Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Estado de Santa Catarina, mesmo tendo como base a Lei Federal LDBEN no 9394/96, diferencia sua conceituação no que se refere à educação especial, descrito em seu Artigo 58.
Em nosso Estado, a Educação Especial é vista como:
Política de escolaridade que deve ser fundamentada no direito à diferença e na construção do sujeito cultural, social e histórico.
Atendimento educacional que tem por objetivo corrigir e minorar os efeitos da condição específica de cada aluno, mediante sua adaptação escolar e interação social.
Inclusão e valorização fundamentada nos direitos de todo o cidadão comum onde busca amenizar os efeitos da condição individual de cada um.
Respeito às diferenças e à prática de inclusão, introduzindo o portador de deficiência nos programas educacionais propostos na rede de ensino regular.
Processo interativo de educação escolar que visa à prevenção, ao ensino, à reabilitação e à integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.
Ao percorrermos a história da humanidade, podemos constatar e identificar períodos onde a exclusão social e o extermínio de pessoas portadoras de deficiência eram legitimados. A construção de uma sociedade inclusiva é um processo que envolve todos os segmentos sociais, dentre os quais podemos destacar a família e a escola.
O Estado de Santa Catarina vem participando deste processo no qual o princípio de educação inclusiva se institui através de documentos. Sua política de Educação Especial (Decreto no 5296/2004) trata da inclusão, garantindo que:
Todas as pessoas com deficiência deverão passar por uma seleção, para terem assegurado o acesso às escolas de educação infantil e ensino fundamental.
A todas as pessoas de 0 a 14 anos deverá ser assegurado o acesso, mediante a garantia de matrícula e de frequência, às escolas de educação infantil e do ensino fundamental.
A todas as pessoas, independentemente da idade, deverá ser assegurado o acesso, mediante a garantia de matricula e frequência, às escolas de educação infantil e do ensino fundamental.
A todas as pessoas, independentemente do grau de seu comprometimento, deverá ser assegurado o acesso, mediante a garantia de matricula e de frequência, às escolas de educação infantil e do ensino fundamental e médio.
A todas as pessoas portadoras de deficiências deverá ser assegurado o acesso, mediante garantia de matricula e frequência, somente às escolas de educação especial.
A prática de exercícios físicos leva a resultados benéficos para os diabéticos. Com exercícios físicos apropriados, dieta controlada e a devida medicação prescrita pelo médico, os diabéticos podem ter entre outros os seguintes benefícios, EXCETO:
Elevação da eficácia da insulina.
Diminuição nos níveis de glicose no sangue durante e por até 48 horas após a atividade.
Manutenção da quantidade de medicamentos necessários: diminuição nos níveis de glicose, e aquantidade de insulina necessária também diminuem.
Melhora na circulação: exercícios físicos ajudam a construir mais capilares nos tecidos, assim melhorando a circulação periférica.
Controle do peso corporal.
Para que a força muscular seja aumentada, é preciso que as cargas de treinamento provoquem tensões no músculo superiores àquelasexperimentadasdurante as atividades cotidianas. Essa basicamente, é a definição de um dos mais importantes Princípiosdo Treinamento da Força Muscular nos processos de treinamento e reabilitação. O texto se refere a que principio?
Principio da Reversibilidade.
Principio da Imobilização.
Principio da Especificidade.
Principio da Sobrecarga.
Principio da Potência Muscular.
A Cinesiologia é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos .Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e por convenção os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica. Na posição anatômica, o corpo é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais:
I-O Plano Sagital, divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão.
II-O Plano Coronal ou Frontal, divide o corpo em partes anterior(ventral) e posterior(dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo ântero-posterior incluem a abdução e adução.
III-O Plano Transversal ou Horizontal, divide o corpo em partes superior, medial e inferior. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial-lateral e pronação- supinação.
A esse respeito pode-se concluir que estão corretas as afirmativas:
I e II
I
II e III
I,II e III
I e III
Existem dois objetivos na execução de um programa de treinamento na gravidez, são eles: preparar para o parto e manter a saúde por meio da forma física. Neste sentido para montar um programa de treinamento seguro e eficaz, é necessário observar algumas recomendações. EXCETO:
Prescrever exercícios leves e de forma regular, numa frequência de três a cinco vezes por semana.
