Questões de Educação Física do ano 2016

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As frases abaixo referem-se a momentos históricos da Educação Física no Brasil.

I. O método ginástico francês foi adotado pelo governo brasileiro em função de seus fundamentos científicos positivistas e conotação militar.

II. A Educação Física é compreendida como o conjunto de exercícios cuja prática racional e metódica é suscetível de fazer o homem atingir o mais alto grau de aperfeiçoamento físico compatível com sua natureza.

III. A Educação Física como atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, mo rais, psíquicas e sociais do educando.

IV. A Educação Física como valor no combate à sedentariedade da vida moderna, preservando o equilíbrio orgânico, prevenindo contra doenças e proporcionando oportunidades para a aquisição de aptidão física, geradora de bem-estar e de capacidade para o exercício profissional mais eficiente e menos fatigante.

Está correto o que se afirma em

  • A. III e IV, apenas.
  • B. I, III e IV, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. I e II, apenas.

Estudos recentes indicam que, de modo geral, na relação esporte e natureza há destruições dos espaços naturais e do próprio ser humano durante as práticas esportivas; que o esporte é potencialmente alienador do ser humano e dele em relação ao meio ambiente; que o esporte enquanto uma atividade que exige instalações e mega instalações devasta diretamente a natureza; e que o esporte é um fenômeno que valoriza produtos diretos e indiretos da indústria cultural, o que implica o consumo da natureza. Diante desse quadro, ao transversalizar o tema meio ambiente, as aulas de Educação Física podem

  • A. orientar o trabalho para a valorização da produção cultural do cotidiano, de forma crítica, problematizando o conhecimento, a partir de elementos da cultura, ou seja, do que foi construído historicamente, o que faz sentido e o que valoriza a vida, proporcionando um processo pedagógico de conhecimento do seu meio e de autoconhecimento.
  • B. tematizar atividades relativas aos esportes de aventura, ensinando: as técnicas adequadas para a execução das diversas modalidades; os programas de preparação física adequados; o uso correto dos equipamentos de segurança, a fim de que minimizem os riscos de acidentes pessoais e coletivos.
  • C. tematizar atividades relativas aos esportes de aventura, ensinando: as técnicas adequadas para a execução das diversas modalidades; os programas de preparação física adequados; o uso correto dos equipamentos de segurança, a fim de que minimizem os riscos de acidentes pessoais e coletivos.
  • D. fornecer elementos para que os alunos relacionem as diversas modalidades dos esportes de aventura com os tipos de relevo onde ocorrem, fazendo um trabalho interdisciplinar com os estudos de Geografia, a fim de que possam compreender os graus de dificuldade de cada modalidade e valorizar a natureza.
  • E. promover eventos escolares que englobem os esportes de aventura, adaptando-os às condições da escola a fim de que os alunos vivenciem as situações de vertigem que as modalidades proporcionam, além de ampliar os saberes dos alunos relativos às formas de organização dessas modalidades, tendo como ponto de partida as diversas competições que ocorrem no Brasil.

Partindo da pluralidade cultural como a afirmação da diversidade, traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, e do fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano, é correto dizer que a Educação Física atua nessa direção ao promover, por exemplo,

  • A. eventos de incentivo à prática da atividade física tais como “Dia do Desafio” e Matroginástica.
  • B. festivais com os alunos praticantes de judô e apresentações das alunas praticantes de ballet.
  • C. campeonatos interclasses e olimpíadas intercolegiais de esportes coletivos.
  • D. apresentações de quadrilhas juninas com meninos vestidos de meninas e vice-versa.
  • E. estudos das brincadeiras relativas aos diversos grupos étnicos culturais que compõem a comunidade escolar.

Dentre os sistemas biológicos de controle do corpo humano estão os mecanismos neuronais. Em relação a eles, é correto afirmar que

  • A. a velocidade com que um potencial de ação é transmitido por uma membrana depende do diâmetro da fibra e se esta é ou não mielinizada.
  • B. a velocidade de propagação do potencial de ação nas grandes fibras mielínicas pode chegar a 30Km/h.
  • C. o neurônio aferente ou motoneurônio é responsável pela transmissão final integral das informações desde o sistema nervoso central até os músculos ou glândulas.
  • D. o neurônio eferente ou sensorial é responsável por conduzir a informação desde os receptores até o encéfalo ou até a medula espinhal.
  • E. o neurônio de associação ou interneurônio tem sua origem e terminação dentro do sistema nervoso central e faz a conexão entre o neurônio motor e o sensorial. É o menor grupo de neurônio com cerca de 10% das células nervosas.

