Questões de Educação Física do ano 2016

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Os megaeventos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíadas) fomentaram políticas públicas, formuladas no âmbito do Ministério dos Esportes, visando incrementar, valorizar as práticas esportivas na Educação Física escolar e atrelar o esporte ao binômio educação-saúde e, ainda, contribuir para a formação da personalidade da criança mediante a incorporação de valores importantes para a vida social e para o pleno desenvolvimento da cidadania: espírito de grupo, espírito competitivo, respeito às regras (leis), entusiasmo pelo esforço, assimilação adequada das derrotas, atitude humilde na vitória etc. A prática esportiva ainda contribui para que as crianças em situações de vulnerabilidade social não se envolvam no consumo de drogas e na delinquência. No entanto, essas políticas sofrem severas críticas porque o modelo esportivo presente

  • A. concebe o esporte como um direito social que deve ser ampliado, pois sua prática funciona como elemento de compensação dos efeitos colaterais da globalização econômica, o que facilita a inclusão dos sujeitos despossuídos de bens materiais na sociedade.
  • B. apresenta os benefícios da prática esportiva tais como: reabilitar pessoas em condições de risco, promover a saúde da população, possibilitar a alguns ascender economicamente e socializar as pessoas de classes sociais distintas.
  • C. considera que em termos sociológicos tanto a Educação Física escolar como o esporte são instituições com universos simbólicos muito distintos, que permite ações pedagógicas diferenciadas, valorizando as diferenças culturais.
  • D. incentiva que a organização de eventos escolares e a prática pedagógica sejam realizadas em conformidade com as decisões da comunidade educativa presentes no projeto político e pedagógico de cada unidade escolar.
  • E. não apresenta uma proposta diferente daquilo que, historicamente, tem pautado as ações do Estado no setor, qual seja, o esporte de alto rendimento como referência, o que dificulta para que a Educação Física não se submeta aos princípios do sistema esportivo, que valoriza a performance e o mérito.

Diversos documentos oficiais da educação brasileira inserem a Educação Física na área dos códigos e linguagens. Por sua vez, a linguagem corporal manifesta nos gestos característicos das práticas corporais como os esportes, danças, lutas, brincadeiras e ginásticas são meios de expressão e comunicação de grupos culturais diversos. Isso permite ao professor de Educação Física propor atividades nas quais os inúmeros códigos de comunicação presentes nas práticas corporais citadas sejam investigados. Alguns exemplos dessas atividades são:

I. Elaboração, vivência e análise de estratégias de uma partida de futsal.

II. Análise de textos da literatura de cordel impregnados de dados culturais.

III. Observação da gestualidade dos praticantes de skate.

IV. Comparação e elaboração de inferência para explicar as diferenças entre os corpos de atletas de corridas de velocidade e maratonistas.

V. Debate para a construção das normas de convivência entre alunos nas aulas de Educação Física.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, IV e V.
  • D. III, IV e V.
  • E. I, II e V.

A historiografia da Educação Física produzida nos anos 1980 atribui ao movimento higienista, ocorrido no Brasil nas primeiras décadas do século XX, uma preocupação em conservar a cultura dominante. No entanto, nos últimos anos novas pesquisas historiográficas têm produzido outros olhares ao mesmo movimento, enfatizando a existência de correntes higienistas do início do século XX que

  • A. incentivavam a mistura de raças por meio da imigração de populações europeias em massa para, gradualmente, tornaremse o equivalente da raça superior, resultando no desaparecimento do elemento negro no país.
  • B. defendiam que os problemas do povo brasileiro decorriam do absenteísmo do Estado e pressionavam o governo para que interviesse na saúde e na educação pública a partir dos interesses da população em detrimento dos interesses das elites.
  • C. apoiavam o Estado descentralizado, pois em função do aspecto continental do país, apenas as administrações regionais poderiam combater os problemas sociais decorrentes da desnutrição e falta de hábitos higiênicos das populações locais.
  • D. entendiam que o Brasil era um país jovem como os EUA e as diferenças no desenvolvimento eram decorrentes da composição da população brasileira, predominada por seres inferiores e com baixa capacidade para o trabalho.
  • E. consolidaram a aplicação dos métodos ginásticos para a formação do cidadão dócil politicamente, útil para o trabalho e forte para a defesa da nação.

