Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao Ensino Fundamental, é CORRETO afirmar que:
Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, oito anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e quatorze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e quatorze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e treze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e treze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas, dentro da disponibilidade; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Relacionado a presença das aulas de Educação Física em todos os níveis da Educação Básica, marque a alternativa INCORRETA.
A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar, facultativa nos cursos noturnos.
Um grande avanço proporcionado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física é a inserção curricular na Educação Infantil.
A Educação Física será componente curricular no horário noturno, se a escola quiser, e o aluno frequentará estas aulas quando desejar.
A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
Em referência à abordagem que versa sobre a presença da Educação Física no ensino Superior, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física, é CORRETO afirmar:
Há referência sobre a Educação Física no Ensino Superior, considerando sua importância na formação do futuro profissional.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física possui um capítulo exclusivo para tratar sobre o assunto, sendo este ensino, facultativo no nível superior.
Não há nenhuma referência na Lei citada, sobre a Educação Física no Ensino Superior, tendo a Educação Física, de fato, sofrido uma exclusão sumária, ou seja, uma exclusão simples, sem maiores formalidades.
É facultativo apenas nos cursos noturnos.
Em referência à Cultura Corporal de Movimento, é CORRETO afirmar que:
No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento não pode ser considerada conhecimento produzido historicamente, pois o conhecimento só pode ser transmitido através das disciplinas exatas.
O trabalho na área de Educação Física não possui nenhuma relação com as concepções sócios culturais de corpo e movimento.
A cultura Corporal do Movimento não pode ser reproduzida e transformada em benefício do exercício crítico da cidadania, ou seja, na formação do cidadão.
No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento pode ser considerada conhecimento produzido historicamente. Todo o conhecimento que o homem, ao longo de sua existência, acumulou com relação ao corpo em movimento (sejam as danças, as lutas, os esportes, as ginásticas, os jogos ou brincadeiras).
No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento apresenta conteúdos específicos. São conteúdos da Cultura Corporal de Movimento, EXCETO:
Lazer.
Ginástica.
Jogos e Brincadeiras.
Dança e Atividades expressivas.
Dentro dos Conteúdos da Cultura Corporal do Movimento, referentes às Lutas, é CORRETO afirmar:
A luta, no âmbito escolar, tem como objetivo preparar o aluno para os possíveis confrontos que podem ocorrer na Escola, em função de atritos diversos entre os discentes.
A luta, no âmbito escolar, não deve se reduzir a um combate ao adversário, mas, sim, a superação de obstáculos, que, muitas vezes, são intrínsecos, porém, pertencentes à consciência, em busca de equilíbrio.
A luta, como conteúdo da Educação Física Escolar, para os alunos, o outro é um inimigo que dever ser enfrentado.
A luta, no conteúdo da Educação Física Escolar, deve ter uma relação de agressão e não de interação, visando preparar o aluno para as possíveis situações em que este sofra qualquer tipo de violência.
Com relação à Inclusão nas aulas de Educação Física, é CORRETO afirmar:
Entende-se que inclusão é somente do deficiente físico, que é amplamente discriminado pela sociedade.
Para a Educação Física Inclusiva, há uma caracterização de deficientes e não deficientes, desconsiderando uma análise das diferenças individuais.
O conceito mais amplo de inclusão traduzido como educação para todos abarca todas as diferenças dos indivíduos, de gênero, etnia, cultura, classe social e outra. A garantia de acesso e permanência na escola são fatores altamente inclusivos.
O profissional de Educação Física não tem como participar do processo de inclusão de maneira efetiva, pois, lidar com as diferenças dos discentes nas aulas de Educação Física é muito complexo.
Durante a aula de Educação Física, um aluno apresentou o quadro de crise convulsiva. Diante desta situação, em relação a postura e ação do pronto socorrista, marque a alternativa INCORRETA:
A primeira medida é avaliar o cenário onde está o paciente. O socorrista deve evitar toda e qualquer situação que possa colocar sua integridade em risco.
Deve tentar introduzir objetos entre os dentes, visando evitar que a vítima cause lesões na cavidade bucal e não enrole a língua, podendo causar asfixia.
Colocar a pessoa deitada de costas em um local plano, confortável, afastada de toda fonte de risco, por exemplo: tomadas elétricas, fios, objetos perfurantes.
Durante a crise convulsiva, deve-se segurar a cabeça da vítima, objetivando que esta não cause traumas no próprio crânio.
Com relação ao atendimento de urgência, no caso de queimaduras, referente a postura adotada pelo pronto socorrista, marque a alternativa INCORRETA:
No caso de surgimento de bolhas no local da queimadura, estas devem ser estouradas para que a dor seja aliviada e facilite o processo de recuperação da lesão.
Deve ser verificado as vias aéreas, respiração, circulação e nível de consciência (especiais atenções para vias aéreas superiores em queimados de face).
Deve-se retirar partes das roupas não queimadas, devendo, no caso das roupas queimadas aderidas no local, recortar em volta, não as retirando.
Quando a queimadura for de 1º grau, deve-se banhar o local com água fria.
Com relação ao atendimento de urgência, no caso de uma evisceração, marque a alternativa INCORRETA:
As vísceras devem ser colocadas no local de origem e, após, colocar sobre o ferimento um pano umedecido; transportar o mais rápido possível para o hospital.
O local da lesão deve ser coberto com um pano limpo, umedecido com soro fisiológico ou água limpa.
Se possível, cubra o pano úmido com um plástico estéril para evitar infecções.
Enfaixar o local para estabilizar o ferimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...