Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que contém estratégias de ensino adequadas ao desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos alunos.

  • A.

    Individualmente, o aluno analisa uma sequência de movimentos entregue a ele numa folha de papel e tenta executá-los, reproduzindo-os fielmente.

  • B.

    Em grupo, os alunos analisam uma sequência de movimentos entregue a eles numa folha de papel e tentam executá-los, reproduzindo-os fielmente.

  • C.

    Individualmente, o aluno observa os movimentos esportivos demonstrados pelo professor e tenta executá-los, reproduzindo-os fielmente.

  • D.

    Em grupo, os alunos observam os movimentos esportivos demonstrados pelo professor e tentam executá-los, reproduzindo-os fielmente.

  • E.

    Em grupo, os alunos selecionam um jogo conhecido, modificam uma ou mais regras, e o colocam em prática para testar como funciona com tais modificações.

Leia as afirmações sobre o ensino de lutas nas aulas de Educação Física.

I. Os alunos costumam ter muitas ideias equivocadas sobre lutas, por isso, é melhor que o professor evite que eles as manifestem durante as aulas.

II. Saber o que os alunos pensam e sabem a respeito das lutas é uma boa maneira de começar a tratar didaticamente esse conteúdo de ensino.

III. Estimular os alunos a pesquisarem diferentes lutas e mostrar vídeos sobre lutas ajudam o aluno a se interessar e a aprender esse conteúdo das aulas.

IV. O ensino das lutas na escola deve ser apenas teórico, evitando a realização de jogos de lutas entre os alunos.

Assinale a alternativa que classifica, correta e respectivamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).

  • A.

    F...V...F...V.

  • B.

    F...V...V...F.

  • C.

    V...F...V...F.

  • D.

    V...F...F...V.

  • E.

    V...F...F...F.

Considerando que as lutas fazem parte da cultura corporal e, por isso, podem constar na programação das aulas de Educação Física, as lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, assinale a alternativa que contém uma afirmação correta a respeito do ensino de lutas na escola.

  • A.

    A existência de elementos comuns entre as diferentes modalidades de luta colaboram para que seu aprendizado seja mais interessante para os alunos do sexo feminino.

  • B.

    A inexistência de elementos comuns entre as diferentes modalidades de luta tornam o seu aprendizado mais interessante para os alunos do sexo masculino.

  • C.

    A inexistência de elementos comuns entre as diferentes modalidades de luta impedem que elas sejam ensinadas com mais frequência na escola.

  • D.

    O professor pode ensinar técnicas de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, tanto quando ensina as lutas nos moldes tradicionais, quanto fora deles.

  • E.

    Devem fazer parte da programação das aulas de Educação Física apenas as lutas disputadas nos Jogos Olímpicos, pois apenas estas são consideradas como elementos da cultura corporal.

Em competições, os competidores entram na disputa desconhecendo qual será o seu resultado. Nascimento & Almeida (2007) defendem que

  • A.

    é pela vivência do fracasso que o aluno aprende a respeitar as diferenças e as características do adversário.

  • B.

    o aluno que experimenta, tanto a vivência do sucesso, quanto a do fracasso, aprende a respeitar as diversidades e as individualidades.

  • C.

    o professor deve eliminar as possibilidades dos alunos vivenciarem o fracasso para que se construa a autoestima positiva do aluno.

  • D.

    as vivências de sucesso e fracasso não devem ser discutidas em grupo, pois podem prejudicar a autoestima dos alunos que apresentaram pior desempenho.

  • E.

    as vivências de fracasso devem ser discutidas em grupo, destacando os alunos que mais influenciaram no resultado, principalmente aqueles que apresentaram pior desempenho.

Leia o seguinte trecho extraído de Soares (2006, p. 114) sobre o séc. XIX.

[...] há um outro conjunto de saberes que também serviu de base para _________________ e que foi apagado de seus registros. Trata-se das práticas populares tradicionais de artistas de rua, de acrobatas e funâmbulos, daqueles que apresentam o corpo como espetáculo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A.

    o balé clássico

  • B.

    as artes marciais

  • C.

    o esporte

  • D.

    a dança

  • E.

    a ginástica científica

Conversando com seus alunos, a professora Juliana percebeu que a grande maioria possuía computador em casa e que gostava muito de navegar pela Internet. Aproveitando essa situação, pediu que pesquisassem ilustrações de pessoas fazendo ginástica, ou praticando qualquer outro tipo de exercício físico e que, depois disso, enviassem os arquivos para um site em que todos os colegas da classe teriam acesso para compararem o que encontraram.

