Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as assertivas abaixo sobre aptidão física e conceitos relacionados.

I. Atividade física pode ser compreendida como exercícios planejados e estruturados, objetivando o desenvolvimento da aptidão física.

II. A aptidão física relacionada com a performance motora é relativa apenas ao esporte de alto rendimento.

III. A aptidão cardiorrespiratória é um dos componentes da aptidão física relacionada com a saúde.

IV. Os índices de gordura corporal e distribuição de gordura subcutânea fazem parte de um dos componentes da aptidão física.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

Assinale a alternativa correta sobre os componentes da aptidão física relacionada à saúde.

  • A.

    A resistência muscular, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, é a capacidade de um grupo muscular em realizar repetidas contrações sem diminuir significativamente a eficiência do trabalho realizado.

  • B.

    A flexibilidade, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, se refere especificamente à capacidade de alongar as fibras musculares.

  • C.

    A velocidade, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, é imprescindível para a manutenção das atividades da vida diária.

  • D.

    A resistência anaeróbia, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, consiste na capacidade do organismo como um todo em resistir à fadiga em esforços de curta duração.

Sobre a aptidão cardiorrespiratória, analise as assertivas abaixo.

I. Cabe ao sistema cardiorrespiratório fornecer elementos vitais ao organismo e eliminar os subprodutos das reações químicas celulares, como CO2 e ácido lático.

II. A aptidão cardiorrespiratória é o funcionamento efetivo do coração e artérias.

III. O Acidente Vascular Cerebral (popularmente conhecido como derrame) tem relação direta com uma aptidão cardiorrespiratória deficiente.

IV. A baixa aptidão cardiorrespiratória pode resultar em fadiga prematura, baixa capacidade no trabalho e maior risco de doenças cardiovasculares.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I e IV, apenas.

Analise as assertivas abaixo sobre Educação Física, saúde e qualidade de vida.

I. A Educação Física e a saúde possuem uma relação histórica, e conforme as discussões propostas acerca do tema se intensificam, percebe-se que o grau de relacionamento entre elas está fixo e estabelecido.

II. A “Promoção da Saúde” considera a relação da Educação Física com a saúde, apesar de interpretar a última apenas como a ausência de doenças.

III. A Aptidão Física Relacionada à Saúde (Health Related Fitness) estabelece uma relação entre a Educação Física e a saúde pela via da aptidão, priorizando parâmetros fisiológicos.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    III, apenas.

Os profissionais de Educação Física devem atentar para a atual necessidade social derivada da interrelação entre saúde e qualidade de vida. Partindo desse pressuposto, os programas de Educação Física com foco na qualidade de vida devem

  • A.

    focalizar nos grupos de risco.

  • B.

    priorizar a prática da atividade física sobre as demais práticas.

  • C.

    compreender o processo de desmedicalização.

  • D.

    ter a ação focada no que concerne às relações específicas entre Educação Física e saúde.

  • E.

Pode-se conceituar conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses modelos de conduta etc., cuja assimilação é considerada essencial para que se produza um desenvolvimento e uma socialização adequada ao aluno. É importante ressaltar que nem todos os saberes e formas culturais são suscetíveis de constarem como conteúdos curriculares, o que exige uma seleção rigorosa da escola. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os conteúdos curriculares, inclusive da Educação Física, devem incluir conhecimentos acadêmicos.

  • B.

    Os conteúdos curriculares são as atividades e conceitos aplicados nas aulas.

  • C.

    Os conteúdos curriculares são as informações conceituais capazes de ativar as capacidades cognitivas.

  • D.

    Os conteúdos curriculares da Educação Física devem ter um caráter procedimental, relacionado ao saber fazer.

As abordagens distintas da Educação Física pressupõem ênfase em conteúdos e dimensões diferentes. Sobre as relações estabelecidas por essas abordagens com relação aos conteúdos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A seleção de conteúdos para a abordagem psicomotora pressupõe a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção deste conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo.

  • B.

    Tanto a abordagem cognitiva quanto a psicomotora pressupõem que a seleção de conteúdos foque na busca do desenvolvimento integral do ser humano, mas o foco do trabalho acaba se restringindo a crianças de até 10/11 anos.

  • C.

    Uma das abordagens mais difundidas hoje, a desenvolvimentista, pressupõe que os conteúdos devem ser selecionados de forma a restringirem as ações nas características de progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento motor.

  • D.

    A abordagem da saúde renovada defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade dos seus conteúdos. Propõe que uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, embora possam estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência da prática das habilidades motoras.

Apoiados nas discussões que vinham ocorrendo nas áreas educacionais e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte/aptidão física praticado nas aulas de Educação Física, surgiu a abordagem crítico-superadora. Sobre a seleção de conteúdos proposta por essas abordagens, analise as assertivas abaixo.

I. A abordagem crítico-superadora propõe que se considere a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sociocognitivas dos alunos.

II. A abordagem crítico-superadora especifica que é preciso fazer com que o aluno fuja dos conhecimentos do senso comum e opte pela compreensão do conhecimento científico, para ampliar o seu acervo de conhecimento.

III. Quem opta pela abordagem crítico-superadora deve buscar evitar o ensino por etapas e adotar a simultaneidade na transmissão dos conteúdos, ou seja, os mesmos conteúdos devem ser trabalhados de maneira mais aprofundada ao longo das séries, sem a visão de pré-requisitos.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

Para o desenvolvimento dos conteúdos, o professor deve ter em mente três dimensões: a conceitual (1), a procedimental (2) e a atitudinal (3). Sendo assim, correlacione esses termos com os conceitos e conteúdos correspondentes na lista abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira. Por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira.

( ) Reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras.

( ) Os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais cotidianas, tais como levantar um objeto do chão, sentar-se em frente ao computador, realizar um exercício abdominal adequadamente etc.

( ) Observar as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida (diminuição do trabalho corporal em função das novas tecnologias) e relacioná-las com as necessidades atuais de atividade física.

  • A.

    3/ 2/ 2/ 1

  • B.

    1/ 3/ 3/ 2

  • C.

    2/ 3/ 1/ 2

  • D.

    2/ 3/ 1/ 1

Todo tipo de exercício físico, para ser adequadamente prescrito e planejado, deve seguir os princípios da atividade física, a fim de obterem-se os efeitos desejados. Um desses princípios é o princípio da individualidade biológica, cuja definição estipula que

  • A.

    o mesmo tipo de exercício, na mesma intensidade, duração e frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos, devido exclusivamente à genética do indivíduo.

  • B.

    o mesmo tipo de exercício, na mesma intensidade, duração e frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos, devido exclusivamente a características individuais.

  • C.

    o programa de exercícios que foi excelente para determinada pessoa normalmente é contraindicado para outra.

  • D.

    os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações de cada participante.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...