Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Sassaki (2006), uma idéia surgiu para derrubar a prática da exclusão social a que foram submetidas as pessoas com deficiência por vários séculos. A exclusão ocorria em sentido total, ou seja, as pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade para qualquer atividade porque antigamente eram consideradas inválidas, sem utilidade para a sociedade e incapazes para trabalhar, características estasatribuídas indistintamente a todos que tivessem alguma deficiência. Para o autor qual seria esta idéia?
A segregação inclusiva da sociedade.
A valorização social da sociedade.
A normalização da sociedade.
A integração social.
ORTIZ et al. (1999) constatou que antigamente os adolescentes procuravam na atividade física possibilidades de divertimento, sucesso, prazer, competição, estar com os amigos, melhorar a saúde, e aptidão física. Recentemente, além destes, quais são os outros interesses:
Fatores motivacionais: diversão, tornar-se líder e competitividade.
Experimentação de trabalho em grupo e conceito de imagem.
Diversidade de motivação de imagem corporal.
Aquisição de força muscular, aparência e controle de peso.
Um dos principais objetivos no ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de: participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características, físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características, pessoais, físicas, sexuais ou sociais; com isso as aulas de Educação física devem propiciar aos alunos através de atividades corporais uma atitude construtiva, possibilitando uma atitude de respeito, aceitação e solidariedade. O professor de Educação física deve desenvolver as potencialidades de seus alunos e não excluílos das aulas, muitas vezes, sob o pretexto de preservá-los. A escola opta por dispensá-los da educação física, por considerar professor despreparado para dar aula para esses alunos. Quais são estes alunos a que o texto se refere?
Alunos com um grande desempenho físico dentro das atividades.
Alunos Portadores de necessidades educativas especiais.
Alunos com uma vivência cheia de estratégias.
Alunos com atividade escolar desenvolvida dentro da sociedade.
No ambiente escolar normalmente a tradição é desenvolver com mais profundidade os conteúdos trabalhados de forma mecânica e conteúdos que são mais complicados de dominar, são trabalhados superficialmente. Não basta apenas o aluno ter conhecimento de conteúdos procedimentais se estes não forem relacionados com os outros tipos. Portanto, para que os conteúdos sejam pertinentes à aprendizagem. Como eles precisam ser?
Os conteúdos são mais direcionados para os professores.
Os conteúdos precisam transpor o grau de educação.
Os conteúdos precisam ser em grupos distintos.
Os que educam e formam o aluno de maneira integral.
A escola é entendida como parte constituinte das condições dignas da existência humana em sociedade. As pedagogias surgem da crise originada do conflito entre os interesses antagônicos e diferentes das classes proprietária e proletária, e são entendidas como disciplinas capazes de suprir a complexidade, globalidade, conflitividade e especificidade da educação (COLETIVO DE AUTORES,1992). Para os autores o currículo escolar está vinculado em quê?
A um projeto político-pedagógico.
A uma sociedade antecessora.
A uma corrente de habilidades motoras.
A uma corrente de modalidades esportivas.
Segundo Kunz (2003), o esporte de maior difusão dentro da sociedade atual, é aquele que apresenta características competitivas, hegemônicas, televisivas e que nem sempre traz melhoras a saúde física. O esporte é atualmente um produto cultural altamente valorizado em todo o mundo, pelo menos no sentido econômico. São investidas somas extraordinárias para que os resultados cada vez melhores sejam alcançados. E a ciência que está a sua disposição não é uma ciência com interesse no ser humano ou na dimensão social do esporte. Essa ciência toma os indivíduos praticantes desse esporte como objetos de manipulação, objetos à sua disposição, para trabalhá-los de forma externa a eles próprios, ou seja, sem a sua participação efetiva na busca de soluções para o aperfeiçoamento físico-técnico. Para a autora, qual é o interesse de se ter uma maior difusão dentro da sociedade atual?
Interesse tecnológico e de rendimento.
Interesse em ter um corpo escultural.
Interesse na prática da Educação Física Escolar.
Interesse na prática esportiva fundada dentro da autoreflexão.
Que prática é considerada, no senso comum, como sinônimo de saúde. Sendo essa relação direta de causa e efeito linear e incondicional também é explorada e estimulada pela indústria cultural, do lazer e da saúde ao reforçar conceitos e cultivar valores, no mínimo questionáveis, de dieta, forma física e modelos de corpo ideais. Atrelada a essas premissas inevitavelmente carregadas de valores ideológicos e a interesses econômicos, a prática da atividade física é vinculada diretamente ao consumo de bens e de serviços (equipamentos, academias, espaços de lazer, complementos alimentares, prescrições de treinamento), citada como método infalível no combate ao uso abusivo de álcool, fumo e drogas, e como recurso de integração social do jovem e do adolescente (BRASIL, 1998).
A cooperação e transformação didático-pedagógica.
A prática dos movimentos esportivos na modalidade da saúde.
A prática competitiva nas áreas da Educação Física.
A prática de jogos, esportes, lutas, danças e ginásticas.
De acordo com De Rose Junior (2001), após os doze anos de idade, quando a criança já possuir um rico equipamento motor, uma adequada imagem corporal, uma estruturação espacial adequada e condições cognitivas suficientes assim como emocionais para pensar o jogo de forma a planejar a sua execução com base num raciocínio hipotético. Como podemos chamar esta etapa da aprendizagem?
De iniciação desportiva.
De prática maciça da atividade.
De prontidão competitiva.
De riqueza motriz.
Como primeiro e decisivo passo para se atingir a continuidade no ensino com produção e eficiência desejáveis a educação Infantil, tem como objetivo principal o desenvolvimento da atividade global que é caracterizado pelo prolongamento de experiências de movimentos básicos, facilitando a escolaridade da criança e incorporando-se diretamente em outras fases do desenvolvimento ao longo da vida (NANNI, 1998). Com o avanço da idade cronológica, a criança passa a ser integrante de mais um grupo social, o seu ingresso exige modificações e adaptações das estruturas afetivas, cognitivas, motoras e sociais. Qual seria este grupo social?
A ação da família.
A escola.
A ação da sociedade em si.
A ação de grupos religiosos.
Sabe-se que a conduta motora, de coordenação motora global é concretizada através da maturação motora e neurológica da criança. Para isto ocorrer haverá um refinamento das sensações e percepções, visual, auditiva, sinestésica, tátil e principalmente proprioceptiva (VELASCO, 1996). Através de quê a criança consegue esta coordenação motora global?
Através da interação com pequenos objetos e movimentos voluntários.
Através de ação diferenciada de energia e gasto energético.
Através de tarefas de coordenação motora.
Através solicitação motora que as atividades infantis requerem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...