Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A atividade de primeiros socorros pressupõe o conhecimento dos sinais que o corpo emite e servem como informação para a determinação do seu estado físico. Alguns detalhes importantes sobre as funções vitais, os sinais vitais e sinais de apoio do corpo humano precisam ser compreendidos. Dentre as alternativas abaixo, marque a única alternativa que apresenta os sinais vitais que devem ser avaliados em atividades de primeiros socorros:
Concentração de ácido úrico, temperatura, nível de motivação e índice de fadiga;
Temperatura, pulso, respiração e pressão arterial;
Volição, pressão arterial, edemas e índice de fadiga;
Percepção do esforço, respiração, pulso e nível de estresse;
Nível de colesterol, pressão arterial, pulso e glicemia.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta patologias associadas à obesidade abdominal:
Diabetes, meningite, sarampo;
Hipertensão, diabetes, cólera;
Resistência insulínica, hipertensão, aterosclerose;
Esquistossomose, resistência insulínica, diabetes;
Aterosclerose, diabetes, úlcera de bauru.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma das habilidades esperadas do professor de Educação Física é a de identificar instrumentos que possibilitem a coleta de informações sobre o patrimônio cultural da humanidade para subsidiar a elaboração do planejamento de ensino.
Nessa perspectiva, os programas de TV com conteúdos esportivos e atividades físicas possibilitam ao professor captar as mensagens explícitas e implícitas no material transmitido e transformá-las em conteúdos para suas aulas. Para isso, ele utiliza o método de pesquisa de caráteranalítico-biomecânico.
analítico-fisiológico.
hermenêutico-interpretativo.
maiêutico-filosófico.
propedêutico-analítico.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A programação das aulas de Educação Física deve permitir que o lazer seja trazido como tema de estudo com dupla finalidade: educar para o lazer e educar pelo lazer. Portanto, na operacionalização das aulas, o professor precisa ter clareza entre essas duas finalidades.
Pensando nisso, a educaçãopara o lazer deve conduzir os alunos a aprenderem a importância do lazer como possibilidade de descansar, divertir-se e aprender coisas que colaboram para o desenvolvimento pessoal e social, enquanto que a educação pelo lazer deve buscar incorporar o componente lúdico da cultura no desenvolvimento das aulas.
para o lazer exige que o professor transmita aos alunos sua própria maneira de sentir prazer e descansar, para que eles aprendam que essas são as formas corretas de divertirem-se com a finalidade de aproveitar melhor a vida.
para o lazer se restringe ao estudo de jogos e brincadeiras, enquanto que a educação pelo lazer se restringe ao estudo dos recursos disponíveis na comunidade destinados ao descanso e entretenimento.
pelo lazer se restringe ao estudo de jogos e brincadeiras, enquanto a educação para o lazer se restringe ao estudo dos recursos disponíveis na comunidade destinados ao descanso e entretenimento com objetivo de efetivar o direito ao lazer.
pelo lazer se restringe a promover melhores relacionamentos entre as pessoas, enquanto a educação para o lazer se preocupa com a diversão e com o desenvolvimento da aptidão física.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Estudiosos dos efeitos que as mensagens veiculadas pela TV e pela Internet exercem sobre as pessoas, destacam que as imagens transmitidas atingem, em primeiro lugar, o lado emocional.
Considerando essa afirmação, trazer para as aulas de Educação Física a discussão sobre assuntos com os quais os alunos tiveram contato pela TV ou pela Interneté recomendável, porque o fato de as mensagens terem atingido a emoção dos alunos, faz com que eles se interessem em conversar sobre o assunto, facilitando o trabalho do professor.
é recomendável, porque, já que a mídia transmitiu conteúdos que seriam discutidos nas aulas de Educação Física, agora o professor pode tratá-los de maneira mais genérica, superficial e rápida.
é recomendável, para que o professor elimine o aspecto emocional presente nesse tipo de leitura do mundo e ensine os alunos que devem interpretar as mensagens apenas de modo racional.
não é recomendável, porque o aspecto emocional afetado pelas mensagens tem a finalidade exclusiva de induzir o aluno ao consumo de produtos, o que não deve ser reforçado pelo professor de Educação Física.
não é recomendável, porque o fato de as mensagens terem atingido a emoção dos alunos, faz com que eles só queiram conversar sobre o assunto, dificultando o trabalho do professor.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia as seguintes afirmações considerando as ideias apresentadas por Borges (2005) sobre a formação e a atuação do professor de Educação Física.
