Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre os perímetros mais usados no campo da Educação Física destacam-se:
o braço e o quadril.
a axila e o peitoral.
o tríceps e a subescapular.
a coxa e a suprailíaca.
o bimaleolar e a biacromial.
Para efetuar as medidas transversais durante o processo de avaliação, o profissional de Educação Física deverá utilizar o:
plicômetro
adipômetro.
dinamômetro
paquímetro
estadiômetro.
A técnica de quantificação dos três componentes primários, que determina a estrutura morfológica de umindivíduo, é denominada:
cinemática
somatotipo.
endomorfia.
simetria.
mesomorfia.
No jogo de faz de conta, as crianças representam papéis que são desempenhados com clareza. Sua importância é ressaltada por pesquisas que mostram sua eficácia para promover:
a melhora das habilidades físicas relacionadas com o esporte de rendimento.
a aprendizagem dos valores divulgados e propagados pelas práticas esportivas.
o aprimoramento dos fundamentos desportivos durante as aulas.
a padronização dos movimentos especializados relacionados com o desporto.
o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social da criança.
De acordo com Vygotsky, o brinquedo é coisa muito séria para a criança com menos de 03 anos, pois ela não separa a situação imaginária da real. Dessa forma, o brinquedo tem grande importância no desenvolvimento, pois:
proporciona vivências que contribuem para a formação deumestilo de vida ativo.
transmite conhecimentos relacionados com a melhoria da saúde e da qualidade de vida.
cria novas relações entre situações no pensamento e situações reais.
promove a aprendizagem motora e esportiva de forma lúdica e recreativa.
prepara a criança para a competição e a superação individual.
Para Piaget, o brincar é classificado como uma fase no desenvolvimento da:c
motricidade, necessária para a aquisição de atitudes cooperativas e participativas pela criança.
afetividade, comprometida com a valorização da cidadania e a rejeição da exclusão social.
criatividade, focada na disseminação dos conhecimentos corporais historicamente produzidos pela humanidade.
cognição, voltada para o ensino de valores, posturas e movimentos corporais considerados essenciais nas relações da criança com o mundo ao seu redor.
inteligência, marcada pelo domínio da assimilação sobre a acomodação, tendo como função consolidar a experiência passada.
Nos jogos de construção, a criança constrói, transforma e destrói, expressando seu imaginário, além de manipular objetos. Os jogos de construção são considerados de grande importância por:
enriquecer a experiência sensorial, estimular a criatividade e desenvolver as habilidades da criança.
estimular hábitos saudáveis e desenvolver as práticas corporais voltadas para a valorização do corpo.
garantir o reconhecimento da linguagem corporal e ampliar as possibilidades expressivas do corpo.
trabalhar a imaginação por meio do movimento e utilizar o esporte para desenvolver a função social da criança.
privilegiar a manifestação corporal lúdica e valorizar o lazer como forma de expressão humana.
A Psicocinética é uma educação psicomotora de base que tem sequência no plano das aquisições instrumentais e das atividades de expressão, visando a:
aprimorar as habilidades físicas e desportivas.
melhorar os indicadores antropométricos relacionados com a saúde.
desenvolver e manter a disponibilidade corporal e mental.
formar atletas com qualidade e em um curto espaço de tempo.
resgatar a ludicidade na prática esportiva.
As reações que permitem ao corpo estabilizar-se numa atitude de referência que propicie a confrontação sensorial e motora com o mundo exterior, em relação às forças da gravidade, são chamadas de:
ajustamento.
estruturação.
agrupamento
flexibilização
equilibração.
A alteração angular do joelho no plano sagital, em hiperextensão, é conhecida como geno:
recurvato.
plano
medial
flexo.
frontal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...