Na fase de desaceleração em um chute no futebol, é correto afirmar que

  • A. a articulação do tornozelo no membro dominante se mantém em flexão plantar e é realizada pelo gastrocnêmio e o tensor da fascia lata.
  • B. o joelho do membro anterior está encaminhando para a extensão. O músculo agonista deste movimento é o quadríceps femoral (composto pelo reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio).
  • C. o joelho do membro dominante encontra-se fletido em graus elevados, acima de 90º, com ação plena dos flexores. O membro apoiado está em semiflexão, porém em cadeia cinética fechada, com ação tanto dos flexores quanto dos extensores de joelho.
  • D. os músculos abdominais e antigravitacionais auxiliam na estabilização do tronco do chutador. Além de estabilizar os movimentos de giro de tronco (realizado pelos músculos oblíquo externo e oblíquo interno) e de flexão do tronco (realizado pelo reto abdominal), atuam na manutenção do equilíbrio.
  • E. a articulação do quadril do membro dominante fica em extensão (movimento realizado pelos músculos glúteo máximo, bíceps femoral, tríceps braquial e braquiorradial).

O lazer e a disponibilidade de espaços para atividades lúdicas e esportivas são necessidades básicas e, por isso, direitos do cidadão. Os alunos podem compreender que os esportes e as demais atividades corporais não devem ser privilégio apenas dos esportistas ou das pessoas em condições de pagar por academias e clubes. Dar valor a essas atividades e reivindicar o acesso a elas para todos é um posicionamento que pode ser adotado a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Física mediante situações didáticas que

  • A. os alunos possam mapear os espaços de lazer disponíveis no entorno da escola, verificar suas condições de manutenção e elaborar atividades (campanhas e vivências) nos espaços públicos de lazer que envolvam a comunidade educativa.
  • B. possibilitem a readequação dos espaços, do tempo de jogo ou no número de participantes, bem como dos modos de escolhas das equipes nas vivências práticas.
  • C. minimizem a violência decorrente da competitividade, aplicando jogos cooperativos.
  • D. promovam reflexões a respeito das decisões coletivas da turma referentes às regras do jogo vivido.
  • E. envolvam a participação de todos os alunos na vivência de jogos populares e danças folclóricas.

O atual debate a respeito da educação indica que o currículo incide nos processos de constituição da identidade dos sujeitos. Como elemento da história da educação, a Educação Física, ao longo de sua trajetória, veiculou conhecimentos em seu currículo necessários para a constituição de identidades imprescindíveis aos projetos políticos organizados pelo Estado. Diante disso, o currículo

  • A. ginástico visou à aquisição de hábitos saudáveis de higiene por parte da população, a fim de formar identidades competentes.
  • B. técnico-esportivo visa ao desenvolvimento técnico e à aptidão física, a fim de formar identidades emancipadas.
  • C. desenvolvimentista amplia o caráter excludente do currículo técnico-esportivo, facilitando a inserção de todos os alunos nas aulas, a fim de formar identidades vencedoras.
  • D. pós-crítico visa desestabilizar as relações de poder que moldaram os significados presentes nas manifestações da cultura corporal, a fim de formar identidades solidárias.
  • E. crítico vai denunciar os modelos reprodutores do sistema que mantém a estrutura social de forma injusta e que reforça as relações de dominação, a fim de formar identidades eficientes.

Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre os requisitos necessário ao montar uma programação de lazer e recreação:

( ) Conhecer o público alvo, local e tipo de atividade.

( ) Conseguir um grande estoque de alimentos.

( ) Ter à disposição atividades alternativas (“plano B”).

( ) Contratar seguranças e guarda costa.

( ) Planejar atividades nos pormenores.

( ) Sintonizar a equipe com a proposta do evento.

Agora, assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:

  • A. V V V V V V.
  • B. V F V V F F
  • C. V F V F V V
  • D. V V F V V F

Como é chamada na recreação a estratégia de conseguir o silêncio e a atenção do grupo:

  • A. Código do silêncio.
  • B. Silêncio dos inocentes.
  • C. Senha do silêncio.
  • D. Enigma do silêncio.

As fibras nervosas simpáticas e parassimpáticas formam um emaranhado de filetes nervosos denominados plexos nervosos cardíacos superficial e profundo. Por si só são capazes de gerar impulsos eletroquímicos que se propagam no coração determinando a contração do miocárdio. Suas fibras são conhecidas como:

  • A. Pericárdio fibroso.
  • B. Bainha fibrosa.
  • C. Miofibrila.
  • D. Fibras de purkinje.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...