Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Kunz, o ensino centrado no aluno possibilita que ele participe como sujeito responsável por todo o processo. Essa concepção é chamada de

  • A.

    ensino aberto às experiências.

  • B.

    cultura corporal.

  • C.

    aulas abertas.

  • D.

    crítico-superadora.

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à atividade física, aptidão física e exercício físico.

( ) O exercício físico é planejado e estruturado.

( ) A atividade física é o processo que melhora a aptidão física.

( ) O exercício físico é o produto da atividade física.

( ) A aptidão física é o produto da atividade física.

( ) A atividade física é planejada e estruturada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – F – V – V

  • B.

    V – F – F – V – V

  • C.

    V – F – F – V – V

  • D.

    V – F – V – F – V

  • E.

    F – F – V – V – F

De acordo com o tipo de ambiente onde são executadas, as habilidades motoras podem ser classificadas em habilidade aberta e habilidade fechada. Quais são as características da habilidade aberta?

  • A.

    Os movimentos são executados em um ambiente estável e previsível.

  • B.

    O executante decide quando usar a habilidade, o ambiente é indiferente.

  • C.

    O estímulo para a execução da habilidade é externa, vem do ambiente. O ambiente é variável e imprevisível.

  • D.

    As habilidades abertas se relacionam a quantidade de massa muscular utilizada no movimento.

A frequência cardíaca (Fc) ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (Bpm). Com relação à frequência cardíaca de reserva, indique a fórmula correta que a expressa:

*Nota Fc máx. (Frequência cardíaca máxima).

  • A. Fc¹ + Fc² + Fc³ / 3 = Fc de reserva.
  • B. Fc máx. – Fc repouso = Fc de reserva.
  • C. Fc máx. – idade = Fc de reserva.
  • D. 220 – idade = Fc de reserva.

Para favorecer a percepção, a compreensão e a aplicação dos conhecimentos na vida pessoal e social do aluno, devem ser criadas estratégias metodológicas, para que a apreensão do conhecimento passe pelo processo de

  • A.

    ação-ação-sistematização, articulando o fazer com o fazer e a sistematização com a reflexão.

  • B.

    ação-reflexão-ação, articulando a sistematização teórica com o fazer e o fazer com a reflexão.

  • C.

    reflexão-sistematização, articulando ambas, sem a necessidade da ligação com o fazer.

  • D.

    sistematização-ação, passando o conhecimento pronto para ser aplicado durante o fazer.

A Educação Física como disciplina curricular deve tratar da cultura corporal no seu sentido mais amplo, proporcionando ao aluno consciência crítica para o exercício da cidadania no cumprimento de posicionamentos éticos. Portanto, as aulas devem ser num ambiente em que os alunos tenham condições de usufruir dos

  • A.

    jogos, esportes, performance, lutas e ginásticas em benefício da melhoria da qualidade de vida e do estilo de vida.

  • B.

    jogos, esportes, rendimento, lutas e ginásticas em benefício do exercício e da qualidade de vida.

  • C.

    jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhor qualidade de vida.

  • D.

    jogos, esportes, danças, musculação e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e do estilo de vida.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase abaixo. Atividade física é conceituada como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos _________________ que resulte em gasto energético acima do nível __________________.

  • A.

    estriados – de repouso

  • B.

    lisos – moderado

  • C.

    cardíacos – moderado

  • D.

    esqueléticos – de repouso

  • E.

    esqueléticos – atlético

Um evento esportivo requer esforço coletivo para que o mesmo seja elaborado e executado sem que haja situações que não foram previstas e atrapalhem o andamento do evento. A elaboração de um evento pode ser dividida em etapas. Assinale a alternativa que relaciona a etapa com sua correta função específica:

  • A.

    Planejamento (pesquisa), Pré-evento (execução), Desenvolvimento (organização) e Pós-Evento (avaliação).

  • B.

    Planejamento (avaliação), Pré-evento (organização), Desenvolvimento (execução) e Pós-Evento (pesquisa).

  • C.

    Planejamento (execução), Pré-evento (organização), Desenvolvimento (pesquisa) e Pós-Evento (avaliação).

  • D.

    Planejamento (pesquisa), Pré-evento (organização), Desenvolvimento (execução) e Pós-Evento (avaliação).

Analise as seguintes características e assinale a resposta correta: "um indivíduo de corpo e membros finos; com um mínimo de gordura e músculos; ombros largos e descaídos; pescoço fino e comprido; rosto magro; queixo recuado e testa alta; tórax e abdómen estreitos e finos". A partir das descrições dadas, podemos classificar este indivíduo como:

  • A. Endomorfo.
  • B. Meso-endomorfo.
  • C. Mesomorfo.
  • D. Ectomorfo.

Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é

  • A.

    a proposta de ensino da Educação Física.

  • B.

    a infraestrutura física e material da escola.

  • C.

    o desempenho do professor.

  • D.

    o grau de desenvolvimento de competências e habilidades, seu nível de participação e relações sociais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...