Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Para Kunz, o ensino centrado no aluno possibilita que ele participe como sujeito responsável por todo o processo. Essa concepção é chamada de
ensino aberto às experiências.
cultura corporal.
aulas abertas.
crítico-superadora.
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à atividade física, aptidão física e exercício físico.
( ) O exercício físico é planejado e estruturado.
( ) A atividade física é o processo que melhora a aptidão física.
( ) O exercício físico é o produto da atividade física.
( ) A aptidão física é o produto da atividade física.
( ) A atividade física é planejada e estruturada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V F F V V
V F F V V
V F F V V
V F V F V
F F V V F
De acordo com o tipo de ambiente onde são executadas, as habilidades motoras podem ser classificadas em habilidade aberta e habilidade fechada. Quais são as características da habilidade aberta?
Os movimentos são executados em um ambiente estável e previsível.
O executante decide quando usar a habilidade, o ambiente é indiferente.
O estímulo para a execução da habilidade é externa, vem do ambiente. O ambiente é variável e imprevisível.
As habilidades abertas se relacionam a quantidade de massa muscular utilizada no movimento.
A frequência cardíaca (Fc) ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (Bpm). Com relação à frequência cardíaca de reserva, indique a fórmula correta que a expressa:
*Nota Fc máx. (Frequência cardíaca máxima).
Para favorecer a percepção, a compreensão e a aplicação dos conhecimentos na vida pessoal e social do aluno, devem ser criadas estratégias metodológicas, para que a apreensão do conhecimento passe pelo processo de
ação-ação-sistematização, articulando o fazer com o fazer e a sistematização com a reflexão.
ação-reflexão-ação, articulando a sistematização teórica com o fazer e o fazer com a reflexão.
reflexão-sistematização, articulando ambas, sem a necessidade da ligação com o fazer.
sistematização-ação, passando o conhecimento pronto para ser aplicado durante o fazer.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A Educação Física como disciplina curricular deve tratar da cultura corporal no seu sentido mais amplo, proporcionando ao aluno consciência crítica para o exercício da cidadania no cumprimento de posicionamentos éticos. Portanto, as aulas devem ser num ambiente em que os alunos tenham condições de usufruir dos
jogos, esportes, performance, lutas e ginásticas em benefício da melhoria da qualidade de vida e do estilo de vida.
jogos, esportes, rendimento, lutas e ginásticas em benefício do exercício e da qualidade de vida.
jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhor qualidade de vida.
jogos, esportes, danças, musculação e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e do estilo de vida.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase abaixo. Atividade física é conceituada como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos _________________ que resulte em gasto energético acima do nível __________________.
estriados de repouso
lisos moderado
cardíacos moderado
esqueléticos de repouso
esqueléticos atlético
Um evento esportivo requer esforço coletivo para que o mesmo seja elaborado e executado sem que haja situações que não foram previstas e atrapalhem o andamento do evento. A elaboração de um evento pode ser dividida em etapas. Assinale a alternativa que relaciona a etapa com sua correta função específica:
Planejamento (pesquisa), Pré-evento (execução), Desenvolvimento (organização) e Pós-Evento (avaliação).
Planejamento (avaliação), Pré-evento (organização), Desenvolvimento (execução) e Pós-Evento (pesquisa).
Planejamento (execução), Pré-evento (organização), Desenvolvimento (pesquisa) e Pós-Evento (avaliação).
Planejamento (pesquisa), Pré-evento (organização), Desenvolvimento (execução) e Pós-Evento (avaliação).
Analise as seguintes características e assinale a resposta correta: "um indivíduo de corpo e membros finos; com um mínimo de gordura e músculos; ombros largos e descaídos; pescoço fino e comprido; rosto magro; queixo recuado e testa alta; tórax e abdómen estreitos e finos". A partir das descrições dadas, podemos classificar este indivíduo como:
Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é
a proposta de ensino da Educação Física.
a infraestrutura física e material da escola.
o desempenho do professor.
o grau de desenvolvimento de competências e habilidades, seu nível de participação e relações sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...