Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma professora reuniu seus alunos no início do período letivo e levou-os para uma incursão pelo bairro onde estava inserida a escola em que trabalhava. Ela orientou os alunos a fazerem anotações, durante o passeio, sobre as práticas corporais observadas pelo caminho. Com base nessa situação, é correto afirmar, considerando-se os estudos culturais, que a professora

teve como propósito exclusivo fazer uma avaliação diagnóstica da cultura corporal da comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das relações sociais presentes nos jogos utilizados em aulas de educação física, julgue os itens seguintes.

Em uma aula que tenha como tema o futebol, estabelecer a regra de obrigatoriedade de passar a bola para todos os componentes da equipe antes de tentar um gol não garante a solidariedade e o espírito de equipe em uma turma com meninos e meninas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das relações sociais presentes nos jogos utilizados em aulas de educação física, julgue os itens seguintes.

Os esportes olímpicos se legitimam no currículo da educação física escolar por serem a principal expressão de lazer ativo presente na sociedade brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das relações sociais presentes nos jogos utilizados em aulas de educação física, julgue os itens seguintes.

Os jogos populares se apresentam como excelente alternativa pedagógica para as aulas de educação física no ensino fundamental, mas devem ser substituídos gradativamente pelos esportes formais, de modo a atender o nível de desenvolvimento dos alunos no ensino médio.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das relações sociais presentes nos jogos utilizados em aulas de educação física, julgue os itens seguintes.

Aplicados na dinâmica das aulas de educação física curricular, os jogos cooperativos são estratégias pedagógicas que eliminam a competição e a hierarquização presentes na nossa sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao tema lazer e educação física, dentro de uma perspectiva atual, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    O mercado, hoje, não impõe um modelo de beleza. Valorizam o corpo desconsiderando o status e o poder, não frustrando os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido pela mídia.

  • B.

    O mercado, hoje, impõe um modelo de beleza. Esse modelo é disseminado principalmente pelos meios de comunicação de massa (TV, rádio, revistas, jornais) que valorizam o corpo belo que tem status e poder, frustrando os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido em nosso meio.

  • C.

    O mercado, hoje, impõe um modelo de beleza, mas não utiliza a mídia para disseminar este modelo de beleza, não frustrando, assim, os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido em nosso meio.

  • D.

    O mercado, hoje, não impõe um modelo de beleza, objetivando unicamente a saúde fisiológica e a divulgação dos bons hábitos de vida, como a prática regular de atividade física e reeducação alimentar.

Dentro do contexto da Educação e Lazer, referente ao tema EDUCAR PELO LAZER e EDUCAR PARA O LAZER, marque a alternativa CORRETA:

  • A.

    Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional.

  • B.

    Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, contudo, não sendo o lazer, o meu objetivo, em si.

  • C.

    Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si.

  • D.

    Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação não utilizando este como meio educacional e sim como uma atividade isolada. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si.

Com relação ao contexto da Educação e Lazer, referente às possibilidades de vivência no lazer, podemos citar as físico esportivas, artístico manuais, intelectuais, sociais e turístico ambientais. Com relação às intelectuais, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    São vivências caracterizadas por atividades físicas e esportivas, de forma geral.

  • B.

    São vivências caracterizadas pelas atividades artísticas.

  • C.

    Tem como característica a perspectiva do turismo e do meio ambiente, pois estas desenvolvem os aspectos intelectuais.

  • D.

    Parte da premissa de que é necessário um aprendizado, ou ações educativas que podem desenvolver o nível cognitivo e intelectual do aluno.

No Brasil, as modalidades de ensino são a Educação Básica e a Educação Superior. Com relação à Educação Física, é CORRETO afirmar:

  • A.

    O seu principal objetivo é qualificar o docente, assegurando desta forma, ao educando, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos superiores.

  • B.

    O seu principal objetivo é desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho, desprezando a possibilidade do discente desenvolver estudos superiores.

  • C.

    O seu principal objetivo é desenvolver o educando para o aprendizado profissionalizante, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho.

  • D.

    O seu principal objetivo é desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos superiores.

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, durante muito tempo, denominou creche ao equipamento educacional que atendia crianças de 0 a 3 anos, e de Pré-escola ao que atendia crianças de 4 a 6 anos. Medidas legais modificaram o atendimento das crianças na pré-escola. Após a aprovação, pelo Senado, em 5 de janeiro de 2006, do projeto de Lei 144/2005, devem estar obrigatoriamente matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental:

  • A.

    Alunos com seis anos de idade.

  • B.

    Alunos com cinco anos de idade.

  • C.

    Alunos até dez anos de idade.

  • D.

    Alunos com qualquer idade, desde que com motivação fundamentada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...