Questões de Educação Física do ano 2014

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A inatividade física e o estilo de vida sedentário estão relacionados a fatores de risco para o desenvolvimento ou agravamento de certas condições médicas, tais como doença coronariana ou outras alterações cardiovasculares e metabólicas.

( ) Além dos benefícios, a atividade física também está associada a prejuízos para a saúde mental, aparecendo ligada a quadros como exercício excessivo.

( ) A qualidade de vida em saúde coloca sua centralidade na capacidade de viver sem doenças ou de superar as dificuldades dos estados ou condições de morbidade.

( ) O exercício, após superado o período inicial, é uma atividade usualmente agradável e que traz inúmeros benefícios ao praticante, que vão desde a melhora do perfil lipídico até a melhora da autoestima.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, V, V, F.
  • D. V, V, V, V.

Considerando a relação entre a prática de atividade física e saúde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Pode‐se dizer que os principais benefícios à saúde advindos da prática de atividade física incidem predominantemente sobre os aspectos antropométricos, cartilaginosos e psicológicos.

( ) Dentre os efeitos antropométricos da prática regular de atividade física encontram‐se o aumento do volume sistólico, da potência aeróbica e da ventilação pulmonar; a melhora do perfil lipídico e da sensibilidade à insulina; a diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo.

( ) Com relação aos efeitos antropométricos e neuromusculares propiciados pela prática regular de atividade física têm‐se a diminuição da gordura corporal, o incremento da força e da massa muscular, da densidade óssea e da flexibilidade.

( ) Com relação aos efeitos psicológicos, a prática regular de atividade física atua na melhoria da autoestima, do autoconceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, na diminuição do estresse e da ansiedade e na diminuição do consumo de medicamentos.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, V, V, V.

A aprendizagem pode ocorrer em todos os níveis do sistema nervoso central, mas os níveis destacados são, provavelmente, aqueles em que as maiores mudanças acontecem. Assinale‐os.

  • A. Estágio inicial; estágio mediano; e, aperfeiçoamento ou automatização da tarefa motora.
  • B. Estágio de seleção simultânea da resposta e do estímulo e estágio da programação da resposta motora.
  • C. Estágio de identificação do estímulo; estágio de efetivação do estímulo; e, estágio de automatização do movimento.
  • D. Estágio de identificação do estímulo; estágio de seleção da resposta; estágio da programação da resposta; e, programa motor.

“Estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um, funcionando no pico de sua capacidade intelectual, realizar as tarefas do cotidiano, ocupar ativamente as horas de lazer, enfrentar emergências imprevistas sem fadiga excessiva, sentir uma alegria de viver e evitar o aparecimento das disfunções hipocinéticas.” Trata‐se de

  • A. aptidão física .
  • B. exercício físico.
  • C. atividade física.
  • D. saúde e qualidade de vida.

O lazer manifesta‐se nos diferentes ambientes da sociedade a partir dos equipamentos específicos e não específicos de lazer. Nessa perspectiva, são considerados equipamentos não específicos de lazer:

  • A. Casa, bar e ruas.
  • B. Teatros e cinemas.
  • C. Museus e galerias de arte.
  • D. Parques e bibliotecas públicas.

“Englobam todas as modalidades e têm por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo e/ou do atleta.” Trata‐se das ginásticas de

  • A. competição.
  • B. demonstração.
  • C. condicionamento físico.
  • D. conscientização corporal.

Considerando o campo da aprendizagem motora, relacione adequadamente os conceitos com suas respectivas descrições.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 2, 1, 3.
  • C. 3, 1, 2.
  • D. 2, 3, 1.

A utilização da eletromiografia possibilita, além da avaliação do envolvimento de cada grupo muscular, a coleta de informações sobre:

  • A. Atividade do músculo, a participação dos respectivos músculos na atividade e o grau da contração dos respectivos músculos em cada movimento.
  • B. Atividade de todos os músculos, a participação direta dos respectivos músculos na atividade e o grau e a duração da contração dos respectivos músculos no movimento.
  • C. Atividade de cada músculo ou parte dele, a ordem cronológica da participação dos respectivos músculos na atividade e o grau e a duração da contração dos respectivos músculos em cada movimento.
  • D. Movimento de cada músculo ou parte dele, a ordem cronológica dos respectivos músculos na atividade e a duração da contração dos respectivos músculos em cada movimento.
  • E. Movimento do músculo, da participação dos respectivos músculos na atividade e o grau da contração dos respectivos músculos em cada movimento.

No handebol , um dos fundamentos mais importantes é o passe. Segundo De Melo (2001), passe consiste no ato em que o jogador transfere a posse de bola para um companheiro. Um dos tipos de passe leva em consideração os movimentos de execução, e este pode ser desenvolvido de três maneiras, que são:

  • A. Parado, em progressão e em movimento.
  • B. Parado, em suspensão e em deslocamento.
  • C. Parado, em preparação e em deslocamento.
  • D. Preparação, em suspensão e em deslocamento.
  • E. Preparação, em progressão e em movimento.

A recreação se caracteriza por uma sequência de ações e atividades educativas com uma finalidade, que é:

  • A. Instigar processos de desenvolvimento mental para promover a capacidade dos alunos de produzir, reproduzir e criar o novo.
  • B. Incentivar processos internos de desenvolvimento da cidadania, para que os alunos criem meios de reproduzir e criar o novo.
  • C. Incentivar processos internos de desenvolvimento mental, para que os alunos sejam capazes de reproduzir e criar o novo.
  • D. Instigar o desenvolvimento mental para promover a cidadania, para que os alunos sejam aptos a reproduzir e criar o novo.
  • E. Instigar processos internos de desenvolvimento mental para promover a cidadania, para que os alunos sejam capazes de produzir, reproduzir e criar o novo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...