Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa CORRETA que identifica o aspecto considerado fundamental na promoção da saúde e redução da mortalidade por todas as causas.

  • A.

    Avanço da medicina.

  • B.

    Estilo de vida.

  • C.

    Meio ambiente.

  • D.

    Alimentação saudável.

  • E.

    Atividade física.

Considere a seguinte situação durante uma partida de basquetebol: um atleta executa um arremesso de três pontos. Porém, no ato do arremesso ele sofre uma falta, (contato ilegal durante o gesto de arremesso), e sua tentativa não é convertida em pontos. Qual a penalidade que deverá ser aplicada contra a equipe executora da falta pelos árbitros da partida:

  • A. Cobrança de 2 lances livres.
  • B. Cobrança de lateral no ataque.
  • C. Cobrança de 1 lance livre.
  • D. Cobrança de 3 lances livres.

Os conteúdos das aulas de Educação Física devem ser entendidos como um meio para o aluno desenvolver competências e habilidades de que necessita para viver e atuar como cidadão em um mundo globalizado e complexo. Segundo Zabala (1998) competência é

  • A.

    o campo de ação onde o aluno é capaz de desempenhos ótimos.

  • B.

    o nível de conhecimento ótimo em relação a algum critério, que permite ao aluno ter mais confiança.

  • C.

    uma habilidade superior em algum campo específico, e, no caso da Educação Física, uma habilidade motora como chutar ao gol, realizar uma estrela etc.

  • D.

    a capacidade do sujeito de mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar decisões adequadas.

O jogo representa significados em função do espaço, número de participantes, tempo, materiais utilizados, entre outros, sendo uma maneira criativa de praticar ações e relações. Na Cultura Corporal, jogos se mostram como sendo

  • A.

    recreativos, lúdicos e esportivos.

  • B.

    cooperativos, esportivos e competitivos.

  • C.

    lúdicos, esportivos e competitivos.

  • D.

    competitivos, cooperativos e recreativos.

Considerando que o estresse físico ou emocional é um componente do estilo de vida resultante da reação do organismo a situações que exigem adaptação, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

( ) O estresse é um mecanismo necessário ao organismo, pois faz com que o ser humano fique mais atento e sensível diante de situações de perigo ou de dificuldade.

( ) Os hormônios adrenalina, cortisol e endorfina são liberados pelo organismo em situações que ocasionam estresse.

( ) As alterações ocasionadas no organismo perante situações que exijam adaptação são consideradas doenças.

( ) Tanto situações positivas quanto situações negativas podem desencadear estresse no ser humano.

( ) O nível adequado de estresse, denominado eustresse, exerce no organismo uma função protetora.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – F – V – V

  • B.

    V – V – F – F – V

  • C.

    V – F – V – F – F

  • D.

    F – V – V – V – F

  • E.

    F – F – F – V – V

As capacidades motoras condicionais são capacidades ligadas ao processo energético e metabólico determinadas pela obtenção e transformação de energia. Elas referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Assinale a alternativa que não corresponde a uma capacidade motora condicional:

  • A. Coordenação.
  • B. Força.
  • C. Velocidade.
  • D. Resistência.

O lazer junto com corpo, deve ser contemplado em todos os eixos temáticos (esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, dança e movimentos expressivos). Com isso, é fundamental que o componente curricular de Educação Física trabalhe

  • A.

    a organização dos momentos de lazer dentro da escola.

  • B.

    as aulas de Educação Física como momentos de lazer.

  • C.

    a educação para a vivência do lazer.

  • D.

    as atividades de lazer dentro da escola, em especial em festas.

Os jogos assumem signo e significado distintos dependendo da época e do lugar, criando assim cada um o seu significado social, a fim de preservar uma identidade cultural. Dessa forma, o jogo assume

  • A.

    a função de aculturação na escola.

  • B.

    uma identidade cultural capitalis.

  • C.

    a competição como princípio da atividade física.

  • D.

    a imagem e o sentido que cada sociedade lhe atribui.

As fases do desenvolvimento motor são classificadas em reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada. Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE os estágios da fase motora fundamental.

  • A.

    Aplicação, transição e finalização.

  • B.

    Utilização vitalícia, elementar e maduro.

  • C.

    Aplicação, inicial e transição.

  • D.

    Inicial, transição e utilização vitalícia.

  • E.

    Maduro, elementar e inicial.

De acordo com Taborda de Oliveira, o currículo técnico-esportivo foi vivenciado por longos períodos no Brasil. Esse fato ocorreu em decorrência do regime militarista em que a Educação Física foi desenvolvida numa perspectiva de:

  • A. Ludicidade.
  • B. Controle social.
  • C. Formação pessoal.
  • D. Educação para a saúde.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...