Os esportes nas aulas do componente curricular Educação Física podem ser abordados de diversas maneiras. As diferenças ocorrem conforme a proposta curricular em que ele é desenvolvido. Dessa forma, na proposta

  • A. crítico-superadora, o esporte tem que ser praticado conforme os códigos e significados da cultura capitalista, sendo as aulas centradas na aprendizagem do gesto técnico, caracterizando o esporte da escola em detrimento do esporte na escola.
  • B. da pedagogia do esporte, centram-se esforços na aquisição das habilidades básicas da prática esportiva por meio da aprendizagem das partes (fundamentos) antes da aprendizagem do jogo em si e também dos valores fundamentais para o desenvolvimento da criança, do adolescente, do jovem, enfim de todos os segmentos da sociedade.
  • C. ancorada nos Estudos Culturais a tematização do esporte permite a sua vivência e a análise das relações de poder que constituem os seus diversos significados, possibilitando a compreensão da cultura como campo de luta pela definição e controle da realidade, bem como a produção de novos significados culturais.
  • D. crítico-emancipatória propõe-se a transformação didática do esporte, a fim de permitir aos educandos das classes populares que reconheçam e valorizem as práticas esportivas enquanto patrimônio cultural da cultura dominante e que possam mediante a sua aprendizagem estabelecer situações de justiça social.
  • E. de inspiração construtivista piagetiana, o professor descreve as habilidades motoras a serem aprendidas e cabe ao aluno elaborar e experimentar meios diferentes de executá-las a fim de construir de forma autônoma a sua aprendizagem.

Sugestão de sequência de evoluções do jogo “Passa 10” − pré-desportivo do Handebol.

A sugestão acima para o ensino do handebol encontra-se entre as diferentes abordagens para o ensino dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC). A sequência apresentada

  • A. desenvolve nos praticantes uma disponibilidade motora e mental que transcende largamente a simples automatização de gestos e se centra na assimilação de regras de ação e princípios de gestão do espaço de jogo, bem como de formas de comunicação e contracomunicação entre os jogadores.
  • B. reforça a crítica da aprendizagem mecanicista dos JDC, que tem frequentemente consistido em fazer adquirir aos praticantes sucessões de gestos técnicos, empregando-se muito tempo no ensino da técnica e muito pouco ou nenhum no ensino do jogo propriamente dito.
  • C. privilegia a desmontagem dos gestos técnicos elementares, transferindo-os para as situações de jogo, que colocadas à margem dos requisitos táticos têm pouca relação com o jogo em si.
  • D. está centrada na técnica individual, partindo do princípio que a soma de todos os desempenhos individuais provoca um apuro qualitativo da equipe e, também, que o gesto técnico aprendido de uma forma analítica possibilita uma aplicação eficaz nas situações de jogo.
  • E. contraria a noção de que o jogo deve estar presente em todas as fases de ensino/aprendizagem dos JDC, pelo fato de ser, simultaneamente, o maior fator de motivação e o melhor indicador da evolução e das limitações que os praticantes vão revelando.

O Congo está presente em várias festas do Espírito Santo como as de: São Benedito, São Pedro, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha. É a dança popular mais praticada nas comunidades localizadas no município de Serra, na Região metropolitana de Vitória. Considere as afirmativas abaixo sobre tal tradição.

I. Na festa de São Benedito, não se realiza a puxada de mastro sem a presença das Bandas de Congo.

II. No topo da casaca (instrumento musical), os congueiros reproduzem um costume dos escravos ao esculpir alguém odiado e seguram a casaca pelo pescoço como forma de satirizar as pessoas terríveis.

III. Com o Jongo, a Folia de Reis, o Ticumbi, o Carimbó e o Fandango compõem as danças típicas do Espírito Santo.

IV. Ao dançarem o Congo, os homens reproduzem os movimentos de lançar ao mar as redes de pesca, enquanto as mulheres simulam o movimento das redes lançadas.

V. Se caracteriza como dança popular ou folclórica por ser um grupo musical de estrutura simplificada, com dançadores e um dirigente (mestre de congo), possui coreografia própria, sem texto dramático. O congo pode ser dançado por qualquer pessoa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, IV e V.
  • D. III, IV e V.
  • E. I,II e V.

As Ginásticas

  • A. de Competição reúnem todas as modalidades competitivas. Ex.: Artística/Olímpica, Ginástica Rítmica, Acrobática, Feldenkrais, Trampolim Acrobático, Tumbling, Mini-Trampolim e Yoga.
  • B. Fisioterápicas são responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças. Ex.: Reeducação Postural Global (RPG), Cinesioterapia, Isostretching, Laboral e Pilates.
  • C. de Demonstração caracterizam-se pela não competitividade tendo como função a interação social, isto é, a formação integral do indivíduo nos seus aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social. São representantes deste grupo a Ginástica Geral, o Lian Gong e o Tai Chi.
  • D. de Conscientização Corporal reúnem novas propostas de abordagem do corpo também conhecidas por técnicas alternativas ou Ginásticas Suaves, e que foram introduzidas no Brasil a partir da década de 1970. A maioria destes trabalhos teve origem na busca da solução de problemas físicos e posturais. Ex.: Anti-ginástica, Eutonia, Bioenergética, Zumba e Hopping.
  • E. de Condicionamento Físico englobam todas as modalidades que têm por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo sem patologias e/ou do atleta. Ex.: Localizada, Aeróbica, Musculação, Step, e as demais criações do mundo fitness das academias de ginástica tais como, Power Yoga, Body Pumping, Kinect Combat, Afro Mix, Body System, Ethnoginástica etc. A Ginastrada é o evento maior dessa categoria.

