Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em determinados momentos do nosso cotidiano, desenvolvemos força ou tencionamos cargas com nossos membros superiores sem que haja variações de angulações nas nossas articulações. Portanto, quando não existe variação de comprimento do músculo, podemos concluir que se trata de uma:

  • A.

    Contração isobárica.

  • B.

    Contração isométrica.

  • C.

    Contração isocinética.

  • D.

    Contração excêntrica.

A avaliação, enquanto processo, tem como finalidade uma tomada de posição que direcione as providências para a remoção das barreiras identificadas, sejam as que dizem respeito à aprendizagem e/ou à participação dos educandos, sejam as que dizem respeito a outras variáveis extrínsecas a eles e que possam estar interferindo em seu desenvolvimento global. Para Jussara Maria Lerch Hoffmann, o paradigma de avaliação que se opõe ao paradigma sentencioso, classificatório é denominado de:

  • A.

    Avaliação Final.

  • B.

    Avaliação Mediadora.

  • C.

    Avaliação Classificatória.

  • D.

    Avaliação Classificatória.

Qualquer movimento humano, seja um exercício, um gesto, seja uma tarefa, exige trabalhos musculares específicos, que são produzidos pela contração e/ou por uma tensão. Trabalho, neste sentido, refere-se à energia envolvida em se mover de um estado, ou posição, para outro. Disto se origina a divisão da contração muscular em:

  • A.

    concêntrica e excêntrica.

  • B.

    estática e dinâmica.

  • C.

    agonista e antagonista.

  • D.

    isotônica e isocinética.

  • E.

    aguda e crônica.

O treinamento que consiste em estimular os músculos por meio de um alongamento súbito precedendo o esforço voluntário é denominado método:

  • A.

    alternado.

  • B.

    isométrico

  • C.

    pliométrico.

  • D.

    intensivo.

  • E.

    extensivo.

Quanto à estabilidade do ambiente em que a habilidade motora é executada, ela pode ser classificada como:

  • A.

    global e mista.

  • B.

    contínua e intervalada.

  • C.

    aberta e fechada.

  • D.

    básica e esportiva.

  • E.

    geral e específica.

Para que qualquer atividade motora possa ser executada com êxito, necessita-se das capacidades motoras. As capacidades motoras podem ser classificadas em:

  • A.

    condicionais e coordenativas.

  • B.

    perceptivas e sensoriais.

  • C.

    técnicas e preparatórias.

  • D.

    estruturais e funcionais.

  • E.

    finas e amplas.

A capacidade de reagir rápida e corretamente a determinados estímulos denomina-se:

  • A.

    expressão motora.

  • B.

    coordenação psicomotora.

  • C.

    automação corporal.

  • D.

    reação motora.

  • E.

    velocidade de coordenação.

Para que as proteínas sejam utilizadas como substrato na formação de compostos de alta energia, elas devem ser crivadas em seus aminoácidos constituintes. As proteínas são formadas por meio da união dos aminoácidos em ligações químicas denominadas:

  • A.

    sinapses

  • B.

    miofibrilas

  • C.

    organelas

  • D.

    peptídicas.

  • E.

    citoplasmas

A competição, quanto à forma, divide-se em dois tipos; são eles:

  • A.

    turno e returno.

  • B.

    amador e profissional.

  • C.

    consolação e eliminatória.

  • D.

    rodízio e lombardo.

  • E.

    torneio e campeonato.

No processo de combinação, a competição se desenvolveemduas etapas; são elas:

  • A.

    classificatória e final.

  • B.

    escala e escada.

  • C.

    simples e dupla.

  • D.

    pirâmide e funil.

  • E.

    individuais e coletivas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...