Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia as afirmações a respeito dos estudos do lazer presentes nas aulas de Educação Física.
I. O professor deve discutir apenas as práticas de lazer nas quais as pessoas atendam ao duplo objetivo de se divertirem e de melhorarem seu condicionamento físico.
II. As práticas de lazer cujos objetivos são voltados à promoção do descanso, não devem ser estudadas nas aulas de Educação Física.
III. Se a vivência do lazer é capaz de proporcionar descanso e divertimento, e também promover o desenvolvimento de capacidades e habilidades humanas, as aulas de Educação Física podem estimular a reflexão sobre as mais diversas práticas de lazer.
Assinale a alternativa que expressa o julgamento correto a respeito das três afirmações.
As frases I e II são incorretas e a frase III é correta.
A frase I é incorreta e as frases II e III são corretas.
As frases I e III são incorretas e a frase II é correta.
A frase I é correta e as frases II e III são incorretas.
As frases I e II são corretas e a frase III é incorreta.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Aprender a assistir a um espetáculo esportivo pode ser tão importante quanto saber praticar a modalidade esportiva a que se assiste.
Nesse sentido, é correto afirmar que é função das aulas de Educação Físicaoportunizar a vivência do espetáculo esportivo da mesma forma em que a televisão o veicula, sem qualquer modificação promovida pelo professor, para que os alunos sintam o que significa ser protagonista desse espetáculo.
desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente a modalidade assistida, ao mesmo tempo em que buscam perceber os interesses e as mensagens que permeiam o espetáculo esportivo.
estimular os alunos a serem mais praticantes do que espectadores de modalidades esportivas, pois só dessa maneira desenvolverão seu senso crítico sobre o espetáculo esportivo.
estimular os alunos a serem mais espectadores do que praticantes de modalidades esportivas, pois só dessa maneira desenvolverão seu senso crítico sobre o espetáculo esportivo.
fazer com que os alunos percebam que o espetáculo esportivo desvirtuou completamente a essência do esporte, e, por isso, é melhor ser espectador do que praticante de esporte.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Cada vez mais se aceita que as aulas de Educação Física devem se orientar pelo princípio da inclusão. Diante disso, analise as seguintes situações didáticas:
I. quando o tema da aula são as corridas de atletismo, o professor pede para Humberto exercer a função de cronometrista, já que ele é deficiente físico e se locomove em cadeira de rodas;
II. durante a vivência de um torneio de voleibol interclasses, o professor de Educação Física determina que as meninas montem os times, já que elas normalmente se saem melhor do que os meninos nessa modalidade esportiva;
III. quando o tema é futsal, o professor permite que tanto meninas quanto meninos escolham suas equipes, considerando que ambos os gêneros devem ter oportunidades iguais, mesmo que suas habilidades sejam diferentes.
Pensando na aplicação do princípio da inclusão, classifique as situações I, II e III como correta ou incorreta, respectivamente.
Correta; incorreta; correta.
Correta; incorreta; incorreta.
Incorreta; correta; correta.
Incorreta; correta; incorreta.
Incorreta; incorreta; correta.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando que a promoção da educação para a saúde é um dos objetivos da Educação Física na escola, assinale a alternativa que contém conteúdos que o professor deve trazer para as aulas para atingir tal objetivo.
Razões para se exercitar; hábitos e atitudes positivas relacionados à atividade física; duração, intensidade e tipos de atividades físicas.
Razões para se exercitar; história e evolução das práticas médicas associadas ao desenvolvimento da saúde.
Duração, intensidade e tipos de atividades físicas; história e evolução das práticas médicas associadas ao desenvolvimento da saúde.
História e evolução das práticas de eugenia e puericultura associadas ao desenvolvimento da saúde.
