Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A atividade física para o idoso não tem apenas a relação de benefícios com o desempenho físico, mas sim com fatores ligados a qualidade de vida que o indivíduo possa alcançar com esta atividade, desde que seja prescrita a aplicada corretamente. Qual das alternativas não descreve um benefício da atividade física para o idoso?

  • A.

    Mantém sua capacidade funcional, mantedo-o independente e preservando sua autonomia.

  • B.

    Melhoria da condição periférica.

  • C.

    A atividade física estabelece uma instabilidade na força muscular do idoso.

  • D.

    Melhora os movimentos articulares.

A prescrição de atividade física para o idoso deve ser individualizada e de acordo com suas necessidades, as atividades devem ser prazerosas e o profissional deve estimular o idoso para que a mesma tenha uma continuidade. Os idosos de acordo com sua condição física foram classificados pela sociedade americana de geriatria em incapazes, dependente, fisicamente independente, fisicamente apto e atleta. Qual ou quais das classificações a atividade física é indicada?

  • A.

    Idoso fisicamente apto e idoso atleta.

  • B.

    Idoso incapaz e idoso dependente.

  • C.

    Idoso incapaz, idoso dependente, idoso fisicamente independente, idoso fisicamente apto e idoso atleta.

  • D.

    Somente para o idoso fisicamente independente.

A avaliação é um parâmetro indispensável para um programa de atividade física em geral, segundo Guedes os termos avaliar, testar e medir são utilizados de maneira incorreta quando trata-se de medidas e avaliação em educação física. Qual a diferença entre testar, medir e avaliar?

  • A.

    Testar é verificar desempenho mediante situações previamente organizadas e padronizadas, medir é descrever fenômenos do ponto de vista quantitativo e avaliar é interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter parecer ou julgamento de valores com bases referenciais previamente definidos.

  • B.

    Medir é verificar desempenho mediante situações previamente organizadas e padronizadas, avaliar é descrever fenômenos do ponto de vista quantitativo e testar é interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter parecer ou julgamento de valores com bases referenciais previamente definidos.

  • C.

    Avaliar é verificar desempenho mediante situações previamente organizadas e padronizadas, medir é descrever fenômenos do ponto de vista quantitativo e testar é interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter parecer ou julgamento de valores com bases referenciais previamente definidos.

  • D.

    Testar é verificar desempenho mediante situações previamente organizadas e padronizadas, avaliar é descrever fenômenos do ponto de vista quantitativo e medir é interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter parecer ou julgamento de valores com bases referenciais previamente definidos.

A qualidade de um instrumento de medida determina a validade do objetivo em questão. A validade é definida como grau com que o instrumento de medida oferece informações quanto as características ou aos comportamentos associados ao atributo que se pretende avaliar e segundo Guedes a validade pode ser lógica, concorrente ou preditiva. Qual a validade que corresponde a análise representativa dos escores obtidos com o instrumento de medida em relação a característica ou ao comportamento que se pretende analisar:

  • A.

    Lógica.

  • B.

    Concorrente.

  • C.

    Preditiva.

  • D.

    Lógica, concorrente e preditiva.

O Tai Chi Chuan além de ser uma arte marcial também é conhecido como uma técnica para uma vida longa. O Tai Chi Chuan por utilizar movimentos suaves favorece a prática para o idoso. Qual das alternativas não está associada às capacidades físicas beneficiadas pelo trabalho do Tai Chi Chuan?

  • A.

    Equilibrio corporal.

  • B.

    Equilíbrio psicológico.

  • C.

    Fortalecimento muscular.

  • D.

    Auxilio na flexibilidade.

O Yoga pode ser definido como a metodologia baseada nos textos hindus (shastras) para conduzir ao estado de iluminação interior (samádhi). O Yoga não se trata apenas de movimentos práticos, mas sim de comportamento e disciplina. Qual destas não é uma modalidade do Yoga?

  • A.

    Thatha Yoga, o Yoga da luta.

  • B.

    Hata Yoga, o Yoga físico.

  • C.

    Kriyá Yoga, o Yoga da atividade evolutiva.

  • D.

    Laya Yoga, o Yoga das paranormalidades.

Os movimentos são classificados por Gallahue e Ozmun em três categorias, quais são elas?

  • A.

    Locomotor, manipulativo e corridas.

  • B.

    Locomotor, estabilizador e manipulativo.

  • C.

    Movimento com objeto, sem objeto e misto.

  • D.

    Movimento reflexo, rudimentar e fundamental.

De acordo com o tipo de ambiente onde são executadas, as habilidades motoras podem ser classificadas em habilidade aberta e habilidade fechada. Quais são as características da habilidade aberta?

  • A.

    Os movimentos são executados em um ambiente estável e previsível.

  • B.

    O executante decide quando usar a habilidade, o ambiente é indiferente.

  • C.

    O estímulo para a execução da habilidade é externa, vem do ambiente. O ambiente é variável e imprevisível.

  • D.

    As habilidades abertas se relacionam a quantidade de massa muscular utilizada no movimento.

Um evento esportivo requer esforço coletivo para que o mesmo seja elaborado e executado sem que haja situações que não foram previstas e atrapalhem o andamento do evento. A elaboração de um evento pode ser dividida em etapas. Assinale a alternativa que relaciona a etapa com sua correta função específica:

  • A.

    Planejamento (pesquisa), Pré-evento (execução), Desenvolvimento (organização) e Pós-Evento (avaliação).

  • B.

    Planejamento (avaliação), Pré-evento (organização), Desenvolvimento (execução) e Pós-Evento (pesquisa).

  • C.

    Planejamento (execução), Pré-evento (organização), Desenvolvimento (pesquisa) e Pós-Evento (avaliação).

  • D.

    Planejamento (pesquisa), Pré-evento (organização), Desenvolvimento (execução) e Pós-Evento (avaliação).

O osso é um tecido vivo e dinâmico e pode ser classificados de acordo com sua forma em longo, curto, plano, pneumáticos, irregular e sesamóide. Qual a classificação da fíbula quanto sua forma?

  • A.

    Irregular.

  • B.

    Plano.

  • C.

    Longo.

  • D.

    Sesamóide.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...