Questões de Educação Física do ano 2016

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As danças, os esportes, as lutas, as brincadeiras e as ginásticas das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais compõem um vasto patrimônio cultural marcado pela pluralidade. A tematização dessas práticas corporais nas aulas de Educação Física contribui para:

I. A adoção de uma postura não preconceituosa diante das manifestações de diferentes grupos.

II. O aprofundamento dos conteúdos de ensino e a variabilidade motora dos alunos.

III. A ampliação do espectro de conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento.

IV. A descoberta de outras formas de aquisição e manutenção da saúde.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. III e IV.
  • E. II e IV.

A abordagem de conhecimentos referentes à saúde nas aulas de Educação Física, embora seja uma prática bastante recorrente, tem levado os professores a enfrentarem alguns obstáculos, dentre os quais, destaca-se

  • A. o desinteresse dos alunos.
  • B. a predominância de uma abordagem teórica para tratamento do assunto.
  • C. a falta de locais adequados para as aulas.
  • D. o excesso de atividades que sobrecarrega os docentes.
  • E. a ausência de exames médicos que permitam aferir as condições de saúde dos alunos.

A utilização de jogos como experiências educativas remonta à Antiguidade grega. Dentre as várias concepções existentes, os chamados jogos educativos, embora nem sempre preservem o componente lúdico, podem adquirir a forma de

  • A. situações orientadas com vistas à aquisição de conteúdos específicos ou que permitem a livre exploração em recintos organizados, visando ao desenvolvimento geral.
  • B. atividades livres ou que permitem a livre exploração em recintos organizados, visando ao desenvolvimento geral.
  • C. situações orientadas com vistas à aquisição de conteúdos específicos ou atividades livres.
  • D. atividades livres ou situações que enfatizam a aquisição de habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras.
  • E. situações que enfatizam a aquisição de habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras ou experiências recreativas.

Caso a gestualidade seja compreendida como uma forma de expressão, é verdade que

  • A. a linguagem corporal possui códigos fixos e interpretáveis.
  • B. os gestos que constituem a linguagem corporal possuem uma determinada taxonomia.
  • C. a linguagem corporal é constituída pelos movimentos da fase especializada.
  • D. os gestos que constituem a linguagem corporal podem receber múltiplos significados.
  • E. os movimentos culturais são determinados geneticamente.

Na concepção participativa do planejamento educacional, o professor de Educação Física deve tomar como referência

  • A. o histórico das práticas corporais e sua relação com as características dos alunos.
  • B. as características dos alunos e suas fases de desenvolvimento.
  • C. os pressupostos educacionais da escola expressos no projeto político-pedagógico.
  • D. a cultura corporal historicamente construída e reconstruída.
  • E. a opinião dos alunos na definição dos conteúdos e métodos de ensino.

A história da educação situa a introdução do esporte na escola brasileira na primeira metade do século XX. Dentre os fatores que contribuíram, destaca-se a

  • A. influência do movimento denominado Esporte para Todos (EPT).
  • B. disseminação do Método Desportivo Generalizado no país.
  • C. intenção de descobrir talentos e projetar o Brasil como potência esportiva.
  • D. construção de um dispositivo de controle e ordenação.
  • E. instauração de um estilo de vida fisicamente ativo.

Em uma ação pedagógica coerente com a proposta crítico-emancipatória, a abordagem do esporte privilegia a

  • A. participação autônoma do aluno na organização da prática e do aprimoramento da gestualidade específica.
  • B. inclusão de todos os alunos nas atividades e o desenvolvimento das capacidades condicionantes.
  • C. compreensão crítica das diferentes formas de encenação e dos problemas vinculados ao contexto político.
  • D. compreensão dos problemas vinculados ao contexto político e o desenvolvimento das capacidades condicionantes.
  • E. participação autônoma na organização da prática e a inclusão de todos os alunos nas atividades.

As pesquisas no campo da Educação Física escolar indicam que, em sua grande maioria, os professores realizam suas avaliações com base na aptidão física, assiduidade e participação, cujo instrumento é a observação. A escola como espaço de produção de conhecimento e seus agentes sociais como praticantes dessas produções apontam para a necessidade da elaboração de outras formas de avaliar. Diante desse objetivo, a avaliação deve ser feita por meio da

  • A. auto-avaliação por parte dos professores e alunos, a partir da qual estes podem verificar se assimilaram o modelo referência ou o quanto precisam melhorar para alcançar os objetivos propostos.
  • B. avaliação por parte dos professores e alunos, a partir da qual estes podem verificar se assimilaram o modelo referência ou o quanto precisam melhorar para alcançar os objetivos propostos.
  • C. prova com questões dissertativas e níveis de dificuldades variados, a fim de se atender às diferenças entre os alunos e verificar se os mesmos compreenderam os conteúdos transmitidos conforme as situações de ensino propostas.
  • D. aplicação de testes de múltipla escolha que englobem os conteúdos transmitidos, a fim de preparar os alunos para as avaliações externas e selecionar os que precisam de reforço.
  • E. produção de registros diversos, a fim de que professores e alunos possam interpretar informações, em um exercício constante de leitura de indicadores, a partir dos quais se mobilizam tomadas de decisões.