Aspectos relativos à formação e prática profissional na área da saúde.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Dartagnan Pinto Guedes (1999), quando o objetivo do professor de Educação Física é conscientizar os educandos sobre os níveis adequados de aptidão física relacionados à saúde e saber como identificá-los, é correto que ele ensine
fundamentos e movimentos da ginástica sueca.
história do higienismo e ginástica calistênica.
princípios da eugenia e da calistenia.
princípios e métodos da ginástica francesa.
técnicas e medidas de avaliação física.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Promover a educação para a saúde nas aulas de Educação Física durante a infância implica em colaborar para prevenir um grande número de distúrbios orgânicos que ocorrem na idade adulta.
Diante disso, analise as seguintes situações:
I. o conteúdo das aulas é voltado, exclusivamente, para a prática de jogos recreativos com o objetivo de promover o bom relacionamento entre os alunos;
II. as aulas ensinam diferentes formas de se exercitar e de ter um estilo de vida ativo, além de estimularem os alunos a optarem por situações em que estejam ativos fisicamente;
III. doenças crônico-degenerativas são estudadas pelos alunos nas aulas de educação física, esclarecendo que a prática de atividades físicas evita que aquele que se exercita seja acometido por elas durante a vida adulta.
Situações para promover a educação para a saúde são corretamente descritas, apenas, em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A maioria dos educadores entende que o jogo é uma coisa séria, apesar de ainda existir quem afirme que o jogo é brincadeira.
A seriedade do jogo encontra-sena exigência do esforço físico voltado a atingir objetivos de aptidão física.
na impossibilidade de suas regras e dinâmicas de ação serem modificadas pelos alunos.
na exigência do cumprimento de uma série de regras cujo domínio pelos alunos os levará a melhor se adaptarem à sociedade.
no seu poder de ensinar os alunos a aprenderem e executarem, de forma prazerosa, sistemas de regras e de dominarem um sistema linguístico próprio de um contexto social.
no fato de refletirem as tradições dos povos que devem ser mantidas e, com isso, ensinam os alunos a serem obedientes.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao ensinar conteúdos de dança nas aulas de Educação Física, o professor utiliza aspectos artísticos como fundamento para seu trabalho.
Segundo Lomakine (in Scarpato, 2007), entende-se por artístico tudo aquilo que desenvolvea criatividade, a sensibilidade, o sentido estético e a comunicação humana.
a criatividade, a sensibilidade, o sentido estético, mas não a comunicação humana.
a comunicação humana, a criatividade, a sensibilidade, mas não o sentido estético.
a sensibilidade e a criatividade, mas não o sentido estético e a comunicação humana.
o sentido estético e a sensibilidade, mas não a criatividade e a comunicação humana.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I-A; II-B; III-C.
I-B; II-A; III-C.
I-C; II-A; III-B.
I-C; II-B; III-A.
I-B; II-C; III-A.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Durante uma aula cujo tema era a dança de rua, o professor realizou os seguintes procedimentos didáticos:
I. colocou uma música para tocar e estimulou que os alunos se movessem ao som da música da forma que quisessem;
II. em seguida, falou a respeito de um tipo de dança que se originou nas ruas e que é acompanhada por esse tipo de música;
III. na sequência das aulas, ensinou diferentes movimentos característicos da dança de rua, quais os principais músculos e habilidades envolvidos na prática da dança, quais os efeitos da prática para o condicionamento físico e para a vida social dos praticantes.
Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, os elementos relevantes utilizados nas estratégias de ensino adotadas.
Condução do movimento do aluno pelo professor; mediação do conhecimento realizada pelo professor; ensino de conteúdos procedimentais.
Exploração livre do movimento pelo aluno; mediação do conhecimento realizada pelo professor; ensino simultâneo de conteúdos procedimentais e conceituais.
Condução do movimento do aluno pelo professor; mediação do conhecimento entre os alunos; ensino de conteúdos atitudinais.
Exploração livre do movimento pelo aluno; fase exploratória realizada pelos alunos; ensino de conteúdos conceituais.
Ensino de conteúdos conceituais; ensino de conteúdos atitudinais; ensino de conteúdos procedimentais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...