Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Alguns equipamentos são utilizados na antropometria que tem funções específicas.

Para estimarmos a composição corporal em milímetros utilizamos um(a):

  • A.

    Balança.

  • B.

    Pedômetro.

  • C.

    Antropômetro

  • D.

    Adipômetro.

  • E.

    Fita flexível.

Uma alta frequência de movimentos pressupõe uma condição de aquecimento.

Ao aquecermos um músculo ou grupos musculares, estamos promovendo a nível neuromuscular:

  • A.

    Um declínio das reações bioquímicas.

  • B.

    Um equilíbrio nas reações bioquímicas.

  • C.

    A melhora da capacidade das reações bioquímicas.

  • D.

    A melhoria no equilíbrio das reações musculares.

  • E.

    Um prejuízo para a atividade motora a ser realizada.

Alguns aspectos devem ser considerados ao prescrevermos exercícios para grupos especiais. Estudos mostram que a prática de atividade física regular promove uma melhora na execução das tarefas diárias do portador de deficiência física ou mental.

Com base nessas informações, um programa de exercícios deve ser:

  • A.

    Semelhante, dando prioridade aos objetivos a serem atingidos.

  • B.

    Individualizado, priorizando as necessidades específicas de cada deficiente.

  • C.

    Individualizado e rigoroso, priorizando atingir os objetivos rapidamente.

  • D.

    Generalizado, pois toda deficiência assemelha- se em suas características.

  • E.

    Generalizado e leve, para que todos tenham um desenvolvimento igual.

Alongamento, segundo Dantas (1999), é a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude articular normal, com o mínimo de restrição possível.

Com base no conceito acima, é correto afirmar sobre o alongamento:

  • A.

    Durante sua execução, a articulação é forçada ao seu limite máximo.

  • B.

    Provoca adaptações duradouras nos componentes plásticos, elásticos e inextensíveis, possibilitando o alcance de novos articulares superiores as primitivos.

  • C.

    Mecanismos de propriocepção são estimulados e os terminais nervosos da dor podem ser estimulados nos limites máximos.

  • D.

    Sua principal atuação será sobre os componentes plásticos através do estiramento da musculatura e dos ligamentos.

  • E. Logo após a sua realização, a flexibilidade é diminuída, mas gera adaptações que irão aumentá-la em longo prazo.

A aptidão física está relacionada com a capacidade de realizar atividades físicas, podendo ser avaliada sob aspectos de saúde e performance.

Sob o aspecto de saúde, os componentes mais frequentemente avaliados são:

  • A.

    Composição corporal, tempo de reação e resistência cardiorrespiratória.

  • B.

    Composição corporal, aptidão músculo esquelética e potência.

  • C.

    Resistência cardiorrespiratória, velocidade e aptidão músculo esquelética.

  • D.

    Resistência cardiorrespiratória, tempo de reação e agilidade.

  • E.

    Resistência cardiorrespiratória,composição corporal e aptidão músculo esquelética.

Ao avaliarmos nossa capacidade de continuar ou persistir em tarefas extenuantes, envolvendo grandes grupos musculares por período de tempo prolongados, estamos avaliando o componente físico chamado:

  • A.

    Velocidade.

  • B.

    Força muscular.

  • C.

    Cardiorrespiratório.

  • D.

    Flexibilidade.

  • E.

    Resistência.

A nicotina comprovadamente é um dos muitos componentes do fumo que contribui para os efeitos tóxicos naqueles considerados fumantes. Além da nicotina, temos o monóxido de carbono, que segundo Kuschinski/Luellmann appud Weineck (2000), circula no sangue do fumante no valor de 1 a 3%. As afirmativas abaixo correspondem aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina sobre o organismo.

1. Os efeitos do CO (monóxido de carbono) podem ser classificados em agudos e crônicos. As modificações a nível de função celular de transporte de oxigênio são consideradas de efeito agudo.

2. Devido ao efeito vasoconstritor da nicotina, ocorre uma redução da circulação na pele e com isso uma piora na termo regulação.

3. A principal capacidade física que pode ser alterada pelo consumo constante do fumo está relacionada com a força.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 2.

  • C.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Nossas escolhas e decisões cotidianas certamente afetam a maneira como vivemos e por quanto tempo vivemos. A escolha por um estilo de vida ativo poderá trazer uma série de modificações corporais.

Assinale a alternativa que melhor explica a influência da atividade física na qualidade de vida.

  • A.

    Todas as partes de nosso corpo, se usadas com moderação e exercitadas em tarefas a que estão acostumadas, tornam-se saudáveis e envelhecem mais lentamente, enquanto que, se utilizadas com pouca frequência, tornam-se sujeitas a doenças e envelhecem rapidamente.

  • B.

    Modificações nas sociedades humanas, de magnitude e ritmo sem precedentes, fizeram com que a atividade física passasse a ser estudada como fator de prevenção.

  • C.

    A atividade física entendida como uma característica do ser humano representa um tema discutido por vários segmentos da sociedade moderna.

  • D.

    A diminuição de espaços ao ar livre, utilização de tecnologias e maus hábitos alimentares não influenciam na qualidade de vida.

  • E.

    A atividade física representa uma das causas dla morte prematura nas sociedades contemporâneas.

Para Damasceno (1992), os testes de habilidades físicas são considerados elementos importantes de avaliação para uma melhoria da condição neuro- -psico-social do portador de deficiência mental (DM). Ao avaliarmos um DM devemos primeiramente classificá- lo, podendo assim selecionar sua capacidade de entendimento para executar os testes propostos.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o coeficiente de Inteligência de um DM, pode ser classificado em:

  • A.

    DM aguda e DM crônica

  • B.

    DM tipo I, DM tipo II, DM tipo III, DM tipo IV

  • C.

    DM nível I, DM nível II, DM nível III, DM nível IV

  • D.

    DM grau I, DM grau II, DM grau III, DM grau IV

  • E.

    DM grau I, DM grau II, DM grau III, DM grau IV

Além das atividades físicas regulares, outras atividades também contribuem para o desenvolvimento psico-físico-social do deficiente. Livre de pressões e avaliações, criam um clima de liberdade, propício à aprendizagem.

Essas atividades são denominadas:

  • A.

    Jogos Recreativos.

  • B.

    Jogos exploratórios.

  • C.

    Jogos de aprendizagem.

  • D.

    Atividades direcionadas.

  • E.

    Atividades direcionadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...