Questões de Educação Física do ano 2014

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) no que se refere a exercício físico e estresse.

( ) O principal objetivo do exercício físico é adquirir condição física e grau de condicionamento bem acima dos exigidos em suas atividades esportivas.

( ) Estudos mostram que a falta de exercício físico, por si só, é fator de risco, contribuindo para diversas doenças, dentre elas o estresse.

( ) O esforço físico é uma forma de estresse, referido como estresse funcional. Contudo, se praticado de forma regular, recreativa e que não leve à exaustão, representa um estímulo que promove a saúde.

( ) Os alongamentos são outra forma de exercícios físicos que são muito eficazes no combate ao estresse.

( ) Os exercícios físicos liberam substâncias denominadas endorfinas, que têm um efeito semelhante ao da morfina, diminuindo a sensação de cansaço e dor.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – V – F – V
  • B. V – F – F – F – V
  • C. F – V – V – V – F
  • D. F– V – V – F – F
  • E. F – V – F – V – F

Para a prática do voleibol, o atleta precisa ter domínio de seis habilidades, que chamamos de fundamentos, que são:

  • A. Passe, toque, manchete, bloqueio, levantamento e saque.
  • B. Passe, ataque, defesa, cortada, contra-ataque e saque.
  • C. Saque, toque, manchete, passe, ataque e defesa.
  • D. Saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
  • E. Saque, levantamento, ataque, contra-ataque, passe e defesa.

As doenças hipocinéticas trazem limitações ao corpo. As pessoas que sofrem dessas doenças podem correr riscos de morte. A prevenção se dá através de uma rotina de exercícios físicos.

As doenças conhecidas como hipocinéticas são:

  • A. Obesidade, cardiopatia, hipertensão, diabetes, artrite e sarcopenia.
  • B. Sedentarismo, artrite, artrose, hipertensão, doença arterial coronariana e derrames cerebrais.
  • C. Obesidade arterial, cardiopatia, hipertensão arterial, diabetes tipo II, osteoporose e sarcopenia.
  • D. Obesidade, derrames cerebrais, doença arterial coronariana, diabetes, sarcopenia e sedentarismo.
  • E. Obesidade arterial, doença arterial coronariana, osteoporose, artrite, artrose e derrames cerebrais.

Dos vários nutrientes que consumimos, apenas três podem liberar energia para o exercício físico. São eles:

  • A. A glicose, as vitaminas e os minerais.
  • B. A glicose, as vitaminas e as proteínas.
  • C. Os carboidratos, a glicose e as proteínas.
  • D. Os carboidratos, a glicose e as vitaminas.
  • E. Os carboidratos, as gorduras e as proteínas.

Caponi e Almeida Filho (2003) afirmam que a saúde contemporânea possui três formulações que servem de referência para o debate dessa questão. São elas:

  • A. Saúde como ausência de doença, saúde como bem-estar e saúde como um valor social.
  • B. Saúde como senso comum, saúde médica e saúde normativa.
  • C. Saúde como ausência de doença, saúde médica e saúde normativa.
  • D. Saúde como senso comum, saúde como bem-estar e saúde como um valor social.
  • E. Saúde como ausência de doença, saúde como doença e saúde como um valor socioeducativo.

Segundo a regra 15 de basquete, o ato de arremesso do jogador termina quando:

  • A. A bola deixa a(s) mão(s) do jogador no caso de um arremesso em suspensão.
  • B. A bola sai de posse do jogador no ato de um arremesso.
  • C. A bola deixa a(s) mão(s) do jogador no ato de um arremesso.
  • D. A bola deixa a(s) mão(s) do jogador e, no caso de um arremesso em suspensão, ambos os pés tenham retornado ao solo.
  • E. A bola sai de posse do jogador e, no caso de um arremesso em suspensão, ambos os pés tenham retornado ao solo.

No voleibol, a ordem de rotação é determinada pela formação inicial da equipe e controlada através da ordem de saque e posição dos jogadores durante o set.