Evitar todo e qualquer tipo de impacto sobre as articulações.
Controlar constantemente a frequência cardíaca, mantendo a mesma ente 40% a 80% da máxima, para segurança da gestante e do bebê, evitando assim a falta de oxigênio para o feto.
Antes de iniciar um programa de atividade física, consultar o obstetra para que o mesmo informe particularidades sobre a gestaçãoe exercícios contra indicados para o caso especifico da gestante.
Os exercícios físicos com maiores índices de recomendações são: atividades aquáticas (hidroginástica), alongamentos, reforço muscular geral e exercícios aeróbicos de baixa intensidade e sem impacto.
A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associadas a dieta inadequada e uso do fumo. É bastante prevalente a inatividade física entre idosos. Os principais benefícios biológicos, psicológicos e sociais proporcionados pele desempenho da atividade física podem ser observados, EXCETO:
Melhor funcionamento corporal, diminuindo as perdas funcionais, favorecendo a preservação da independência.
Redução no risco de morte por doenças cardiovasculares
Diminuição da ansiedade, do estresse, melhora do estado de humor e da auto-estima.
Diminui a resposta imunológica.
Ampliação do contato social.
A recomendação de atividade física para hipertensos baseia-se em parâmetros de frequência, duração, intensidade e modo de realização. Observe as afirmativas
I- A atividade física deve ser realizada por pelo menos 30 minutos, de intensidade moderada, na maior parte dos dias da semana(5) de forma continua ou acumulada.
II- A orientação ao paciente deve ser clara e objetiva. As pessoas devem incorporar a atividade física nas atividades rotineiras como caminhar, subir escadas, realizar atividades domésticas dentro e fora de casa.
III- De forma prática, a atividade não deve ser fatigante, pois aí ela deixaria de ser moderada e passaria a ser intensa.
IV- Para prática de atividades moderadas, há necessidade da realização de avaliação cardiorrespiratória de esforço para indivíduos iniciarem um programa de atividade física.
Estão corretas somente as afirmativas:
I, II e IV
I, III e IV
II e III
I, II, III, IV
I, II e III
A Flexibilidade pode ser definida como qualidade física expressa pela amplitude do movimento voluntário de uma articulação ou combinação de articulações num determinado sentido. Assinale a opção CORRETA sobre os fatores influenciadores da flexibilidade.
Volume muscular, idade, hora do dia, temperatura ambiente, estado de treinamento e situação do atleta.
Maleabilidade da pele, volume muscular, sexo, hora do dia, estado de treinamento, situação do atleta e elasticidade muscular.
Idade, sexo, hora do dia, temperatura ambiente, estado de treinamento e situação do atleta.
Mobilidade articular, idade, sexo, hora do dia,temperatura ambiente e elasticidade muscular.
Idade, sexo, hora do dia, maleabilidade da pele, estado de treinamento e situação da pele.
"Parte da preparação física que visa provocar alterações no organismo, principalmente nos sistemas cardiocirculatório e respiratório, incluindo o sistema de transporte de oxigênio e o mecanismo de equilíbrio ácidobase, de forma a propiciar uma melhoria da performance." O texto acima refere-se ao Treinamento Cardiopulmonar. Em relação as suas finalidades, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
I - Profilática
II - Terapêutica
III - De Estabilização
IV - Estética
V - De Treinamento
( ) Realizado por pessoas doentes como fator de controle de suas afecções ou disfunções.
( ) Quando realizado por não-atleta, saudável, visando prevenir o surgimento de uma hipocinesia.
( ) Quando o treinamento é realizado visando obter uma diminuição da gordura corporal.
( ) Executado durante a preparação de atletas com finalidade competitiva e obedecendo aos princípios científicos do treinamento desportivo.
( ) Se o treinamento é feito por sedentários visando a cura ou coadjuvação no tratamento de algum problema de saúde.
A sequência CORRETA é:
III, I, IV, V, II
III, II, V, IV, I
I, II, IV, V, I
II, I, III, V, II
IV, III, II, V, I
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