Questões de Educação Física do ano 2016

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A flexibilidade é uma valência física desenvolvida a partir dos exercícios de alongamentos com relevante papel no desenvolvimento de uma vida com uma melhor qualidade. Assinale a alternativa que indica o seu conceito.

  • A. Valência física que reflete a amplitude dos movimentos em torno das articulações.
  • B. Valência física que reflete a elasticidade dos pequenos grupos musculares.
  • C. Valência física utilizada para aumentar a força muscular dos grandes músculos.
  • D. Qualidade física que permite à reação motora em pequeno espaço de tempo.
  • E. Condição física do sujeito capaz de permitir ao sujeito interior ações e movimentos.

O elemento da prática pedagógica que permite ao professor utilizar intencionalmente um conjunto de ações, passos, condições externas e procedimentos corresponde a:

  • A. Conteúdos.
  • B. Objetivos.
  • C. Metodologia.
  • D. Avaliação.
  • E. Autoavaliação.

A área para o salto em distância e/ou o salto triplo é composta pelo corredor de salto e pela caixa de areia. No corredor de salto ficam duas tábuas de impulsão. O salto NÃO será válido caso o atleta:

  • A. Não toque na segunda tábua de impulsão.
  • B. Se o atleta realizar o segundo salto com a perna contrária ao primeiro salto.
  • C. Se o atleta realizar o terceiro salto com a perna contrária aos dois primeiros saltos.
  • D. Se o atleta não queimar o salto no momento da impulsão na primeira tábua de impulsão.
  • E. Se o atleta ao cair sair pelo lado do fundo da caixa de areia.

Dentre as perspectivas teóricas da Educação Física, o Coletivo de Autores apresenta uma sistematização de conteúdos com bases nos seguintes ciclos de escolarização:

  • A. I) Do Pré a 3ª série; II) da 4ª a 6ª séries; III) da 7ª a 8ª séries; IV) Ensino Médio.
  • B. I) Da Educação Infantil; II) do 1º ao 5º ano; III) da 6º ao 9º ano; IV) do Ensino Médio.
  • C. I) Da Educação Infantil; II) do ensino fundamental I; III) do Ensino Fundamental II; IV) do ensino médio.
  • D. I) Do Pré-escolar ao 2º ano; II) do 3º ao 9º ano; IV) do ensino médio.
  • E. I) Do Ensino Fundamental I; II) do ensino Fundamental II; III) do ensino médio.

No atletismo algumas provas de pista são disputadas em raias, algumas com a exigência de que permaneçam na mesma raia do começo ao fim da prova; outras provas permitem que os atletas iniciem a prova em uma raia e terminem em outra. Dentre as provas abaixo relacionadas, assinale a alternativa correspondente ao conjunto de provas onde NÃO pode haver mudança de raia:

  • A. 100 m, 800 m, 200 m.
  • B. 10.000 m, 5000 m, 1500 m.
  • C. 10000 m, 5000 m, 800 m.
  • D. Maratona, 100 m, 400 m.
  • E. 400 m, 200 m, 100 m.

Das alternativas abaixo, qual representa a compreensão de domínio cognitivo do comportamento humano?

  • A. Os sentimentos e as emoções.
  • B. As operações mentais como descoberta ou reconhecimento de informação, a retenção ou armazenamento de informação.
  • C. Os movimentos para controlar o corpo ou objetos.
  • D. Mover ou controlar o corpo ou parte do corpo no espaço.
  • E. A capacidade do corpo de desenvolver-se a partir do estímulo motor.

A temática jogo tem sido uma das mais discutidas no campo do pensamento pedagógico e sua compreensão pressupõe concebê-lo sob várias classificações. Os jogos de regras são caracterizados por

  • A. serem os mais fáceis para as crianças, se constituírem em jogos com regras preestabelecidas e fazerem parte da cultura da criança.
  • B. necessidade das crianças jogarem, formarem grupos sociais e resolverem os problemas neles surgidos.
  • C. uma situação-problema, um resultado em função desse objetivo e um conjunto de regras.
  • D. fazerem parte da cultura popular, estarem disponíveis nas brincadeiras das crianças e serem aceitos pelas escolas.
  • E. permitirem o aparecimento de conflitos sociais, a realização de tarefas individuais e coletivas e por trazerem prazer na realização das mesmas.

As recentes preocupações com a saúde e a obesidade têm levado muitas escolas a adotarem procedimentos semelhantes aos das academias de ginástica: tomam-se as medidas de cintura, abdome, coxas, peitoral, calcula-se o IMC e se realiza a equação sobre a circunferência abdominal. Propostas como essas

  • A. contribuem com a constituição de uma juventude saudável.
  • B. recuperam a tônica higienista dos séculos XIX e XX.
  • C. combatem os males causados pelo sedentarismo.
  • D. atribuem valor científico às aulas de Educação Física escolar.
  • E. possibilitam a elaboração de programas adequados a cada faixa etária.

Com relação aos chamados “movimentos renovadores” na Educação Física, é INCORRETO afirmar:

  • A. O movimento Esporte Para Todos surge como alternativa ao esporte de rendimento.
  • B. O movimento Esporte Para Todos pode ser classificado como uma tendência liberal diretiva.
  • C. A psicocinética propõe o uso do movimento como meio de formação.
  • D. A pedagogia humanista introduz o princípio do ensino não diretivo.
  • E. A psicocinética é uma forma de instrumentalização do movimento humano.

Segundo a pedagogia crítico-superadora, o processo avaliativo da Educação Física inclui determinadas implicações metodológicas, à EXCEÇÃO de:

  • A. inter-relação da avaliação da Educação Física com a avaliação institucional.
  • B. seleção e organização de conteúdos devem ser referenciados nos interesses individuais e coletivos.
  • C. consideração de estágios e níveis de desenvolvimento dos alunos.
  • D. consideração de dados e informações amplas para redimensionar os rumos do processo em desenvolvimento.
  • E. coleta de informações relevantes para redimensionar as atividades de ensino futuras.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...