Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os jogos cooperativos são defendidos como um dos conteúdos ideais a ser objeto das aulas de Educação Física. São motivos que sustentam essa vertente, exceto
a eliminação da competição nas aulas de Educação Física, que gera exclusão dos alunos menos habilidosos.
a promoção da superação coletiva de obstáculos externos ao grupo.
o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem.
a maior produtividade por unidade de tempo e melhor qualidade dos resultados.
O desenvolvimento da cooperação deve ser tratado como um exercício fundamental para o aprimoramento das relações humanas em todas as suas dimensões e nos mais diversificados contextos. As aulas de Educação Física têm um importante papel nessa questão. Para tanto, é necessário que o professor tenha conhecimento do processo de formação dessa proposta e suas relações e divergências com a competição. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento da cooperação é um trabalho árduo, já que as sociedades são histórica e naturalmente competitivas.
O viver competitivo implica apenas a lei do mais forte, enquanto o cooperativo implica consenso.
A cooperação, para ser bem sucedida, depende, impreterivelmente, da confiança entre os participantes de determinada atividade.
Os grandes problemas que confrontam o homem, como a violência, a guerra e a exploração do homem pelo homem, infelizmente não podem ser solucionados senão com elementos competitivos, mas a cooperação pode tornar essas questões mais fáceis de serem compreendidas.
Acerca da origem e evolução dos jogos cooperativos, analise as assertivas abaixo.
I. Os Jogos Cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização do esporte competitivo. II. Os Jogos Cooperativos foram criados com o objetivo de promover a autoestima, junto com o desenvolvimento de habilidades interpessoais positivas. III. Os Jogos Cooperativos são uma produção cultural muito recente. É correto o que se afirma emI, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
Sobre os aspectos que sustentam a pedagogia proposta pelos Jogos Cooperativos, assinale a alternativa correta.
Um dos eixos que fundamentam a pedagogia cooperativa é a ação, que busca incentivar e valorizar a inclusão de todos, respeitando as diferentes possibilidades de participação.
Tendo os pressupostos certos, torna-se muito simples passar de uma estrutura de aula baseada na competição para uma estrutura baseada na cooperação.
O início da prática dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física anteriormente focadas na competição pode ser realizado de forma rápida, já que a cooperação diminui sensivelmente a exclusão e foca no resultado coletivo.
A pedagogia dos jogos cooperativos é um novo paradigma que, se bem estruturado, pode ser responsável por grandes mudanças sociais.
O esporte pode assumir características bem distintas, dadas as suas diversas dimensões. Acerca desse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. Dependendo do contexto, o esporte pode representar um instrumento de manipulação e alienação ou de simples reprodução dos valores (positivos e negativos) vigentes. II. O esporte tem natureza educacional, e pode ser um meio para estabelecer e manter um melhor relacionamento social. III. O esporte na escola objetiva, entre outras coisas, é ótimo em termos de rendimento, respeitando as características individuais. IV. O esporte-rendimento tem foco essencialmente no potencial das pessoas e enfatiza o processo. É correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Assinale a alternativa incorreta sobre a consciência da cooperação no esporte.
A cooperação no esporte coletivo pode partir da equipe adversária.
Apesar do caráter competitivo do esporte, quando estimulada a consciência cooperativa, acaba por incentivar a inclusão de todos os participantes.
O esporte, quando permeado pela consciência da cooperação, permite aos oponentes praticar a interação, o diálogo apoiativo e a apreciação mútua.
Não há como jogar competitivos cooperativamente, já que cooperação e competição são antônimos. O esporte cooperativo deve ter regras próprias para evitar a competição.
A aptidão musculoesquelética, muito importante na relação aptidão física e saúde, tem diversos meios de treinamento e diversos fatores que fazem parte dela. Não corresponde a um desses meios ou fatores
a força muscular, já que a aptidão musculoesquelética é relacionada à resistência e flexibilidade.
os exercícios isotônicos, que são típicos da aptidão relacionada à performance.
os exercícios isocinéticos, que são realizados em equipamentos especiais.
o bom funcionamento do miocárdio, um dos músculos mais importantes para a manutenção da saúde.
Os Jogos Cooperativos, como processos facilitadores da integração da Consciência de Cooperação na ensinagem do Esporte, podem ser divididos em diferentes categorias. Sobre essas categorias, analise as assertivas abaixo.
I. Na categoria de Jogos Cooperativos sem Perdedores, dividem-se os participantes em dois ou mais grupos, sendo que os grupos têm um objetivo comum, e não há perdedores, o objetivo é atingido por todos. II. Na categoria de Jogos de Inversão é enfatizada a noção de interdependência, através da aproximação e troca de jogadores que começam em times diferentes. Conforme os jogos se desenvolvem, os jogadores vão mudando de lado, literalmente, colocando-se uns no lugar dos outros. III. Os jogos semicooperativos permitem diferentes possibilidades. Uma delas é a forma todos passam, todos tocam, na qual a bola deve ser passada por todos os jogadores do time, para que o ponto seja validado. É correto o que se afirma emI, II e III.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
No processo de ensinagem cooperativa do esporte, algumas habilidades de relacionamento cooperativo devem ser aperfeiçoadas, entre as quais:
I. a possibilidade de vencer ou perder. II. celebrar os sucessos e insucessos em conjunto desfrutando de todo o processo do Jogo como um instante de encontro e realização humana. III. preservar um ambiente de alegria e descontração, favorecendo a tomada de decisão e iniciativa. IV. a consideração das conquistas coletivas em detrimento das individuais. Faz(em) parte das habilidades a ser(em) aperfeiçoadas o que está contido emI, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Sabe-se que a atividade física influencia o estatuto da saúde em adultos, o que gera a necessidade de promover estilos de vida fisicamente ativos. Por outro lado, não há a comprovação sobre a influência da prática de Atividade Física em crianças na diminuição do sedentarismo nas futuras gerações. Desta forma, a Educação Física Escolar
deve ter foco em práticas pedagógicas e educativas que visem à melhora da autoimagem e da autoestima dos alunos, reservando a questão da relação entre atividade física e saúde para os programas de Educação Física para adultos, que são os diretamente afetados por essas questões.
deve ter foco no incentivo ao debate teórico sobre os conceitos de saúde.
deve buscar a seleção de atividades adequadas à criança e ao jovem para garantir os níveis de motivação e gosto pela atividade física, o que é mais importante do que a preocupação imediata com o ganho de saúde.
deve incentivar a prática esportiva mesmo que os ganhos na infância não sejam comprovados, pois podem influenciar nas escolhas da vida adulta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...