Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As modalidades esportivas coletivas como o basquetebol, o handebol e o futebol podem ser compreendidas numa situação em que duas equipes disputam um objeto (bola), utilizando táticas para alcançar o objetivo de cada modalidade, ao mesmo tempo em que devem se proteger das investidas dos adversários. Segundo Bayer (1994), a técnica ultrapassa a execução mecanicamente perfeita de um movimento específico e a tática não se reduz à definição do sistema de jogo. Nessa perspectiva, o Educador Físico deve orientar os participantes para que utilizem, respectivamente, a técnica e a tática como

  • A.

    as exigências demandadas na situação de jogo e o conjunto de modos de fazer necessários numa situação de prática.

  • B.

    as razões do fazer, que orientam as ações que a situação exige, e o conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática.

  • C.

    o conjunto de movimentos específicos necessários para a situação da prática e as possibilidades de sistemas de jogo.

  • D.

    as possibilidades de sistemas de jogo e o conjunto de movimentos específicos necessários para a situação da prática.

  • E.

    o conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática, e as razões do fazer, que orientam as ações que a situação exige.

De acordo com Garganta (1998), o ensino de uma modalidade esportiva coletiva requer que o professor compreenda as fases de prática, apresentadas por seus praticantes, com organização crescente de níveis de compreensão do jogo: jogo anárquico, descentração, estruturação e elaboração. Ao se deparar com o início da aprendizagem, o Educador Físico deve compreender que o jogo anárquico pode ser observado na situação em que os praticantes

  • A.

    atuam com uma comunicação e uma movimentação taticamente inteligente não só de cada jogador, mas do grupo como um todo, de modo a atingir o objetivo da modalidade.

  • B.

    agem autonomamente em relação à bola, movimentando-se taticamente pelo espaço, mesmo sem a posse da bola, antecipando jogadas e colocando-se em lugares estratégicos.

  • C.

    aglutinam-se em torno da bola, não utilizam adequadamente os espaços, movimentam-se somente em torno da bola e comunicam-se prioritariamente de forma verbal para solicitá-la.

  • D.

    movimentam-se taticamente pelo espaço, de forma inteligente, estruturada e eficaz para a obtenção da meta e aplicação de técnicas apuradas.

  • E.

    aglutinam-se temporariamente em torno da bola como uma tática para despistar a equipe adversária, atuando com uma comunicação inteligente e ocupando espaços diversos em lugares estratégicos.

O Educador Físico forma uma turma com 17 pessoas iniciantes interessadas em aprender, praticar e participar em competições de atletismo. Realizando-se uma avaliação diagnóstica a respeito do desenvolvimento das capacidades físicas apresentadas por essas pessoas constata-se:

I. Sete pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de resistência aeróbia.

II. Quatro pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de velocidade.

III. Seis pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de força muscular.

Esse Educador Físico poderá aproveitar o potencial desse grupo de modo a incentivá-lo na prática do atletismo. Dessa maneira, o possível encaminhamento do grupo, dar-se-á nas seguintes modalidades, respectivamente:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Os eventos esportivos podem apresentar as seguintes características:

I. A classificação, o confronto e a continuidade dependendo dos resultados obtidos no seu desenvolvimento.

II. Seu desenvolvimento ocorre em um período prolongado de dias, semanas ou até meses.

III. Não requer, necessariamente, a presença de árbitros para sua realização.

IV. A ênfase centra-se na criatividade e na diversidade de práticas esportivas realizadas.

Considerando a organização de evento com vistas à realização de uma competição ou de um festival, é possível destacar que as afirmações

  • A.

    I e IV são exclusivas de competições.

  • B.

    III e IV são exclusivamente de festivais.

  • C.

    I e III são exclusivas de competições.

  • D.

    II e IV são exclusivas de festivais.

  • E.

    II e III são exclusivas de festivais.

Você organizará um torneio de futsal com eliminatória simples. Há 96 inscritos para participar do evento. Com o intuito de formar o maior número de equipes possíveis, estabeleceu-se o seguinte critério: cada equipe contará com três jogadores reservas, além dos jogadores titulares. Organizadas as equipes, o número de jogos deve ser igual ao número de equipes (n) menos 1 (nº de jogos = n − 1). Serão realizados dois jogos por dia. Assim, é possível afirmar que o torneio contará com:

  • A.

    11 jogos, distribuídos em 6 dias.

  • B.

    14 jogos, distribuídos em 7 dias.

  • C.

    9 jogos, distribuídos em 5 dias.

  • D.

    8 jogos, distribuídos em 4 dias.

  • E.

    10 jogos, distribuídos em 5 dias.

A ginástica artística tem disputas de equipes masculinas e femininas. A elaboração de um projeto esportivo que vise a aprendizagem e treinamento de participantes para uma equipe masculina requer a previsão e estruturação de uma arena com possibilidades de trabalho para as seguintes provas:

  • A.

    Solo (com música), cavalo com alças e barras assimétricas, fixas e paralelas.

  • B.

    Solo (com música), barras assimétricas e trave de equilíbrio.

  • C.

    Solo (sem música), cavalo com alças, barras assimétricas, barra fixa e argolas.

  • D.

    Solo (sem música), cavalo com alças, argolas, salto, barras paralelas e fixas.

  • E.

    Solo (sem música), barras assimétricas e trave de equilíbrio.

A diretoria esportiva da instituição na qual um Educador Físico trabalha solicitou a organização de um projeto de gestão para o desenvolvimento do futebol de campo para seus funcionários. O interesse do público é grande e é preciso atender o maior número de participantes com os recursos materiais existentes. No planejamento apresentado à diretoria, adota-se como princípio e finalidade do trabalho aumentar o número de pessoas que busquem a adoção de um estilo de vida ativo. Para tanto, é necessário criar condições que levem os praticantes a prática regular da atividade física. O espaço reservado para o futebol é um campo com as seguintes dimensões: 260 m de comprimento e 55 m de largura. Pensando-se em otimizar a prática desse esporte para o maior número de pessoas, simultaneamente, e com base nas regras permitidas para a modalidade, o Educador Físico deve propor a criação de

  • A.

    um campo de futebol com as medidas mínimas.

  • B.

    três campos de futebol com as medidas mínimas.

  • C.

    dois campos de futebol com as medidas mínimas.

  • D.

    quatro campos de futebol com as medidas mínimas.

  • E.

    cinco campos de futebol com as medidas mínimas.

Os exageros mencionados no fragmento logo acima, têm sido regidos por alguns profissionais de Educação Física através do princípio da:

  • A.

    Performance.

  • B.

    Ludicidade.

  • C.

    Autonomia.

  • D.

    Corporalidade.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e suas orientações complementares, a disciplina de Educação Física escolar deve:

  • A.

    Buscar a formação de atletas nas diversas modalidades desde o ensino fundamental.

  • B.

    Enfatizar o condicionamento físico para os alunos do ensino médio.

  • C.

    Dar mais importância aos aspectos quantitativos do que os qualitativos.

  • D.

    Desenvolver a cultura corporal de movimento de forma democrática e integradora.

A frequência cardíaca (Fc) ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (Bpm). Com relação à frequência cardíaca de reserva, indique a fórmula correta que a expressa: *Nota Fc máx. (Frequência cardíaca máxima).

  • A.

    Fc¹ + Fc² + Fc³ / 3 = Fc de reserva.

  • B.

    Fc máx. – Fc repouso = Fc de reserva.

  • C.

    Fc máx. – idade = Fc de reserva.

  • D.

    220 – idade = Fc de reserva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...