Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Proposta Curricular de Educação Física do Ensino Médio e Fundamental da Secretaria de Educação de Minas Gerais propõe que é por meio de vivências corporais e interações sociais éticas que o aluno, entre outras, amplia sua capacidade de
resistir à intensidade física das aulas práticas.
escutar e dialogar, de trabalhar em equipe, de conviver com o incerto, o imprevisível e o diferente.
escutar e dialogar, de trabalhar individualmente, de conviver com o certo, o previsível e a rotina da escola.
dialogar considerando apenas o seu ponto de vista no trabalho em equipe, convivendo com o incerto, o imprevisível e o diferente.
Sobre a prática de exercícios físicos, analise as afirmativas abaixo.
I - Os exercícios de efeitos localizados são os mais eficazes para desenvolver a resistência aeróbica.
II - Em exercícios de intensidade moderada e longa duração, as gorduras são utilizadas preferencialmente como fonte de energia.
III - Na elaboração de um programa de exercícios físicos, deve-se conhecer a faixa etária do indivíduo e as modificações que ocorrem nesse período.
IV - Pessoas mais pesadas gastam menos calorias do que pessoas leves para realizar um mesmo trabalho que envolva deslocamento corporal.
V - A monitorização da frequência cardíaca é a forma mais utilizada para quantificar a intensidade do exercício físico.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.
Somente as afirmativas II, IV e V são corretas.
Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
Somente as afirmativas II, III e V são corretas.
A avaliação é um parâmetro indispensável para um programa de atividade física em geral, segundo Guedes os termos avaliar, testar e medir são utilizados de maneira incorreta quando trata-se de medidas e avaliação em educação física. Qual a diferença entre testar, medir e avaliar?
Testar é verificar desempenho mediante situações previamente organizadas e padronizadas, medir é descrever fenômenos do ponto de vista quantitativo e avaliar é interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter parecer ou julgamento de valores com bases referenciais previamente definidos.
Medir é verificar desempenho mediante situações previamente organizadas e padronizadas, avaliar é descrever fenômenos do ponto de vista quantitativo e testar é interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter parecer ou julgamento de valores com bases referenciais previamente definidos.
Avaliar é verificar desempenho mediante situações previamente organizadas e padronizadas, medir é descrever fenômenos do ponto de vista quantitativo e testar é interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter parecer ou julgamento de valores com bases referenciais previamente definidos.
Testar é verificar desempenho mediante situações previamente organizadas e padronizadas, avaliar é descrever fenômenos do ponto de vista quantitativo e medir é interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter parecer ou julgamento de valores com bases referenciais previamente definidos.
A Educação Física com fins de uma formação cidadã dos alunos, de acordo com a Proposta Curricular/MG, deve ser orientada, no que se refere ao corpo e às práticas corporais, pelas seguintes diretrizes:
O corpo concebido na sua totalidade; a qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena; práticas corporais como linguagem; ludicidade como essência da vivência corporal.
As práticas corporais como linguagem e como meios de expressão de sentimentos; a saúde física como o objetivo principal da Educação Física.
A escolarização pautada no direito ao esporte e ao lazer; a democracia como fundamento do exercício físico; a ética e a estética como princípios norteadores da formação humana.
O corpo concebido na sua parcialidade; a qualidade de vida como requisito utópico a ser sempre buscado; a ética e a estética como princípios norteadores da formação humana.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Na construção de um projeto político-pedagógico para a Educação Física, se faz presente uma intenção política em determinada direção e uma ação pedagógica que permitam a reflexão sobre a ação do sujeito em um determinado momento histórico capaz de dar conta de explicações pedagógicas, configurando-se pedagogias emergentes. Essa reflexão pedagógica tem características específicas classificadas como
política, pedagógica e emergente.
emergente, crítico-superadora e pedagógica.
pedagógica, diagnóstica e teleológica.
diagnóstica, judicativa e teleológica.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase abaixo. Os exercícios essencialmente aeróbios são de ______________ duração com intensidade ______________ e se utilizam principalmente dos__________ para ressintetizar o Trifosfato de Adenosina (ATP).
curtíssima alta carboidratos
longa moderada lipídeos
longa moderada lipídeos
longa baixa carboidratos
curta moderada protídeos
A qualidade de um instrumento de medida determina a validade do objetivo em questão. A validade é definida como grau com que o instrumento de medida oferece informações quanto as características ou aos comportamentos associados ao atributo que se pretende avaliar e segundo Guedes a validade pode ser lógica, concorrente ou preditiva. Qual a validade que corresponde a análise representativa dos escores obtidos com o instrumento de medida em relação a característica ou ao comportamento que se pretende analisar:
Lógica.
Concorrente.
Preditiva.
Lógica, concorrente e preditiva.
Considere os seguintes pressupostos:
I. Historicamente, a concepção dicotômica de homem, dividido em corpo e alma, foi predominante e contribuiu para a fragmentação do currículo escolar em disciplinas, valorização do cognitivo em detrimento de domínios afetivos e motores, bem como para a desarticulação entre a teoria e a prática.
II. A compreensão acerca de como os sujeitos lidam com o corpo não é universal, mas, na verdade, é oriunda de uma construção social resultante de relevantes processos históricos, ou seja, condicionada a fatores sociais e culturais.
III. A compreensão do corpo em sua totalidade implica a concepção do ser humano a partir da indissociabilidade de suas dimensões biológica, afetiva, cognitiva, histórica, cultural, estética, lúdica, linguística etc, na busca de entender que o ser humano é um todo indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.
De acordo com a Proposta Curricular da SEE/MG estão voltados para a Educação Física, com vistas à concepção do corpo em sua totalidade, os pressupostos apresentados em
I e II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O esporte, como conquista cultural e patrimônio da humanidade, deve ser transmitido, na escola, como conteúdo nas aulas de Educação Física, numa perspectiva
transformadora, fundamentada em valores educativos.
afetiva, fundada em valores midiáticos.
participativa e reprodutiva dos valores técnicos.
privilegiada nos princípios e valores de sobrepujar.
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à fisiologia do exercício físico quanto à transferência de energia.
( ) A diferença entre a necessidade de oxigênio e o oxigênio realmente consumido recebe a designação de déficit de oxigênio.
( ) A capacidade máxima para a ressíntese aeróbica do Trifosfato de Adenosina (ATP) é medida quantitativamente como consumo máximo de oxigênio ou VO2 máx.
( ) Em atividades físicas de grande duração e baixa intensidade, a energia é proporcionada quase que exclusivamente pelos fosfatos de alta energia: Trifosfato de Adenosina (ATP) e Creatina Fosfato (CP).
( ) O exercício físico moderado realizado durante a recuperação (recuperação ativa) facilita o processo de recuperação, em comparação com as técnicas passivas.
( ) Os dois principais tipos de fibras musculares são as de contração rápida, de alto poder oxidativo e baixo poder glicolítico, e as de contração lenta, de baixo poder oxidativo e alto poder glicolítico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F V F F V
V F V V F
F F V F V
V V F V F
V V F F V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...