundamental, deve-se criar oportunidades de identificar e vivenciar os elementos constitutivos da dança, que são:

  • A.

    Beleza, formas e tempo.

  • B.

    Formas, formato e formação.

  • C.

    Campo, espaço e formas.

  • D.

    Formas, espaço e tempo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...