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A Cinesiologia é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos .Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e por convenção os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica. Na posição anatômica, o corpo é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais:
I-O Plano Sagital, divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão.
II-O Plano Coronal ou Frontal, divide o corpo em partes anterior(ventral) e posterior(dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo ântero-posterior incluem a abdução e adução.
III-O Plano Transversal ou Horizontal, divide o corpo em partes superior, medial e inferior. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial-lateral e pronação- supinação.
A esse respeito pode-se concluir que estão corretas as afirmativas:
I e II
I
II e III
I,II e III
I e III
Com relação ao Ensino Fundamental, é CORRETO afirmar que:
Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, oito anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e quatorze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e quatorze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e treze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e treze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas, dentro da disponibilidade; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia as afirmações sobre o ensino de lutas nas aulas de Educação Física.
I. Os alunos costumam ter muitas ideias equivocadas sobre lutas, por isso, é melhor que o professor evite que eles as manifestem durante as aulas.
II. Saber o que os alunos pensam e sabem a respeito das lutas é uma boa maneira de começar a tratar didaticamente esse conteúdo de ensino.
III. Estimular os alunos a pesquisarem diferentes lutas e mostrar vídeos sobre lutas ajudam o aluno a se interessar e a aprender esse conteúdo das aulas.
IV. O ensino das lutas na escola deve ser apenas teórico, evitando a realização de jogos de lutas entre os alunos.
Assinale a alternativa que classifica, correta e respectivamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).
F...V...F...V.
F...V...V...F.
V...F...V...F.
V...F...F...V.
V...F...F...F.
A citarmos os seguintes músculos: pronador redondo, ancôneo e pronador quadrado, estamos nos referindo à região corporal do:
Braço.
Perna.
Antebraço.
Ombro.
O compromisso da área da Educação Física com a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado, sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos:
I. reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos. II. consideração da diversidade cultural como ponto de partida para aceitar as diferenças. III. articulação coerente entre conteúdos, métodos e recursos didáticos. IV. integração teoria-prática. É correto o que está contido emI, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Existem dois objetivos na execução de um programa de treinamento na gravidez, são eles: preparar para o parto e manter a saúde por meio da forma física. Neste sentido para montar um programa de treinamento seguro e eficaz, é necessário observar algumas recomendações. EXCETO:
Prescrever exercícios leves e de forma regular, numa frequência de três a cinco vezes por semana.
Evitar todo e qualquer tipo de impacto sobre as articulações.
Controlar constantemente a frequência cardíaca, mantendo a mesma ente 40% a 80% da máxima, para segurança da gestante e do bebê, evitando assim a falta de oxigênio para o feto.
Antes de iniciar um programa de atividade física, consultar o obstetra para que o mesmo informe particularidades sobre a gestaçãoe exercícios contra indicados para o caso especifico da gestante.
Os exercícios físicos com maiores índices de recomendações são: atividades aquáticas (hidroginástica), alongamentos, reforço muscular geral e exercícios aeróbicos de baixa intensidade e sem impacto.
Relacionado a presença das aulas de Educação Física em todos os níveis da Educação Básica, marque a alternativa INCORRETA.
A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar, facultativa nos cursos noturnos.
Um grande avanço proporcionado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física é a inserção curricular na Educação Infantil.
A Educação Física será componente curricular no horário noturno, se a escola quiser, e o aluno frequentará estas aulas quando desejar.
A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando que as lutas fazem parte da cultura corporal e, por isso, podem constar na programação das aulas de Educação Física, as lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, assinale a alternativa que contém uma afirmação correta a respeito do ensino de lutas na escola.
A existência de elementos comuns entre as diferentes modalidades de luta colaboram para que seu aprendizado seja mais interessante para os alunos do sexo feminino.
A inexistência de elementos comuns entre as diferentes modalidades de luta tornam o seu aprendizado mais interessante para os alunos do sexo masculino.
A inexistência de elementos comuns entre as diferentes modalidades de luta impedem que elas sejam ensinadas com mais frequência na escola.
O professor pode ensinar técnicas de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, tanto quando ensina as lutas nos moldes tradicionais, quanto fora deles.
Devem fazer parte da programação das aulas de Educação Física apenas as lutas disputadas nos Jogos Olímpicos, pois apenas estas são consideradas como elementos da cultura corporal.
O tecido muscular é um tecido caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos. Nas terminações ou origens musculares possuímos os tendões, formados por uma membrana conjuntiva densa, bastante resistente, que fixam os músculos aos ossos. As inserções desses tendões aos ossos são anatomicamente definidas como:
Sarcolemas.
Aponeuroses.
Tuberosidades.
Sarcômeros.
Uma discussão de grande importância para os professores no processo ensino-aprendizagem é a diferença entre os enfoques de medida com referência a normas e com referência a critério. Acerca desses enfoques, analise as assertivas abaixo.
I. O enfoque na norma visa à seleção de alguns indivíduos de determinado grupo para classificá-los em ordem crescente de desempenho, para detectar quem são os melhores. II. O enfoque no critério é utilizado quando se deseja estimar o nível de desempenho do indivíduo em relação às suas potencialidades ou a algum padrão. III. A utilização de um enfoque ou de outro define se o professor parte de pressupostos de inclusão ou de exclusão. É correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
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