Questões de Educação Física do ano 2014

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise o conceito abaixo:

 “É o Instrumento de promoção social que serve para auxiliar no rompimento da alienação do trabalho, apresentando-se politicamente como um mecanismo inovador aos trabalhadores na medida em que estabelece novas perspectivas de relacionamento social; promove a integração do ser humano livremente no seu contexto social, onde este meio serve para o desenvolvimento de sua capacidade crítica, criativa e transformadora e proporciona condições de bem- -estar físico e mental do ser humano”.

De acordo com Oleias (2003), este é o conceito de:

  • A. Lazer.
  • B. Lúdico.
  • C. Recreação.
  • D. Recreação e lazer.
  • E. Recreação e lúdico.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) no que se refere à definição de técnica de um desporto.

( ) Menor esforço desprendido por um atleta para a realização do gesto motor.

( ) Execução dos fundamentos do desporto.

( ) Todas as ações específicas do desporto integrado com a bola, sobre as quais constituem todos os elementos técnicos do jogo.

( ) Habilidade natural do atleta/aluno.

( ) Desenvolvimento da habilidade do atleta/ aluno.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima pra baixo.

  • A. V – V – F – F – V
  • B. V – V – F – F – F
  • C. V – F – V – F – V
  • D. F – V – F – V – F
  • E. F – F – V – V – V

No futsal, a ação individual com a bola que visa ludibriar, enganar o adversário, tentando ultrapassá-lo, é a definição de:

  • A. Finta.
  • B. Marcação.
  • C. Condução de bola.
  • D. Deslocamento.
  • E. Drible.

É o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas surgidos desse relacionamento. Este é o conceito de:

  • A. Ergonomia.
  • B. Imobilidade.
  • C. Biomecânica.
  • D. Antropometria.
  • E. Qualidade de Vida.

Nas regras de handebol, no artigo 17, que se refere às punições, podemos afirmar que:

1. Uma exclusão (2 minutos) deve ser dada por uma falta de substituição ou entrada ilegal na quadra.

2. Uma advertência pode ser dada por uma falta de substituição ou entrada ilegal na quadra.

3. Uma desqualificação deve ser dada por faltas que coloquem em perigo a saúde do adversário.

4. Uma advertência pode ser dada por faltas e infrações similares contra um adversário, que não se encaixam na categoria de “punições progressivas”.

5. Uma desqualificação pode ser dada por conduta antidesportiva repetida de um jogador, dentro ou fora da quadra.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

O processo de aprendizagem e aperfeiçoamento técnico pode ser subdividido em partes relativamente independentes, porém interligadas e interdependentes.

Podemos destacar três etapas na preparação técnica do desportista. São elas:

  • A. Etapa de criação, aprendizagem aprofundada e etapa de concretização.
  • B. Etapa de criação, etapa de formação e fortalecimento e aperfeiçoamento.
  • C. Aprendizagem inicial, etapa de formação e etapa de alcance.
  • D. Aprendizagem inicial, etapa de estabilização e etapa de concretização.
  • E. Aprendizagem inicial, aprendizagem aprofundada e fortalecimento e aperfeiçoamento.

Analise o texto abaixo:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

  • A. (1) misto ; (2) exercícios isolados ; (3) iniciação ; (4) exercícios ; (5) jogos
  • B. (1) misto ; (2) exercícios combinados ; (3) iniciação ; (4) brincadeiras ; (5) pré-desportivos
  • C. (1) recreativo ; (2) exercícios isolados ; (3) aprendizagem ; (4) exercícios ; (5) jogos
  • D. (1) recreativo ; (2) exercícios isolados ; (3) aprendizagem ; (4) exercícios ; (5) jogos
  • E. (1) transfere ; (2) exercícios combinados ; (3) iniciação ; (4) exercícios ; (5) pré-desportivos

Sobre a ginástica laboral, é correto afirmar:

1. O programa de ginástica laboral possui três fases: a fase de aquecimento, a fase postural e a fase de alívio.

2. É um instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões.

3. Ajuda na reeducação postural e no alívio do estresse.

4. O programa de ginástica laboral possui três fases: a fase preparatória, a fase compensatória e a fase de relaxamento.

5. O programa de ginástica laboral não atinge todos os grupos musculares.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Para ir além de ser apenas uma prática de atividade na Educação Física e alcançar o status de prática pedagógica na escola, duas questões didáticas se fazem fundamentais. São elas:

  • A. Estimular a autonomia dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na escola e promover a conscientização e a apropriação da comunidade escolar.
  • B. Estimular a criatividade no processo de ensino-aprendizagem na escola e promover a conscientização e a apropriação por parte dos professores e alunos.
  • C. Desenvolver a autonomia dos envolvidos (professores e alunos) e oferecer a conscientização e a apropriação, por parte dos professores, sobre o que se propõe e, por parte dos alunos, sobre o que se assimila.
  • D. Estimular a autonomia dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na escola (professores e alunos) e promover a conscientização e a apropriação, por parte dos professores, sobre o que se ensina e, por parte dos alunos, sobre o que se aprende.
  • E. Desenvolver a criatividade dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na escola e promover a conscientização e a apropriação, por parte dos professores, sobre o que se ensina e, por parte dos alunos, sobre o que se aprende.

Existem fatores do nosso estilo de vida que afetam negativamente nossa saúde e qualidade de vida, sobre os quais podemos ter controle. São eles:

  • A. Fumo, álcool, drogas, fadiga, alimentação, sedentarismo e obesidade.
  • B. Fumo, álcool, drogas, stress, isolamento social, sedentarismo, esforços intensos ou repetitivos.
  • C. Drogas, álcool, fadiga, isolamento social, obesidade, inatividade e esforços intensos ou repetitivos.
  • D. Fumo, álcool, stress, alimentação, isolamento social, obesidade e inatividade.
  • E. Fumo, álcool, drogas, fadiga, alimentação, obesidade e sedentarismo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...