Questões de Educação Física do ano 2012

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Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O termo homeostase refere-se às alterações nos sistemas fisiológicos internos (ex.: controle da temperatura corporal, glicemia, etc.) em relação a mudanças ambientais do meio externo com o intuito de manter condições estáveis no meio interno, para garantir o adequado funcionamento de células, tecidos, órgãos e sistemas.

  • B.

    A membrana plasmática é formada por uma bicamada fosfolipídica, com proteínas integrais (que atravessam toda a membrana) e proteínas periféricas (em apenas uma das faces).

  • C.

    Transporte ativo refere-se ao meio de transporte de substâncias através da membrana plasmática contra o gradiente de concentração e envolve gasto de energia para realizá-lo.

  • D.

    Todos os sistemas fisiológicos funcionam de modo independente.

  • E.

    O potencial de ação do músculo cardíaco se diferencia do potencial de ação do músculo esquelético pelo período refratário.

É um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter- -se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar- -se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. O conceito apresentado refere- -se a:

  • A.

    Lazer;

  • B.

    Treinamento desportivo;

  • C.

    Biomecânica;

  • D.

    Desenvolvimento motor;

  • E.

    Atletismo.

Embora relacionada à idade, a aquisição de habilidades motoras fundamentais não é dependente dela, devido a numerosos fatores inerentes à tarefa em si, ao indivíduo e ao ambiente. Com base nos estágios do padrão do movimento de chutar, analise as assertivas a seguir:

I. No estágio inicial os movimentos são restritos durante a ação do chute, o tronco permanece ereto e os braços são usados para manter o equilíbrio; o movimento para trás da perna que chuta é limitado e a inclinação para frente é curta.

II. No estágio elementar o movimento preparatório para trás é centrado no joelho, a perna do chute tende a manter-se inclinada durante todo o chute e o acompanhamento da bola é limitado ao movimento do joelho para frente.

III. No estágio maduro os braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação do chute e o tronco se inclina durante o acompanhamento; o movimento da perna que chuta se inicia no quadril e a perna de sustentação se inclina levemente ao contato, aumentando a extensão da oscilação da perna.

São verdadeiras:

  • A.

    Apenas I

  • B.

    Apenas I e II

  • C.

    Apenas II e III

  • D.

    Apenas I e III

  • E.

    I, II e III

Marque dentre os tópicos a seguir aquele que ocorre quando um corredor aumenta sua velocidade de deslocamento:

  • A.

    Corredores mais rápidos não podem alcançar uma frequência de passada elevada.

  • B.

    O tempo de contato do pé com o solo diminui.

  • C.

    O tamanho da passada diminui.

  • D.

    O valor de flexão de joelho aumenta após a batida do pé no solo.

  • E.

    O tempo de contato do pé com o solo aumenta.

Acerca dos detalhes técnicos relacionados à prova de Lançamento de Dardo no atletismo, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A corrida para o lançamento deve ser crescente em velocidade, sendo veloz até o ponto em não atrapalhe a coordenação para o lançamento.

  • B.

    O número de passos da corrida para o lançamento depende da condição do lançador. Pode variar de 8 a 12 passos, antes do 5 a 7 passos finais, que já correspondem à tomada de posição e lançamento.

  • C.

    Os passos finais, utilizados para a tomada de posição e lançamento, devem ser realizados com desaceleração e com movimentos de baixa amplitude.

  • D.

    A puxada do dardo deve ser feita com o aproveitamento total do arco de lançamento. A puxada inicia-se bem atrás, na máxima amplitude e termina sobre a cabeça, em ponto cuja projeção coincide com o pé da frente.

  • E.

    As ações do lançamento devem somar forças que devem ser aplicadas no eixo longitudinal do dardo.

Da importância do movimento no desenvolvimento humano pode-se destacar, EXCETO:

  • A.

    O desenvolvimento perceptivo-motor correto auxilia a criança no ajuste da concepção do mundo que a cerca.

  • B.

    Qualquer aprendizagem escolar – quer se trate de leitura, escrita ou cálculo – é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora.

  • C.

    A garantia de um pleno desenvolvimento perceptivo- -motor por parte da criança não oferece condições para favorecer o amadurecimento e apuramento de suas estruturas cognitivas.

