Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa incorreta acerca da importância do desenvolvimento perceptivo-motor na criança.
Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá à criança uma concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia.
Dificuldades de aprendizagem simbólica refletem em uma deficiente noção temporal, e podem ser ajustadas caso se foque na aprendizagem espacial para a organização do sistema sensório-motor da criança.
Qualquer aprendizagem escolar, quer se trate de leitura, escrita ou de cálculo é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora.
Somente um pleno desenvolvimento preceptivo motor por parte da criança oferecerá condições para favorecer o amadurecimento e o depuramento de suas estruturas cognitivas.
Nos programas de atividades físicas voltados à promoção da saúde, devem-se privilegiar as atividades que utilizam a gordura como substrato energético, ou seja, esforços físicos de baixa a moderada intensidade durante um período de tempo prolongado, considerando que as gorduras representam o maior depósito de energia no organismo humano. Tal fato é fundamentado pelo princípio
do treinamento aeróbio.
da individualidade.
da especificidade.
do treinamento contínuo.
Acerca de termos-chave que o professor de Educação Física deve dominar sobre aprendizagem motora, analise as assertivas abaixo.
I. Habilidades motoras uma vez aprendidas podem ser influenciadas por fatores psicológicos, fisiológicos ou ambientais. II. Aprendizagem motora é o campo de investigação que estuda o comportamento motor (habilidades, padrões, generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias. III. A habilidade como indicador de qualidade de desempenho é uma expressão relacionada com o executante. Define o grau de competência subjetiva ou objetivamente determinada pelo nível de produtividade em torno de um desempenho esperado. IV. Habilidade motora é a qualidade geral do indivíduo relacionada com a execução de uma variedade de tarefas. É correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
Analise as assertivas abaixo acerca das habilidades motoras fundamentais.
I. As crianças possuem um potencial para estar no estágio amadurecido da maior parte das habilidades motoras fundamentais por volta dos seis anos de idade. II. A progressão para estágios amadurecidos de um padrão motor fundamental depende exclusivamente da prática. III. Há diferenças de desenvolvimento de padrões motores perceptíveis em crianças da mesma idade. Um dos resultados dessas diferenças pode ser a integração sensório-motora incompleta. IV. A estabilidade é o aspecto mais fundamental do aprendizado do movimento. É correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
A frequência cardíaca (Fc) ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (Bpm). Com relação à frequência cardíaca de reserva, indique a fórmula correta que a expressa:
*Nota Fc máx. (Frequência cardíaca máxima).
Analise as seguintes características e assinale a resposta correta: "um indivíduo de corpo e membros finos; com um mínimo de gordura e músculos; ombros largos e descaídos; pescoço fino e comprido; rosto magro; queixo recuado e testa alta; tórax e abdómen estreitos e finos". A partir das descrições dadas, podemos classificar este indivíduo como:
Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa incorreta acerca do treinamento esportivo desenvolvido para as crianças:
A abertura anatômica presente nos seres humanos, especificamente existentes nos ossos por onde passam estruturas nobres como: veias, artérias, nervos e outros como a medula espinal, localizada no centro da fossa posterior do neurocrânio, é chamada de:
Considere a seguinte situação durante uma partida de basquetebol: um atleta executa um arremesso de três pontos. Porém, no ato do arremesso ele sofre uma falta, (contato ilegal durante o gesto de arremesso), e sua tentativa não é convertida em pontos. Qual a penalidade que deverá ser aplicada contra a equipe executora da falta pelos árbitros da partida:
As capacidades motoras condicionais são capacidades ligadas ao processo energético e metabólico determinadas pela obtenção e transformação de energia. Elas referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Assinale a alternativa que não corresponde a uma capacidade motora condicional:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...