Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre os perímetros mais usados no campo da Educação Física destacam-se:

  • A.

    o braço e o quadril.

  • B.

    a axila e o peitoral.

  • C.

    o tríceps e a subescapular.

  • D.

    a coxa e a suprailíaca.

  • E.

    o bimaleolar e a biacromial.

Para efetuar as medidas transversais durante o processo de avaliação, o profissional de Educação Física deverá utilizar o:

  • A.

    plicômetro

  • B.

    adipômetro.

  • C.

    dinamômetro

  • D.

    paquímetro

  • E.

    estadiômetro.

A técnica de quantificação dos três componentes primários, que determina a estrutura morfológica de umindivíduo, é denominada:

  • A.

    cinemática

  • B.

    somatotipo.

  • C.

    endomorfia.

  • D.

    simetria.

  • E.

    mesomorfia.

No jogo de faz de conta, as crianças representam papéis que são desempenhados com clareza. Sua importância é ressaltada por pesquisas que mostram sua eficácia para promover:

  • A.

    a melhora das habilidades físicas relacionadas com o esporte de rendimento.

  • B.

    a aprendizagem dos valores divulgados e propagados pelas práticas esportivas.

  • C.

    o aprimoramento dos fundamentos desportivos durante as aulas.

  • D.

    a padronização dos movimentos especializados relacionados com o desporto.

  • E.

    o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social da criança.

De acordo com Vygotsky, o brinquedo é coisa muito séria para a criança com menos de 03 anos, pois ela não separa a situação imaginária da real. Dessa forma, o brinquedo tem grande importância no desenvolvimento, pois:

  • A.

    proporciona vivências que contribuem para a formação deumestilo de vida ativo.

  • B.

    transmite conhecimentos relacionados com a melhoria da saúde e da qualidade de vida.

  • C.

    cria novas relações entre situações no pensamento e situações reais.

  • D.

    promove a aprendizagem motora e esportiva de forma lúdica e recreativa.

  • E.

    prepara a criança para a competição e a superação individual.

Para Piaget, o brincar é classificado como uma fase no desenvolvimento da:c

  • A.

    motricidade, necessária para a aquisição de atitudes cooperativas e participativas pela criança.

  • B.

    afetividade, comprometida com a valorização da cidadania e a rejeição da exclusão social.

  • C.

    criatividade, focada na disseminação dos conhecimentos corporais historicamente produzidos pela humanidade.

  • D.

    cognição, voltada para o ensino de valores, posturas e movimentos corporais considerados essenciais nas relações da criança com o mundo ao seu redor.

  • E.

    inteligência, marcada pelo domínio da assimilação sobre a acomodação, tendo como função consolidar a experiência passada.

Nos jogos de construção, a criança constrói, transforma e destrói, expressando seu imaginário, além de manipular objetos. Os jogos de construção são considerados de grande importância por:

  • A.

    enriquecer a experiência sensorial, estimular a criatividade e desenvolver as habilidades da criança.

  • B.

    estimular hábitos saudáveis e desenvolver as práticas corporais voltadas para a valorização do corpo.

  • C.

    garantir o reconhecimento da linguagem corporal e ampliar as possibilidades expressivas do corpo.

  • D.

    trabalhar a imaginação por meio do movimento e utilizar o esporte para desenvolver a função social da criança.

  • E.

    privilegiar a manifestação corporal lúdica e valorizar o lazer como forma de expressão humana.

A Psicocinética é uma educação psicomotora de base que tem sequência no plano das aquisições instrumentais e das atividades de expressão, visando a:

  • A.

    aprimorar as habilidades físicas e desportivas.

  • B.

    melhorar os indicadores antropométricos relacionados com a saúde.

  • C.

    desenvolver e manter a disponibilidade corporal e mental.

  • D.

    formar atletas com qualidade e em um curto espaço de tempo.

  • E.

    resgatar a ludicidade na prática esportiva.

As reações que permitem ao corpo estabilizar-se numa atitude de referência que propicie a confrontação sensorial e motora com o mundo exterior, em relação às forças da gravidade, são chamadas de:

  • A.

    ajustamento.

  • B.

    estruturação.

  • C.

    agrupamento

  • D.

    flexibilização

  • E.

    equilibração.

A alteração angular do joelho no plano sagital, em hiperextensão, é conhecida como geno:

  • A.

    recurvato.

  • B.

    plano

  • C.

    medial

  • D.

    flexo.

  • E.

    frontal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...