  • D.

    O desenvolvimento global da criança apoia-se no comportamento perceptivo-motor, o qual exige como condição variadas oportunidades de aplicação: a exploração lúdica, o controle motor, integração sensorial, noção de corpo, espaço e tempo.

  • E.

    Dificuldades de aprendizagem simbólica refletem uma deficiente integração das noções espaço e tempo; noções que são fundamentais para a organização do sistema sensório-motor da criança.

Dentre as respostas de adaptação do organismo frente a um programa de treinamento aeróbio, a única alternativa INCORRETA é:

  • A.

    Melhora na função cardíaca;

  • B.

    Queda na qualidade de vida;

  • C.

    Aumento no Consumo máximo de oxigênio;

  • D.

    Aumento do Limiar anaeróbio;

  • E.

    Melhora na capacidade funcional.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Educar as massas populares significa conquistá-las para o processo de desenvolvimento nacional e para a participação crítica no mesmo. Os interesses nacionais correspondiam aos interesses de frações dominantes, embora, ambiguamente, percebamos interesses populares também embutidos nas perspectivas nacionalistas. O populismo arvorava-se a capacidade de intermediar tanto os interesses convergentes como os interesses opostos. Assim, conquistar a “consciência crítica” implica alcançar um nível de consciência que contribua para a hegemonia de uma “moderna” classe dominante e de um projeto de reformas de base. Paulo Freire defende que a conquista da criticidade não passa (ainda) pela questão dos conflitos entre as classes sociais e, assim, não significa a busca da “consciência de classe” para os subalternos. Não se trata de engendrar a “consciência da situação histórica das classes trabalhadoras”. A conscientização, como intermediação político-pedagógica, poderia atingir todas as classes e o diálogo deveria conduzir o “entendimento geral para o desenvolvimento de todos”, da Nação. Para Freire, a Pedagogia do oprimido é aquela ________________________.

  • A.

    pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por uma libertação, em que esta pedagogia se fará e se refará.

  • B.

    pedagogia da obscuridade que pode ajudar uma política elitizada de dominação, pois a conscientização significa abertura à compreensão das estruturas sociais como modos de dominação e violência que pode arruinar as estruturas sociais de dominação das elites.

  • C.

    pedagogia que conduza o sujeito a um processo de interiorização para domesticar e diminuir suas tensões no intuito de evitar choques entre classes.

  • D.

    pedagogia exercida pelas lideranças (especialmente, pelos educadores) com imposições, ou seja, essas lideranças devem considerar-se “donos do saber” a ser imposto aos oprimidos.

  • E.

    pedagogia que promova um convencimento dos oprimidos a se tornarem objetos de manipulação, resultando em um “depósito” feito pelos mais sábios, evitando a criticidade pelos oprimidos.

Em exercícios de intensidade moderada a demanda energética é suprida basicamente pelo metabolismo ___________, já em exercícios realizados no domínio severo o metabolismo predominante é _________________.

As lacunas são preenchidas, correta e respectivamente, por:

  • A.

    lipídico e gorduras

  • B.

    anaeróbio e aeróbio

  • C.

    aTP-CP e aeróbio

  • D.

    aeróbio e anaeróbio

  • E.

    fosfocreatina e ATP-CP

Presença constante nas falas dos educadores, ser ético pressupõe uma carga de obrigatoriedade e compromisso para com o outro. Com a ética, instala-se no espaço escolar a necessidade de reconhecimento dos sujeitos enquanto atuantes no seu micro-universo, responsáveis pela problematização das ações e dos saberes instituídos. Para os educadores, a ética é vinculada como norteadora do comportamento dos atores, das ações e atitudes que estes praticam no ambiente escolar permitindo, assim, o diálogo constante na intencionalidade de melhor resolver os problemas educativos.

Acerca de seus conhecimentos sobre ética na escola, marque a alternativa que NÃO apresenta adequado comportamento de um professor:

  • A.

    Aceitar-se e entender-se como modelo;

  • B.

    Ser mediador;

  • C.

    Ser capaz de mobilizar os alunos para a boa ação;

  • D.

    Promover relação de indiferença entre e com os alunos;

  • E.

    Respeitar e fazer respeitar as normas da escola em que trabalha.

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