Questões de Educação Física do ano 2016

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A aorta parte do ventrículo esquerdo, acompanha a coluna vertebral, atravessa o diafragma e penetra na cavidade abdominal. Essa descrição corresponde a uma parcela da

  • A. pequena circulação que leva o sangue aos pulmões para que se efetue a troca gasosa.
  • B. pequena circulação que leva o sangue para várias regiões do organismo.
  • C. grande circulação que leva o sangue aos pulmões para que se efetue a troca gasosa.
  • D. grande circulação que leva o sangue para várias regiões do organismo.
  • E. grande circulação que leva o sangue carregado de gás carbônico.

A energia adquirida pela alimentação precisa ser transformada para que possa ser aproveitada na realização de exercícios físicos. O processamento se dá através de três diferentes sistemas metabólicos: o ATP-CP, o glicolítico e o oxidativo. Considere:

I. O ATP-CP é mobilizado em atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo e não requer oxigênio.

II. O glicolítico permite a sustentação de um esforço de alta intensidade, com duração entre 45s e 90s, em média e requer oxigênio.

III. O oxidativo fornece energia para exercícios de intensidade baixa a moderada, durante períodos mais longos e requer oxigênio.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. II e III.

O trabalho pedagógico envolvendo as práticas corporais na natureza tem sido apontado como gerador de efeitos positivos no que tange à educação ambiental. Resguardados os procedimentos alinhados a uma educação sensibilizadora, destaca-se como aspecto positivo dessa opção metodológica

  • A. o domínio das técnicas específicas requisitadas pelas práticas corporais na natureza.
  • B. o desenvolvimento de novas percepções sobre a natureza por meio de descobertas.
  • C. o desenvolvimento de um comportamento combativo com relação à poluição ambiental.
  • D. a capacidade de encontrar soluções sustentáveis para a degradação do meio ambiente.
  • E. a mudança nas opções de lazer, com preferência para as práticas corporais na natureza.

Em termos metodológicos, quando o professor de Educação Física elege como objetivo da aula a aprendizagem dos movimentos, deve evitar situações que

  • A. suscitem respostas motoras exclusivas e pontuais.
  • B. façam refletir sobre o modo de execução da tarefa.
  • C. possuam regras e rotinas claras.
  • D. apresentem problemas a serem solucionados.
  • E. garantam o envolvimento de todos.

A distância entre os oponentes é um dos possíveis critérios para classificação das lutas. Dessa maneira, podem ser consideradas lutas de curta, média e longa distância, respectivamente:

  • A. lutas orientais, ocidentais e indígenas.
  • B. modalidades de combate, de autodefesa e ataque.
  • C. jiu-jitsu, muay thai e esgrima.
  • D. judô, sumô e boxe.
  • E. lutas orientais, indígenas e caratê.

Acompanhando as transformações sociais, as danças são criadas e recriadas de modo a expressar, por meio da linguagem corporal, os significados produzidos pelos seus representantes. A manutenção de elementos anteriores permite a convivência do folclórico, do clássico, do moderno e do contemporâneo. Se considerarmos que uma das funções da Educação Física é a reconstrução crítica do patrimônio cultural corporal existente, o trabalho pedagógico com as danças deve evitar

  • A. a leitura da gestualidade que caracteriza as danças.
  • B. a reflexão sobre a variedade de danças presentes na sociedade.
  • C. a ressignificação da gestualidade das danças.
  • D. a análise de elementos coreográficos e seus significados.
  • E. o estabelecimento de critérios que hierarquizem as danças

Embora a Ginástica Geral possa dialogar e interagir com outras práticas e elementos da cultura corporal, esta contém uma narrativa própria, constituída pelos signos e caracteres (conteúdo, forma, história, objetivos e orientação metodológica) que configuram e materializam a sua linguagem. A Ginástica Geral

  • A. é uma nova forma de competição ginástica que prioriza elementos culturais variados.
  • B. não se volta para o divertimento e prazer, pois se compromete com a formação corporal global.
  • C. tem como elementos marcantes de sua prática corporal a liberdade de expressão, a criação e o componente lúdico.
  • D. tem regras que se aproximam das demais modalidades ginásticas, sem descaracterizá-las.
  • E. recorre na sua versão feminina a elementos como aro, bola, maça e fita.

Na escola, a Educação Física é um dos componentes que pode estabelecer uma interface pedagógica com o lazer. Essa aproximação possibilita a ampliação cultural dos alunos sobre os conteúdos do lazer, com vistas

  • A. a facilitar a aprendizagem devido ao caráter lúdico das atividades.
  • B. a permitir uma maior fruição durante a prática de esportes, brincadeiras e danças.
  • C. ao trato de interesses artísticos, manuais e turísticos, próprios do lazer.
  • D. ao desenvolvimento de um olhar criterioso sobre as políticas de lazer.
  • E. ao conhecimento de práticas alternativas para os momentos de ócio.

Durante a vivência dos jogos, esportes e lutas, comportamentos pautados em respeito mútuo, justiça, dignidade e solidariedade podem ser exercidos e estabelecidos de forma autônoma pelos alunos. No que tange à aprendizagem atitudinal, é correto afirmar que

  • A. ser justo no jogo implica ser justo no transcurso das demais relações sociais.
  • B. uma atitude adquirida durante a disputa lúdica pode ser transferida para outras situações.
  • C. se deve valorizar o cumprimento das regras estipuladas pelo professor.
  • D. a responsabilidade pelas consequências das atitudes vincula-se à participação nos combinados.
  • E. as relações intrínsecas às práticas corporais espelham aquelas presentes na sociedade.

Para além do suporte de informações de caráter científico, é responsabilidade da Educação Física diversificar, desmistificar, contextualizar e, principalmente, relativizar valores e conceitos da cultura corporal. Assim, o aprendizado das relações entre a prática de atividades corporais e a recuperação, manutenção e promoção da saúde deve considerar

  • A. o nível de sedentarismo da população escolar.
  • B. os índices estabelecidos pelos protocolos que norteiam a atividade física.
  • C. o acúmulo de conhecimentos sobre o corpo humano.
  • D. os benefícios intrínsecos da atividade física.
  • E. o sujeito e sua experiência pessoal com as práticas da cultura corporal.
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