Uma falta na rotação é cometida quando o saque não é efetuado conforme a ordem de rotação, acarretando as seguintes consequências:

  • A. A equipe sacadora é sancionada com um ponto e a ordem de rotação dos jogadores será retificada.
  • B. A equipe sacadora é sancionada com um ponto. O próximo saque será executado pela equipe adversária e a ordem de rotação dos jogadores será retificada.
  • C. A equipe sacadora é advertida, sendo o próximo saque executado pela equipe adversária e a ordem de rotação dos jogadores será mantida.
  • D. A equipe adversária é beneficiada com a posse de bola e a ordem de rotação dos jogadores será retificada.
  • E. A equipe adversária é beneficiada com a posse de bola e a ordem de rotação dos jogadores será mantida.

A Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso é necessário:

  • A. Mudar a ênfase na aptidão física e no rendimento padronizado que caracterizava a Educação Física, para uma concepção mais abrangente, que contemple todas as dimensões envolvidas em cada prática corporal.
  • B. É fundamental também que se faça uma clara distinção entre os objetivos da Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta profissionais, pois, embora seja uma referência, o profissionalismo não pode ser a meta almejada pela escola.
  • C. Dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

Os conteúdos específicos da Educação Física a serem abordados nas aulas,apontados nos PCN (Brasil, 1998), aparecem divididos em blocos de conhecimento / conteúdo, assinale a questão que corresponde a esses blocos:

  • A. Esporte, jogos, lutas e ginástica ( primeiro bloco), atividade rítmica e expressivas ( segundo bloco) e conhecimentos sobre o corpo (terceiro bloco).
  • B. Esporte, jogos, lutas e ginástica (primeiro bloco), atividade rítmica e expressivas (segundo bloco).
  • C. Esporte, jogos, lutas e ginástica (primeiro bloco), conhecimentos sobre o corpo (segundo bloco).
  • D. Atividade rítmica e expressivas (primeiro bloco) e conhecimentos sobre o corpo (segundo bloco).

Jean Piaget pesquisou, mediante observação sistemática, a maneira como a criança elabora o processo do conhecimento para construir a sua inteligência. A sua preocupação inicial foi epistemológica (como é originado o conhecimento humano) e não educacional. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo compreende em 4 estágios, quais são eles?

  • A. O primeiro é chamado ESTÁGIO SENSÓRIO – MOTOR (0 – 2 anos), o segundo é o ESTÁGIO PRÉ – OPERATÓRIO (2 – 7 anos), terceiro estágio, o das OPERAÇÕES CONCRETAS (7 – 13 anos) e no quarto e no quarto estágio, o OPERATÓRIO – FORMAL (13 anos em diante).
  • B. O primeiro é chamado ESTÁGIO SENSÓRIO – MOTOR (0 – 5 anos), o segundo é o ESTÁGIO PRÉ – OPERATÓRIO (5 – 9 anos), terceiro estágio, o das OPERAÇÕES CONCRETAS (9 – 13 anos) e no quarto e no quarto estágio, o OPERATÓRIO – FORMAL (13 anos em diante).
  • C. O primeiro é chamado ESTÁGIO SENSÓRIO – MOTOR (0 – 4 anos), o segundo é o ESTÁGIO PRÉ – OPERATÓRIO (4 – 7 anos), terceiro estágio, o das OPERAÇÕES CONCRETAS (7 – 15 anos) e no quarto e no quarto estágio, o OPERATÓRIO – FORMAL (15 anos em diante).
  • D. O primeiro é chamado ESTÁGIO SENSÓRIO – MOTOR (0 – 3 anos), o segundo é o ESTÁGIO PRÉ – OPERATÓRIO (3 – 8 anos), terceiro estágio, o das OPERAÇÕES CONCRETAS (8 – 14 anos) e no quarto e no quarto estágio, o OPERATÓRIO – FORMAL (14 anos em diante).
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...