Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Historicamente, existe pelo menos um ponto em comum entre as várias concepções da Educação Física Brasileira. Assinale a alternativa que APRESENTA esse ponto em comum.

  • A.

    A Ginástica e o Desporto devem primar essencialmente pelo estabelecimento de hábitos que proporcionem o lazer.

  • B.

    A insistência na tese da Educação Física como atividade capaz de garantir a aquisição e a manutenção da saúde individual.

  • C.

    Os jogos recreativos devem servir como processos que conduzam ao treinamento generalizado para que a performance atlética seja alcançada.

  • D.

    A caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejáveis para uma sociedade mais justa.

  • E.

    A Educação Física deve ser suficientemente rígida, de modo a colaborar com o processo de seleção natural.

No decorrer da história da Educação Física, surgiram várias abordagens pedagógicas. Numere a coluna 2 identificando as características das abordagens pedagógicas de Educação Física encontradas na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    III – II – I – IV – V

  • B.

    II – V – IV – III – I

  • C.

    I – IV – II – V – III

  • D.

    III – II – IV – V – I

  • E.

    III – V – II – IV – I

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação aos direitos do profissional de Educação Física, tomando como referência o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs.

( ) Exercer a profissão sem ser discriminado por questões de religião, raça, sexo, idade, opinião política, cor, orientação sexual ou de qualquer outra natureza.

( ) Recorrer ao Conselho Regional de Educação Física, quando impedido de cumprir a lei ou o que dispõe o Código de Ética, no exercício da profissão.

( ) Respeitar e fazer respeitar o ambiente de trabalho, bem como os colegas de profissão e seus superiores.

( ) Participar de movimentos em defesa da dignidade profissional, principalmente na busca de aprimoramento técnico, científico e ético.

( ) Promover a Educação Física no sentido de que ela seja um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – F – V – F

  • B.

    F – V – V – F – V

  • C.

    V – V – F – V – F

  • D.

    V – F – F – V – V

  • E.

    F – F – V – F – V

Tendo por base o Estatuto do Conselho Regional de Educação Física da 3ª Região – CREF3/SC e o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs, afirma-se que o descumprimento do referido Código constitui infração disciplinar, ficando o infrator sujeito a penalidades. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as penalidade previstas nos referidos documentos.

( ) Chamada verbal.

( ) Advertência escrita, com ou sem aplicação de multa.

( ) Censura pública.

( ) Suspensão do exercício da profissão.

( ) Renúncia ao direito de voto junto ao CREF3/SC.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – F – V – V

  • B.

    F – V – V – F – F

  • C.

    V – V – F – V – F

  • D.

    F – V – V – V – F

  • E.

    F – F – V – F – V

Com relação à terminologia aplicada à Educação Física, numere a coluna 2 identificando as características dos vários tipos de movimentos encontrados na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – I – IV – II – III

  • B.

    IV – I – V – III – II

  • C.

    V – IV – III – II – I

  • D.

    II – III – IV – I – V

  • E.

    I – IV – II – V – III

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre medidas e avaliação em Educação Física.

( ) Usualmente, utiliza-se a relação entre massa corporal e estatura como indicador de índice de massa corporal (IMC).

 ( ) As medidas de dobras cutâneas são utilizadas como uma forma direta de mensuração da adiposidade corporal.

( ) Os diâmetros ósseos podem ser medidos por meio de um instrumento denominado estadiômetro.

( ) A composição corporal é determinada pela quantificação dos principais componentes estruturais do corpo humano: osso, músculo e gordura.

( ) A estatura é o maior indicador do crescimento corporal, sendo mensurada considerando a distância entre as referências anatômicas do vértex e da região plantar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – F – V

  • B.

    V – V – F – F – F

  • C.

    V – F – F – V – V

  • D.

    F – V – V – V – F

  • E.

    F – F – V – V – V

O crescimento físico pode ser representado por meio de dois tipos de curvas: a curva de distância ou de crescimento longitudinal e a curva de velocidade de crescimento. Numere a coluna 2 identificando a velocidade de crescimento de acordo com as fases descritas na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    II – I – II – III – I

  • B.

    I – III – II – I – III

  • C.

    III – II – III – II – I

  • D.

    II – I – I – III – II

  • E.

    II – III – I – I – II

Sobre a prática de exercícios físicos, analise as afirmativas abaixo.

I - Os exercícios de efeitos localizados são os mais eficazes para desenvolver a resistência aeróbica.

II - Em exercícios de intensidade moderada e longa duração, as gorduras são utilizadas preferencialmente como fonte de energia.

III - Na elaboração de um programa de exercícios físicos, deve-se conhecer a faixa etária do indivíduo e as modificações que ocorrem nesse período.

IV - Pessoas mais pesadas gastam menos calorias do que pessoas leves para realizar um mesmo trabalho que envolva deslocamento corporal.

 V - A monitorização da frequência cardíaca é a forma mais utilizada para quantificar a intensidade do exercício físico.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas II, IV e V são corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

  • E.

    Somente as afirmativas II, III e V são corretas.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase abaixo. Os exercícios essencialmente aeróbios são de ______________ duração com intensidade ______________ e se utilizam principalmente dos__________ para ressintetizar o Trifosfato de Adenosina (ATP).

  • A.

    curtíssima – alta – carboidratos

  • B.

    longa – moderada – lipídeos

  • C.

    longa – moderada – lipídeos

  • D.

    longa – baixa – carboidratos

  • E.

    curta – moderada – protídeos

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à fisiologia do exercício físico quanto à transferência de energia.

( ) A diferença entre a necessidade de oxigênio e o oxigênio realmente consumido recebe a designação de déficit de oxigênio.

( ) A capacidade máxima para a ressíntese aeróbica do Trifosfato de Adenosina (ATP) é medida quantitativamente como consumo máximo de oxigênio ou VO2 máx.

( ) Em atividades físicas de grande duração e baixa intensidade, a energia é proporcionada quase que exclusivamente pelos fosfatos de alta energia: Trifosfato de Adenosina (ATP) e Creatina Fosfato (CP).

( ) O exercício físico moderado realizado durante a recuperação (recuperação ativa) facilita o processo de recuperação, em comparação com as técnicas passivas.

( ) Os dois principais tipos de fibras musculares são as de contração rápida, de alto poder oxidativo e baixo poder glicolítico, e as de contração lenta, de baixo poder oxidativo e alto poder glicolítico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    F – V – F – F – V

  • B.

    V – F – V – V – F

  • C.

    F – F – V – F – V

  • D.

    V – V – F – V – F

  • E.

    V – V – F – F – V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...