Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os princípios da atividade física, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A grande capacidade do organismo humano (órgãos, sistemas e tecidos), em se adaptar a cada nova carga de trabalho, exige que este seja exposto periodicamente a novos estímulos, a fim de que se atinjam ou aperfeiçoem os limites esperados (metabólicos e funcionais). Essa afirmação consiste no princípio da continuidade.

( ) O princípio da especificidade pressupõe que os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações específicas de cada participante (ou grupo).

( ) Uma das características do princípio da reversibilidade é que as adaptações metabólicas e funcionais induzidas pelos exercícios físicos tendem a retornar aos estados iniciais após a paralisação ou até mesmo as interrupções temporárias dos programas prescritos.

( ) Os principais parâmetros de controle do princípio da continuidade são volume e intensidade.

  • A.

    V/ V/ V/ V

  • B.

    F/ F/ V/ V

  • C.

    V/ V/ F/ F

  • D.

    F/ F/ V/ F

Para se conseguir os resultados esperados em um programa de atividade física, a sobrecarga tem papel imprescindível. Sobre essa colocação, analise as assertivas abaixo.

I. Um dos pontos fundamentais da sobrecarga é atingir o limite superior de esforço.

II. O ponto ideal de treinamento corresponde a uma carga física quando a intensidade e/ou volume são suficientes para provocar uma ativação do metabolismo energético ou plasmático da célula, em conjunto com a síntese de novas substâncias.

III. A aplicação de novas cargas depende de alguns fatores. Entre eles, o período de restauração ampliada.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, apenas.

Para a inserção da Educação Física nos projetos político-pedagógicos da escola, é necessário que se observem alguns princípios, entre eles as práticas corporais como linguagem. A este respeito, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Esse princípio se funda na premissa de que o conhecimento sobre o corpo e vivido no corpo é o que possibilita ao aluno compreender sua existência no mundo, pois é por meio dele que constroem significados, ocupam espaços, comunicam, interagem e se constituem como identidades individuais e coletivas.

  • B.

    Como educadores, os profissionais de Educação Física precisam construir estratégias de ensino que auxiliem o aluno a desenvolver suas capacidades de ler, de interpretar e de produzir diversos textos.

  • C.

    No contexto educacional, a linguagem escrita e a oral devem ocupar o centro das intervenções pedagógicas, mas a linguagem corporal e artística também são importantes.

  • D.

    O brincar, constituindo-se historicamente como linguagem própria do ser humano, deve ocupar um lugar de destaque no trabalho pedagógico, principalmente nas aulas de Educação Física.

Há diversas metodologias para o ensino das práticas esportivas coletivas (PEC) nas escolas. Entre elas, destacam-se as formas centradas nas técnicas, no jogo formal e nos jogos condicionados. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma característica da forma centrada nos jogos condicionados.

  • A.

    O jogo é decomposto em elementos técnicos (passe, recepção, drible).

  • B.

    O jogo não é decomposto.

  • C.

    A técnica surge para responder à situação global não orientada.

  • D.

    Os princípios do jogo regulam a aprendizagem.

O compromisso da área da Educação Física com a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado, sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos:

I. reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos.

II. consideração da diversidade cultural como ponto de partida para aceitar as diferenças.

III. articulação coerente entre conteúdos, métodos e recursos didáticos.

IV. integração teoria-prática.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, III e IV, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

Uma discussão de grande importância para os professores no processo ensino-aprendizagem é a diferença entre os enfoques de medida com referência a normas e com referência a critério. Acerca desses enfoques, analise as assertivas abaixo.

I. O enfoque na norma visa à seleção de alguns indivíduos de determinado grupo para classificá-los em ordem crescente de desempenho, para detectar quem são os melhores.

II. O enfoque no critério é utilizado quando se deseja estimar o nível de desempenho do indivíduo em relação às suas potencialidades ou a algum padrão.

III. A utilização de um enfoque ou de outro define se o professor parte de pressupostos de inclusão ou de exclusão.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

As aulas de Educação Física são imprescindíveis na infância para o crescimento e desenvolvimento esperados para os alunos. Muitas escolas fornecem autorizações para o absenteísmo nas aulas, por diversos motivos. Um dos resultados desse processo é um desenvolvimento precário

  • A.

    das capacidades cognitivas.

  • B.

    das capacidades motoras.

  • C.

    do desempenho.

  • D.

    da habilidade motora.

Ao fazer uma análise crítica das práticas esportivas na escola, o que de imediato se percebe é que, tanto pela ação concreta de quem atua quanto pelo que se encontra registrado na literatura especializada no tema, há uma grande incongruência. Isso ocorre porque é uma tarefa complexa passar da teoria para a prática. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma ação válida para que se consiga aplicar a teoria da cultura corporal de movimento na prática diária de aula.

  • A.

    O professor deve focar na aprendizagem esportiva com base nas movimentações técnicas específicas dos desportos.

  • B.

    O professor deve focar na aprendizagem de uma determinada prática exclusivamente à luz de sua regulamentação e de suas aplicações técnicas e táticas.

  • C.

    O professor deve mostrar que para o aluno se tornar tão bom quanto seu ídolo será preciso um sacrifício a mais, uma grande dedicação, e isso se dará se ela submeter-se a um rigoroso e criterioso programa de preparação.

  • D.

    O professor deve deixar a parte técnica em segundo plano, abordando a maior variabilidade possível de movimentos, regras e táticas, inspirando aos alunos o questionamento.

  • A.

    1-B/ 2-B/ 3-A/ 4-C/ 5-B

  • B.

    1-C/ 2-A/ 3-C/ 4-B/ 5-A

  • C.

    1-A/ 2-C/ 3-B/ 4-A/ 5-C

  • D.

    1-C/ 2-A/ 3-B/ 4-A/ 5-A

Hoje o esporte é o conteúdo dominante na organização das aulas de Educação Física. Tal fato tem diversas consequências negativas no processo ensino-aprendizagem. Sobre as possibilidades de anular tais consequências, analise as assertivas abaixo.

I. O professor de Educação Física deve abordar o tema, mas o esporte deve estar a serviço da instituição esportiva, servindo apenas para difundir o esporte de rendimento.

II. O próprio esporte deve ser transformado didático-pedagogicamente.

III. Os significados dos movimentos esportivos devem permanecer, mas os sentidos individual e coletivo do esporte devem mudar.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...