Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associadas a dieta inadequada e uso do fumo. É bastante prevalente a inatividade física entre idosos. Os principais benefícios biológicos, psicológicos e sociais proporcionados pele desempenho da atividade física podem ser observados, EXCETO:
Melhor funcionamento corporal, diminuindo as perdas funcionais, favorecendo a preservação da independência.
Redução no risco de morte por doenças cardiovasculares
Diminuição da ansiedade, do estresse, melhora do estado de humor e da auto-estima.
Diminui a resposta imunológica.
Ampliação do contato social.
Em referência à abordagem que versa sobre a presença da Educação Física no ensino Superior, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física, é CORRETO afirmar:
Há referência sobre a Educação Física no Ensino Superior, considerando sua importância na formação do futuro profissional.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física possui um capítulo exclusivo para tratar sobre o assunto, sendo este ensino, facultativo no nível superior.
Não há nenhuma referência na Lei citada, sobre a Educação Física no Ensino Superior, tendo a Educação Física, de fato, sofrido uma exclusão sumária, ou seja, uma exclusão simples, sem maiores formalidades.
É facultativo apenas nos cursos noturnos.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em competições, os competidores entram na disputa desconhecendo qual será o seu resultado. Nascimento & Almeida (2007) defendem que
é pela vivência do fracasso que o aluno aprende a respeitar as diferenças e as características do adversário.
o aluno que experimenta, tanto a vivência do sucesso, quanto a do fracasso, aprende a respeitar as diversidades e as individualidades.
o professor deve eliminar as possibilidades dos alunos vivenciarem o fracasso para que se construa a autoestima positiva do aluno.
as vivências de sucesso e fracasso não devem ser discutidas em grupo, pois podem prejudicar a autoestima dos alunos que apresentaram pior desempenho.
as vivências de fracasso devem ser discutidas em grupo, destacando os alunos que mais influenciaram no resultado, principalmente aqueles que apresentaram pior desempenho.
Assinale a alternativa correta com relação às provas do atletismo que utilizam as barreiras em competições oficiais organizadas pela IAAF (Associação Internacional de Federações de atletismo): *Nota: considere m (metros).
100m (mulheres); 100m (homens) e 1.500m (homens).
100m (mulheres); 110m (homens) e 400m (homens e mulheres).
200m (mulheres); 400m (homens e mulheres) e 800m (mulheres).
200m (homens); 1.500m (homens e mulheres) e 3.000 (mulheres).
As aulas de Educação Física são imprescindíveis na infância para o crescimento e desenvolvimento esperados para os alunos. Muitas escolas fornecem autorizações para o absenteísmo nas aulas, por diversos motivos. Um dos resultados desse processo é um desenvolvimento precário
das capacidades cognitivas.
das capacidades motoras.
do desempenho.
da habilidade motora.
A recomendação de atividade física para hipertensos baseia-se em parâmetros de frequência, duração, intensidade e modo de realização. Observe as afirmativas
I- A atividade física deve ser realizada por pelo menos 30 minutos, de intensidade moderada, na maior parte dos dias da semana(5) de forma continua ou acumulada.
II- A orientação ao paciente deve ser clara e objetiva. As pessoas devem incorporar a atividade física nas atividades rotineiras como caminhar, subir escadas, realizar atividades domésticas dentro e fora de casa.
III- De forma prática, a atividade não deve ser fatigante, pois aí ela deixaria de ser moderada e passaria a ser intensa.
IV- Para prática de atividades moderadas, há necessidade da realização de avaliação cardiorrespiratória de esforço para indivíduos iniciarem um programa de atividade física.
Estão corretas somente as afirmativas:
I, II e IV
I, III e IV
II e III
I, II, III, IV
I, II e III
Em referência à Cultura Corporal de Movimento, é CORRETO afirmar que:
No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento não pode ser considerada conhecimento produzido historicamente, pois o conhecimento só pode ser transmitido através das disciplinas exatas.
O trabalho na área de Educação Física não possui nenhuma relação com as concepções sócios culturais de corpo e movimento.
A cultura Corporal do Movimento não pode ser reproduzida e transformada em benefício do exercício crítico da cidadania, ou seja, na formação do cidadão.
No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento pode ser considerada conhecimento produzido historicamente. Todo o conhecimento que o homem, ao longo de sua existência, acumulou com relação ao corpo em movimento (sejam as danças, as lutas, os esportes, as ginásticas, os jogos ou brincadeiras).
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o seguinte trecho extraído de Soares (2006, p. 114) sobre o séc. XIX.
[...] há um outro conjunto de saberes que também serviu de base para _________________ e que foi apagado de seus registros. Trata-se das práticas populares tradicionais de artistas de rua, de acrobatas e funâmbulos, daqueles que apresentam o corpo como espetáculo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
o balé clássico
as artes marciais
o esporte
a dança
a ginástica científica
A dança nas escolas é uma ferramenta curricular muito importante desde que seja trabalhada numa proposta metodológica que permita aos alunos desenvolverem:
Autonomia e democracia em detrimento da rigidez e condicionalidade técnica.
A coordenação motora fina dos participantes.
A qualidade gestual dos praticantes para apresentações artísticas e culturais.
O ritmo para os menos habilidosos.
Ao fazer uma análise crítica das práticas esportivas na escola, o que de imediato se percebe é que, tanto pela ação concreta de quem atua quanto pelo que se encontra registrado na literatura especializada no tema, há uma grande incongruência. Isso ocorre porque é uma tarefa complexa passar da teoria para a prática. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma ação válida para que se consiga aplicar a teoria da cultura corporal de movimento na prática diária de aula.
O professor deve focar na aprendizagem esportiva com base nas movimentações técnicas específicas dos desportos.
O professor deve focar na aprendizagem de uma determinada prática exclusivamente à luz de sua regulamentação e de suas aplicações técnicas e táticas.
O professor deve mostrar que para o aluno se tornar tão bom quanto seu ídolo será preciso um sacrifício a mais, uma grande dedicação, e isso se dará se ela submeter-se a um rigoroso e criterioso programa de preparação.
O professor deve deixar a parte técnica em segundo plano, abordando a maior variabilidade possível de movimentos, regras e táticas, inspirando aos alunos o questionamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...