Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Sassaki (2006), uma idéia surgiu para derrubar a prática da exclusão social a que foram submetidas as pessoas com deficiência por vários séculos. A exclusão ocorria em sentido total, ou seja, as pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade para qualquer atividade porque antigamente eram consideradas inválidas, sem utilidade para a sociedade e incapazes para trabalhar, características estasatribuídas indistintamente a todos que tivessem alguma deficiência. Para o autor qual seria esta idéia?

  • A.

    A segregação inclusiva da sociedade.

  • B.

    A valorização social da sociedade.

  • C.

    A normalização da sociedade.

  • D.

    A integração social.

ORTIZ et al. (1999) constatou que antigamente os adolescentes procuravam na atividade física possibilidades de divertimento, sucesso, prazer, competição, estar com os amigos, melhorar a saúde, e aptidão física. Recentemente, além destes, quais são os outros interesses:

  • A.

    Fatores motivacionais: diversão, tornar-se líder e competitividade.

  • B.

    Experimentação de trabalho em grupo e conceito de imagem.

  • C.

    Diversidade de motivação de imagem corporal.

  • D.

    Aquisição de força muscular, aparência e controle de peso.

Um dos principais objetivos no ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de: participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características, físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características, pessoais, físicas, sexuais ou sociais; com isso as aulas de Educação física devem propiciar aos alunos através de atividades corporais uma atitude construtiva, possibilitando uma atitude de respeito, aceitação e solidariedade. O professor de Educação física deve desenvolver as potencialidades de seus alunos e não excluílos das aulas, muitas vezes, sob o pretexto de preservá-los. A escola opta por dispensá-los da educação física, por considerar professor despreparado para dar aula para esses alunos. Quais são estes alunos a que o texto se refere?

  • A.

    Alunos com um grande desempenho físico dentro das atividades.

  • B.

    Alunos Portadores de necessidades educativas especiais.

  • C.

    Alunos com uma vivência cheia de estratégias.

  • D.

    Alunos com atividade escolar desenvolvida dentro da sociedade.

No ambiente escolar normalmente a tradição é desenvolver com mais profundidade os conteúdos trabalhados de forma mecânica e conteúdos que são mais complicados de dominar, são trabalhados superficialmente. Não basta apenas o aluno ter conhecimento de conteúdos procedimentais se estes não forem relacionados com os outros tipos. Portanto, para que os conteúdos sejam pertinentes à aprendizagem. Como eles precisam ser?

  • A.

    Os conteúdos são mais direcionados para os professores.

  • B.

    Os conteúdos precisam transpor o grau de educação.

  • C.

    Os conteúdos precisam ser em grupos distintos.

  • D.

    Os que educam e formam o aluno de maneira integral.

A escola é entendida como parte constituinte das condições dignas da existência humana em sociedade. As pedagogias surgem da crise originada do conflito entre os interesses antagônicos e diferentes das classes proprietária e proletária, e são entendidas como disciplinas capazes de suprir a complexidade, globalidade, conflitividade e especificidade da educação (COLETIVO DE AUTORES,1992). Para os autores o currículo escolar está vinculado em quê?

  • A.

    A um projeto político-pedagógico.

  • B.

    A uma sociedade antecessora.

  • C.

    A uma corrente de habilidades motoras.

  • D.

    A uma corrente de modalidades esportivas.

Segundo Kunz (2003), o esporte de maior difusão dentro da sociedade atual, é aquele que apresenta características competitivas, hegemônicas, televisivas e que nem sempre traz melhoras a saúde física. O esporte é atualmente um produto cultural altamente valorizado em todo o mundo, pelo menos no sentido econômico. São investidas somas extraordinárias para que os resultados cada vez melhores sejam alcançados. E a ciência que está a sua disposição não é uma ciência com interesse no ser humano ou na dimensão social do esporte. Essa ciência toma os indivíduos praticantes desse esporte como objetos de manipulação, objetos à sua disposição, para “trabalhá-los” de forma externa a eles próprios, ou seja, sem a sua participação efetiva na busca de soluções para o aperfeiçoamento físico-técnico. Para a autora, qual é o interesse de se ter uma maior difusão dentro da sociedade atual?

  • A.

    Interesse tecnológico e de rendimento.

  • B.

    Interesse em ter um corpo escultural.

  • C.

    Interesse na prática da Educação Física Escolar.

  • D.

    Interesse na prática esportiva fundada dentro da autoreflexão.

Que prática é considerada, no senso comum, como sinônimo de saúde. Sendo essa relação direta de causa e efeito linear e incondicional também é explorada e estimulada pela indústria cultural, do lazer e da saúde ao reforçar conceitos e cultivar valores, no mínimo questionáveis, de dieta, forma física e modelos de corpo ideais. Atrelada a essas premissas inevitavelmente carregadas de valores ideológicos e a interesses econômicos, a prática da atividade física é vinculada diretamente ao consumo de bens e de serviços (equipamentos, academias, espaços de lazer, complementos alimentares, prescrições de treinamento), citada como método infalível no combate ao uso abusivo de álcool, fumo e drogas, e como recurso de integração social do jovem e do adolescente (BRASIL, 1998).

  • A.

    A cooperação e transformação didático-pedagógica.

  • B.

    A prática dos movimentos esportivos na modalidade da saúde.

  • C.

    A prática competitiva nas áreas da Educação Física.

  • D.

    A prática de jogos, esportes, lutas, danças e ginásticas.

De acordo com De Rose Junior (2001), após os doze anos de idade, quando a criança já possuir um rico equipamento motor, uma adequada imagem corporal, uma estruturação espacial adequada e condições cognitivas suficientes assim como emocionais para pensar o jogo de forma a planejar a sua execução com base num raciocínio hipotético. Como podemos chamar esta etapa da aprendizagem?

  • A.

    De iniciação desportiva.

  • B.

    De prática maciça da atividade.

  • C.

    De prontidão competitiva.

  • D.

    De riqueza motriz.

Como primeiro e decisivo passo para se atingir a continuidade no ensino com produção e eficiência desejáveis a educação Infantil, tem como objetivo principal o desenvolvimento da atividade global que é caracterizado pelo prolongamento de experiências de movimentos básicos, facilitando a escolaridade da criança e incorporando-se diretamente em outras fases do desenvolvimento ao longo da vida (NANNI, 1998). Com o avanço da idade cronológica, a criança passa a ser integrante de mais um grupo social, o seu ingresso exige modificações e adaptações das estruturas afetivas, cognitivas, motoras e sociais. Qual seria este grupo social?

  • A.

    A ação da família.

  • B.

    A escola.

  • C.

    A ação da sociedade em si.

  • D.

    A ação de grupos religiosos.

Sabe-se que a conduta motora, de coordenação motora global é concretizada através da maturação motora e neurológica da criança. Para isto ocorrer haverá um refinamento das sensações e percepções, visual, auditiva, sinestésica, tátil e principalmente proprioceptiva (VELASCO, 1996). Através de quê a criança consegue esta coordenação motora global?

  • A.

    Através da interação com pequenos objetos e movimentos voluntários.

  • B.

    Através de ação diferenciada de energia e gasto energético.

  • C.

    Através de tarefas de coordenação motora.

  • D.

    Através solicitação motora que as atividades infantis requerem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...