Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As danças, os esportes, as lutas, as brincadeiras e as ginásticas das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais compõem um vasto patrimônio cultural marcado pela pluralidade. A tematização dessas práticas corporais nas aulas de Educação Física contribui para:
I. A adoção de uma postura não preconceituosa diante das manifestações de diferentes grupos.
II. O aprofundamento dos conteúdos de ensino e a variabilidade motora dos alunos.
III. A ampliação do espectro de conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento.
IV. A descoberta de outras formas de aquisição e manutenção da saúde.
Está correto o que se afirma APENAS em
A abordagem de conhecimentos referentes à saúde nas aulas de Educação Física, embora seja uma prática bastante recorrente, tem levado os professores a enfrentarem alguns obstáculos, dentre os quais, destaca-se
A utilização de jogos como experiências educativas remonta à Antiguidade grega. Dentre as várias concepções existentes, os chamados jogos educativos, embora nem sempre preservem o componente lúdico, podem adquirir a forma de
Caso a gestualidade seja compreendida como uma forma de expressão, é verdade que
Na concepção participativa do planejamento educacional, o professor de Educação Física deve tomar como referência
A história da educação situa a introdução do esporte na escola brasileira na primeira metade do século XX. Dentre os fatores que contribuíram, destaca-se a
Em uma ação pedagógica coerente com a proposta crítico-emancipatória, a abordagem do esporte privilegia a
As pesquisas no campo da Educação Física escolar indicam que, em sua grande maioria, os professores realizam suas avaliações com base na aptidão física, assiduidade e participação, cujo instrumento é a observação. A escola como espaço de produção de conhecimento e seus agentes sociais como praticantes dessas produções apontam para a necessidade da elaboração de outras formas de avaliar. Diante desse objetivo, a avaliação deve ser feita por meio da
Para muitos, a denominada crise de identidade da Educação Física, deflagrada na década de 1980, deriva da falta de definição de sua especificidade. É a partir de seu objeto que se estabelece a sua função social e os conhecimentos que lhe darão suporte. Comumente, alguns termos contribuíram para sua identificação e correlatos a eles a definição da sua função e fundamentação teórica. Diante disso, o termo
A ideia de usar a Educação Física como ambiente propício para a criação de jogos foi proposta pela primeira vez na Inglaterra, no fim da década de 1960. Décadas depois, a criação de jogos foi apresentada com diferentes propósitos na prática pedagógica: com vistas ao desenvolvimento motor; social; do pensamento crítico; do conceito de democracia e do conceito de compreensão esportiva. Recentemente, presenciou-se o surgimento de outra proposta pedagógica que visa o desenvolvimento de uma compreensão mais holística do jogo e envolve quatro aspectos: cognitivo, psicomotor, motivação e valor (respeito às regras, rituais, tradição e significados culturais). Nessa última proposta cabe ao professor
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...