Para muitos, a denominada crise de identidade da Educação Física, deflagrada na década de 1980, deriva da falta de definição de sua especificidade. É a partir de seu objeto que se estabelece a sua função social e os conhecimentos que lhe darão suporte. Comumente, alguns termos contribuíram para sua identificação e correlatos a eles a definição da sua função e fundamentação teórica. Diante disso, o termo

  • A. atividade física ou atividade físico-esportiva e recreativa atribui à Educação Física a função de facilitar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor do indivíduo e a aquisição de hábitos saudáveis, fortalecendo a noção de educação integral. Ancora-se nos fundamentos da psicologia do desenvolvimento.
  • B. cultura corporal ou cultura corporal do movimento atribui à Educação Física a função de possibilitar a compreensão e atuação crítica nos contextos e processos sociais nos quais a cultura é produzida, transmitida e partilhada por meio da aquisição de um saber fazer corporal e um saber sobre o realizar corporal. Ancora-se nas ciências humanas e sociais.
  • C. movimento humano atribui à Educação Física a responsabilidade pela educação do movimento e a educação pelo movimento, que incidem na aquisição de habilidades motoras e proprioceptivas básicas com repercussões na aptidão física e nos relacionamentos interpessoais e intrapessoais. Ancora-se nos fundamentos das ciências biológicas.
  • D. preparação física atribui à Educação Física a função de habilitar o educando para enfrentar as exigências do mundo do trabalho e selecionar os que se destacarem como mais talentosos para atividades esportivas e ginásticas. Ancora-se na biomecânica, na fisiologia do exercício e nas teorias das inteligências múltiplas.
  • E. comportamento motor atribui à Educação Física o papel de facilitar a aquisição dos mecanismos e processos subjacentes à aquisição das habilidades motoras por parte dos educandos e o enfrentamento dos fatores que as afetam, tendo em vista a qualidade dos movimentos e a promoção da atuação crítica na sociedade. Ancora-se nas teorias sistêmicas e comportamentais.

A ideia de usar a Educação Física como ambiente propício para a criação de jogos foi proposta pela primeira vez na Inglaterra, no fim da década de 1960. Décadas depois, a criação de jogos foi apresentada com diferentes propósitos na prática pedagógica: com vistas ao desenvolvimento motor; social; do pensamento crítico; do conceito de democracia e do conceito de compreensão esportiva. Recentemente, presenciou-se o surgimento de outra proposta pedagógica que visa o desenvolvimento de uma compreensão mais holística do jogo e envolve quatro aspectos: cognitivo, psicomotor, motivação e valor (respeito às regras, rituais, tradição e significados culturais). Nessa última proposta cabe ao professor

  • A. elaborar formas de intervenção que proporcionem ao aluno uma prática reflexiva, em que ele é convidado não só a praticar o jogo, mas também modificá‐lo e criá-lo, o que contribui para a compreensão em sua totalidade, e não somente da prática.
  • B. possibilitar situações e tempo para que os educandos vivenciem livremente a experiência de jogar a fim de que possam adquirir os conhecimentos necessários para praticá-lo e compreendê-lo, pois o jogar é próprio da natureza humana e é o que possibilita aflorar as potencialidades de cada um.
  • C. incentivar os educandos a vivenciarem os aspectos ritualísticos que compõem a tradição do jogo em questão a fim de que possam adquirir os conhecimentos necessários para compreendê-lo como produção cultural e assim garantir a sua continuidade na cultura.
  • D. fomentar situações-problema da ordem de conflitos pessoais a fim de diagnosticar as dificuldades de relacionamento dos alunos e com isso mobilizar os elementos afetivos necessários para a superação desses conflitos, facilitando a criação de jogos em grupos.
  • E. proporcionar um ambiente para que o jogo se desenvolva por meio da condução dos alunos a fim de que reconheçam e superem os conflitos existentes de forma autônoma e com isso percebam as dificuldades que encontrarão nos jogos que praticarão na sociedade mais ampla.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...