O termo budo era sinônimo de bushido, que significa a ideologia e o comportamento dos samurais. Hoje é utilizado como denominação genérica de nove modalidades da arte marcial japonesa que surgiram na época moderna e englobam a arte do kenjutsu (esgrima) e do jujutsu (sem armas). Dentre elas, e cada qual com as suas características peculiares, encontra-se o

  • A. judô, criado por Jigoro Kano e constituído por três modalidades de golpe: a nage-wasa (arremesso), katame-waza (imobilização, torção e estrangulamento) e atemi-waza (atinge o fluxo de energia e são traumatizantes). Nas competições e nos treinamentos livres (randori) utiliza-se apenas o atemi-waza.
  • B. kendo, cuja origem remonta aos tempos dos samurais, tem como marca o uso do shinai (que representa a espada) e a ausência de protetores de cabeça e tronco. Sua caraterística vai além do domínio do adversário no ataque e na defesa e visa alcançar a purificação espiritual.
  • C. araki ryu kempo, que antecede ao período de sistematização do Kendo e do Judô. Aperfeiçoou o uso de bastão de madeira, corrente, pequenos protetores, nagamaki (espada de porte maior para atacar cavalos). Os golpes são violentos e caracteriza-se pelo fato de, depois de dominado o adversário, aplicar-lhe o golpe de misericórdia.
  • D. karatê-do, uma arte marcial que se luta sem arma. Existem o Kata, que é o pressuposto da combinação da forma básica de todos os tipos de ataque e defesa como o tsuki, uti, uke, keri idealizados pelos pioneiros e o Kumite, que é o enfrentamento propriamente dito e a disputa pelo ippon no ponto vital do ataque.
  • E. shojitsuken rikataichiryu, um estilo de esgrima cuja técnica é baseada no uso de espada/desembainhar. Sua característica é a de aplicar o golpe de misericórdia depois de dominar o adversário e, em seguida, enxugar o resto do sangue da espada antes de embainhá-la novamente por meio da pressão do dedo polegar e indicador ao longo da lâmina.

Na perspectiva do currículo cultural da Educação Física, as atividades de aprofundamento referem-se às possibilidades de os alunos acessarem conhecimentos a respeito da temática investigada, que lhes permitam compreender, por exemplo, as condições de origem da prática corporal objeto de estudo, as forças que a mantém em situações hegemônicas ou subordinadas, os discursos que marcam seus praticantes, suas formas de regulação e resistência, as identidades que produzem etc. Considerando essa definição, seria uma atividade de aprofundamento

  • A. a assistência a um vídeo que possibilite aos alunos observarem as diferentes modalidades de skate.
  • B. a visita a uma academia de dança, a fim de que os alunos aprendam novos passos da dança tematizada.
  • C. a vivência de novas formas de organização de brincadeiras de rua, elaboradas coletivamente pelos alunos.
  • D. o levantamento junto aos alunos dos saberes que disponibilizam a respeito das práticas de academia.
  • E. a entrevista com atletas de MMA, na qual se enfatizem aspectos de sua vida profissional como, por exemplo, as negociações e exigências de um contrato de patrocínio.

Por envolver um grande número de variáveis, especialistas em desenvolvimento infantil reconhecem que o desenvolvimento afetivo é difícil de medir objetivamente. A ausência de afirmativas não impede que programas de Educação Física pautados em uma abordagem desenvolvimentista se preocupem em promover ações que possam ter impactos no desenvolvimento do autoconceito e na socialização positiva das crianças e adolescentes. Diante dessa preocupação, cabe ao professor considerar alguns aspectos quando organiza o plano de ensino, sobretudo no que diz respeito

  • A. ao professor, que envolvem: o interesse no aprendiz, a organização da tarefa em acordo com o nível de desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo de cada criança, a organização da tarefa em uma sequência em acordo com o grau de dificuldade, a individualização das instruções e o encorajamento.
  • B. ao ambiente das aulas, que envolve: as instalações, as considerações de segurança, o equipamento disponível e as suas condições, o tamanho do grupo, o tempo da aula, as limitações do espaço e a separação das crianças por gênero e grau de eficiência locomotora.
  • C. às tarefas, que envolvem: o grau de complexidade, os riscos de acidentes que ela propicia, o grau de liberdade que a tarefa permite, o padrão de formação (individual, duplas, trios etc.), a origem cultural (nação, região, passado, mídia).
  • D. ao aprendiz, que envolvem: o estágio do desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo, o nível de aptidão física, o nível de aprendizagem das habilidades do movimento, a opção sexual e a sua origem étnica racial.
  • E. à escola, que envolvem: os códigos disciplinares, os objetivos dos familiares em relação à formação de seus filhos, o ranking em que a escola se encontra frente às demais, a classificação dos alunos e a promoção de eventos esportivos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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