I. O trabalho do educador físico é, primordialmente, uma atividade fundada nas interações entre pessoas.
II. Existem dois grupos que divergem a respeito da Educação Física como área de conhecimento: um, que entende que ela é a ciência da atividade física ligada às ciências do esporte e da saúde, e, outro, que defende que ela é uma área de conhecimento autônoma que recebe colaboração, predominantemente, da área de humanidades.
III. Mesmo que haja diversidade de compreensão sobre a Educação Física como área de conhecimento, o currículo escolar não é afetado por isso.
IV. Para resolver problemas da prática pedagógica, é suficiente que o professor conheça técnicas didáticas e evite analisar o contexto e as interpretações existentes sobre eles.
Assinale a alternativa que classifica, corretamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).
F...F...F...V.
F...F...V...V.
V...V...F...F.
V...F...F...V.
V...F...F...F.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao trabalhar os temas da cultura corporal, o professor de Educação Física não deve se restringir a ensinar como as práticas corporais ocorrem nos dias atuais, mas trazer para as aulas, também, a discussão de como elas evoluíram ao longo do tempo.
Em relação à evolução das práticas corporais, é correto afirmar queapenas os esportes coletivos mudaram ao longo do tempo para melhor se ajustarem às exigências das transmissões televisivas.
o empobrecimento da maioria das classes sociais dificultou a expansão da prática dos esportes existentes e a criação de novos esportes.
o aumento do poder aquisitivo da população dificultou a expansão da prática dos esportes existentes e a criação de novos esportes.
o fato de o esporte passar a ser visto como um espetáculo facilitou a expansão da prática daqueles já existentes e a criação de novos esportes.
os avanços tecnológicos tornaram mais caras as construções de instalações desportivas, dificultando a expansão da prática dos esportes existentes e a criação de novos esportes.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O método tradicional de ensino dos jogos esportivos coletivos orienta que cada modalidade seja ensinada separadamente, iniciando pela abordagem dos fundamentos de cada esporte até chegar ao estudo dos sistemas táticos de jogo. Por outro lado, autores mais recentes da área da Pedagogia do Esporte recomendam que o ensino se inicie pelo estudo conjunto dos fundamentos comuns aos diferentes jogos esportivos coletivos para, depois, trabalhar os gestos técnicos específicos de cada modalidade esportiva.
A vantagem do segundo método de ensino em relação ao primeiro é que os alunospassam a questionar suas experiências com jogos populares e a valorizar mais os jogos esportivos tradicionais.
passam a trazer para a escola suas experiências com jogos populares, confrontando-as com os jogos esportivos tradicionais.
entendem melhor o significado e a dinâmica dos jogos em menor espaço de tempo.
desenvolvem mais rapidamente o domínio das habilidades motoras que exigem equilíbrio.
conseguem selecionar melhor o esporte que desejam praticar fora das aulas de Educação Física.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere as seguintes ações praticadas por um professor de Educação Física que atua na escola como PEBII.
I. Seleciona conteúdos diferentes para ensinar aos diferentes anos com os quais trabalha.
II. Planeja o ensino de maneira que sejam abordadas suas várias dimensões: histórica, cultural, biológica, técnica.
Quando procede dessa maneira, o professor atende aos princípios pedagógicos
da diversificação e da sistematização de conteúdos de ensino.
da diversificação e da individualização do ensino.
da especialização precoce e do significado cultural dos conteúdos.
da especialização precoce e da individualização do ensino.
da consideração dos diferentes níveis de ensino e o da especialização precoce.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As práticas corporais que o ser humano desenvolve em seus momentos de lazer podem se tornar temas de estudo nas aulas de Educação Física. Entretanto, dependendo do tratamento que o professor dá a esses temas, o ensino pode desenvolver diferentes atitudes nos alunos em relação ao lazer.
Nesse sentido, é correto afirmar que, se o professor levar os alunos avalorizarem as práticas da cultura popular, eles nunca valorizarão outro tipo de cultura de lazer.
valorizarem as práticas da cultura erudita, em detrimento da cultura popular, eles se tornarão mais educados e serão mais bem aceitos pela sociedade.
valorizarem as práticas da cultura erudita, em detrimento da cultura popular, eles reivindicarão melhores políticas públicas de lazer.
entenderem que essas práticas podem ser modificadas, eles desenvolverão atitudes críticas em relação ao lazer.
entenderem que essas práticas podem ser modificadas, eles desenvolverão atitudes conformistas em relação ao lazer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...