Considerando o papel da educaçãoa física escolar e a conduta da professora, é correto afirmar que ela agiu de maneira

  • A.

    correta, já que a observação de gestos humanos permite decifrar e compreender códigos e signos que podem organizar-se como linguagens a serem estudadas na escola.

  • B.

    correta, porque os registros iconográficos constituem o material mais apropriado para que os alunos assimilem as normas e modelos tradicionais que devem ser reproduzidos na vida atual.

  • C.

    correta, porque a observação dos gestos humanos permite estudar todos os significados e sentidos das práticas corporais presentes na história da humanidade.

  • D.

    incorreta, porque a análise de gestos e posturas humanas é uma prática desvinculada do contexto sociocultural em que ocorrem, sendo, portanto, improdutiva.

  • E.

    incorreta, porque a observação de gestos humanos não permite que seja estudada a história e os códigos e signos presentes no contexto social em que ocorreram.

Em relação ao processo criativo que pode ocorrer quando o professor de Educação Física ensina dança, é correto afirmar que

  • A.

    a ludicidade presente no processo criativo atrapalha o aprendizado já que, em dança, o que se quer ensinar é o domínio correto da técnica.

  • B.

    o acompanhamento musical deve ser evitado, porque atua como um elemento de dispersão da concentração do aluno.

  • C.

    só existe criação quando o aluno é capaz de executar corretamente cada gesto técnico presente nas danças tradicionalmente praticadas.

  • D.

    a criação só é possível se o aluno já tiver experimentado movimentos em diferentes níveis, planos e direções.

  • E.

    a prática da improvisação e da interpretação pessoal de um tema conflitam com o processo criativo, além de colaborar para formar um aluno indisciplinado.

Quando o professor Alencar planejou abordar o tema da atividade física relacionada à saúde, baseou-se em algumas premissas.

Leia as seguintes afirmações:

I. é importante que os alunos saibam identificar as doenças classificadas como doenças hipocinéticas e que saibam como evitá-las por meio da prática da atividade física;

II. a prática de atividade física é acessível a todo cidadão, independentemente das condições socioeconômicas da classe social da qual faz parte;

III. a saúde é direito de todo cidadão, independentemente das condições socioeconômicas da classe social da qual faz parte;

IV. todo cidadão pode escolher entre ter saúde ou não, já que depende unicamente dele a decisão de se exercitar ou de não se exercitar.

São consideradas premissas verdadeiras apenas as mencionadas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Leia as seguintes afirmações a respeito da relação entre saúde e prática de atividade física.

I. A prática de atividades físicas pouco se relacionam com as doenças porque estas ocorrem em consequência de determinismos biológicos.

II. Doenças relacionadas à realização de pouca atividade física são conhecidas como doenças hipercinéticas.

III. A teoria do “estilo de vida” defende que cada indivíduo decide se quer alterar seus hábitos sedentários de vida e adotar hábitos mais saudáveis para eliminar a causa das doenças hipocinéticas, sem ser sujeito a qualquer outro condicionante social.

IV. O professor de Educação Física deve estimular a reflexão a respeito da prática de atividade física mostrando que ela está associada ao estado sócioeconômico das pessoas.

Assinale a alternativa que classifica, corretamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).

  • A.

    V...F...F...F

  • B.

    V...F...F...V.

  • C.

    V...V...F...F.

  • D.

    F...F...V...V.

  • E.

    F...F...F...V.

Autores que defendem que a ginástica seja ensinada com mais frequência nas escolas recomendam que o professor de Educação Física

  • A.

    ensine, prioritariamente, os aspectos atitudinais presentes nas práticas ginásticas e, depois, ensine os conteúdos procedimentais.

  • B.

    ensine, prioritariamente, os aspectos procedimentais presentes nas práticas ginásticas, sem dispender tempo com o ensino de conteúdos conceituais.

  • C.

    ofereça oportunidades para que os alunos executem apenas os gestos técnicos da ginástica rítmica desportiva.

  • D.

    propicie a exploração do movimento, sem deixar de ensinar conhecimentos sobre os gestos técnicos e de oferecer aos alunos oportunidades para a vivência da ginástica em diferentes níveis de complexidade.

  • E.

    evite perder tempo com a exploração do movimento, e enfatize o ensino dos gestos técnicos, além de oferecer aos alunos oportunidades para a vivência da ginástica em diferentes níveis de complexidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...