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A prática de exercícios físicos leva a resultados benéficos para os diabéticos. Com exercícios físicos apropriados, dieta controlada e a devida medicação prescrita pelo médico, os diabéticos podem ter entre outros os seguintes benefícios, EXCETO:
Elevação da eficácia da insulina.
Diminuição nos níveis de glicose no sangue durante e por até 48 horas após a atividade.
Manutenção da quantidade de medicamentos necessários: diminuição nos níveis de glicose, e aquantidade de insulina necessária também diminuem.
Melhora na circulação: exercícios físicos ajudam a construir mais capilares nos tecidos, assim melhorando a circulação periférica.
Controle do peso corporal.
No Brasil, as modalidades de ensino são a Educação Básica e a Educação Superior. Com relação à Educação Física, é CORRETO afirmar:
O seu principal objetivo é qualificar o docente, assegurando desta forma, ao educando, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos superiores.
O seu principal objetivo é desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho, desprezando a possibilidade do discente desenvolver estudos superiores.
O seu principal objetivo é desenvolver o educando para o aprendizado profissionalizante, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho.
O seu principal objetivo é desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos superiores.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Durante uma aula cujo tema era a dança de rua, o professor realizou os seguintes procedimentos didáticos:
I. colocou uma música para tocar e estimulou que os alunos se movessem ao som da música da forma que quisessem;
II. em seguida, falou a respeito de um tipo de dança que se originou nas ruas e que é acompanhada por esse tipo de música;
III. na sequência das aulas, ensinou diferentes movimentos característicos da dança de rua, quais os principais músculos e habilidades envolvidos na prática da dança, quais os efeitos da prática para o condicionamento físico e para a vida social dos praticantes.
Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, os elementos relevantes utilizados nas estratégias de ensino adotadas.
Condução do movimento do aluno pelo professor; mediação do conhecimento realizada pelo professor; ensino de conteúdos procedimentais.
Exploração livre do movimento pelo aluno; mediação do conhecimento realizada pelo professor; ensino simultâneo de conteúdos procedimentais e conceituais.
Condução do movimento do aluno pelo professor; mediação do conhecimento entre os alunos; ensino de conteúdos atitudinais.
Exploração livre do movimento pelo aluno; fase exploratória realizada pelos alunos; ensino de conteúdos conceituais.
Ensino de conteúdos conceituais; ensino de conteúdos atitudinais; ensino de conteúdos procedimentais.
Considere a seguinte situação durante uma partida de basquetebol: um atleta executa um arremesso de três pontos. Porém, no ato do arremesso ele sofre uma falta, (contato ilegal durante o gesto de arremesso), e sua tentativa não é convertida em pontos. Qual a penalidade que deverá ser aplicada contra a equipe executora da falta pelos árbitros da partida:
Cobrança de 2 lances livres.
Cobrança de lateral no ataque.
Cobrança de 1 lance livre.
Cobrança de 3 lances livres.
Para a inserção da Educação Física nos projetos político-pedagógicos da escola, é necessário que se observem alguns princípios, entre eles as práticas corporais como linguagem. A este respeito, assinale a alternativa incorreta.
Esse princípio se funda na premissa de que o conhecimento sobre o corpo e vivido no corpo é o que possibilita ao aluno compreender sua existência no mundo, pois é por meio dele que constroem significados, ocupam espaços, comunicam, interagem e se constituem como identidades individuais e coletivas.
Como educadores, os profissionais de Educação Física precisam construir estratégias de ensino que auxiliem o aluno a desenvolver suas capacidades de ler, de interpretar e de produzir diversos textos.
No contexto educacional, a linguagem escrita e a oral devem ocupar o centro das intervenções pedagógicas, mas a linguagem corporal e artística também são importantes.
O brincar, constituindo-se historicamente como linguagem própria do ser humano, deve ocupar um lugar de destaque no trabalho pedagógico, principalmente nas aulas de Educação Física.
Para que a força muscular seja aumentada, é preciso que as cargas de treinamento provoquem tensões no músculo superiores àquelasexperimentadasdurante as atividades cotidianas. Essa basicamente, é a definição de um dos mais importantes Princípiosdo Treinamento da Força Muscular nos processos de treinamento e reabilitação. O texto se refere a que principio?
Principio da Reversibilidade.
Principio da Imobilização.
Principio da Especificidade.
Principio da Sobrecarga.
Principio da Potência Muscular.
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, durante muito tempo, denominou creche ao equipamento educacional que atendia crianças de 0 a 3 anos, e de Pré-escola ao que atendia crianças de 4 a 6 anos. Medidas legais modificaram o atendimento das crianças na pré-escola. Após a aprovação, pelo Senado, em 5 de janeiro de 2006, do projeto de Lei 144/2005, devem estar obrigatoriamente matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental:
Alunos com seis anos de idade.
Alunos com cinco anos de idade.
Alunos até dez anos de idade.
Alunos com qualquer idade, desde que com motivação fundamentada.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa que contém estratégias de ensino adequadas ao desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos alunos.
Individualmente, o aluno analisa uma sequência de movimentos entregue a ele numa folha de papel e tenta executá-los, reproduzindo-os fielmente.
Em grupo, os alunos analisam uma sequência de movimentos entregue a eles numa folha de papel e tentam executá-los, reproduzindo-os fielmente.
Individualmente, o aluno observa os movimentos esportivos demonstrados pelo professor e tenta executá-los, reproduzindo-os fielmente.
Em grupo, os alunos observam os movimentos esportivos demonstrados pelo professor e tentam executá-los, reproduzindo-os fielmente.
Em grupo, os alunos selecionam um jogo conhecido, modificam uma ou mais regras, e o colocam em prática para testar como funciona com tais modificações.
De acordo com Taborda de Oliveira, o currículo técnico-esportivo foi vivenciado por longos períodos no Brasil. Esse fato ocorreu em decorrência do regime militarista em que a Educação Física foi desenvolvida numa perspectiva de:
Ludicidade.
Controle social.
Formação pessoal.
Educação para a saúde.
Há diversas metodologias para o ensino das práticas esportivas coletivas (PEC) nas escolas. Entre elas, destacam-se as formas centradas nas técnicas, no jogo formal e nos jogos condicionados. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma característica da forma centrada nos jogos condicionados.
O jogo é decomposto em elementos técnicos (passe, recepção, drible).
O jogo não é decomposto.
A técnica surge para responder à situação global não orientada.
Os princípios do jogo regulam a aprendizagem.
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